sexta-feira, 18 de julho de 2008

Avatar FiliPêra

O Efeito Watchmen

watchmen3

 

Por FiliPêra

 

O Mundo parou! E não é por causa do Apocalipse. O ato de covardia foi perpretado pela Warner e pela Paramount. Eles liberaram, quase no mesmo dia, O Cavaleiro das Trevas em sua majestosa estréia em cinemas no mundo inteiro, e o trailer de Watchmen, que, creio eu, todos vocês já viram (se não viram...VEJAM!!!). Se o primeiro é a consagração definitiva do Homem-Morcego nos cinemas, o segundo confirma como a Warner (e a DC) está no caminho certo. Após virar motivo de piada com filmes ridículos (os próprios filmes do Batman da era Joel Schumacher, são dois bons representantes) a casa do Superman e cia. parece estar dando sinais de que pode dar a volta por cima.

Mas o post não é sobre isso. É sobre o efeito - devastador - causado por Watchmen; isso com apenas um trailer, de pouco mais de dois minutos. Assim como ocorreu comigo, após ver O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei, toda a graça que os outros filmes tinham de repente se esvaíram. Após assistir Batman então, a coisa tende a se acentuar. Você acaba de ver um grande filme, e assistir o trailer de outro que promete estar no mesmo nível. A coisa se complica. Somente duas produções esse ano, após o Batman estender a sua capa sobre as bilheterias, vão conseguir me levar ao cinema: trata-se de O Procurado e HellBoy 2. Mas mesmo que as veja, acho que para mim não vai ter a mesma graça que teria caso as visse sem a recente estréia de Batman e sem Watchmen vindouro! São coisas da arte, fazer o que?

Mas será que um simples trailer merece essa babação toda mesmo? Eu digo que sim. É claro que fãs xiitas, dos mais chatos, vão continuar existindo, para reclamar e reclamar; dizendo: "o uniforme da Sally não é desse jeito!", ou "o Dr. Manhattan deveria brilhar menos". Enfim, são coisas de reclamões sem nada melhor para fazer. Quem leu a graphic novel pode comprovar que TUDO está dentro dos conformes. Não foram feitas concessões. Desde a música escolhida - The End Is the Beginning Is the End, do Smashing Pumpkins, que integrava a trilha de Batman e Robin - até os uniformes atualizados, tudo foi feito com o intuito de causar estrago semelhante ao causado por Watchmen (HQ), nos dias de hoje. Mas dessa vez o alvo são os filmes de super-heróis!

 

niteowlship-552x230

Comparação do trailer com a HQ, feita pela Entertaiment Weekly

Se Zach Snyder fizer no cinema o que Alan Moore fez nas HQ's tenha certeza que tudo vai ser diferente com os filmes de super-heróis. Quando Watchmen foi lançado o barbudo inglês foi acusado de matar os super-heróis. Moore rertucou, afirmando que das cinzas deixadas por Watchmen nasceriam super-heróis melhores dos que os existiam na época. E era uma época das piores, com a Image Comics e seu estilo bizonho dominando a indústria. Além disso, os super-heróis eram seres cheios de éticas de épocas distantes, causando uma dificuldade na identificação com os leitores.  Veio Watchmen e limpou tudo. E com a arma mais improvável: realidade. Mas, a longo prazo o efeito foi devastador. Todas as HQ's posteriores tinham doses cavalares de Watchmen dentro delas.

E vem Zach Snyder e se mete a fazer um filme de uma obra tida como infilmável. Ao Omelete ele já revelou que o filme terá três horas de duração e que os Contos do Cargueiro Negro provavelmente ganharão uma versão animada para os DVD's. Se ele conseguir, vai entrar no rol de diretores jovens consagrados, com gente como Peter Jackson, que filmou outro arrasa-quarteirão, que atende pelo nome de O Senhor dos Anéis (atualmente está produzindo O Hobbit).

Watchmen está marcado para estrear dia 6 de março de 2009. Para quem viu a máscara de Rorschach mudando suas manchas, como nos desenhos de Dave Gibbons; o Dr. Manhattan "nascendo" e logo depois explodindo um vietcongue; Sally Jupiter em toda a sua beleza; a cidade construída pelo Dr. Manhattan surgindo em Marte; sabe que a espera vai ser das mais difíceis e longas!

___________________________________________________________

ewwatchmenbig-552x735

Para o post não ser unicamente o lamento de um Nerd esperando por um filmaço vamos às informações.

A nova edição da Entertainment Weekly um monte de informações relativas a Watchmen. Para você que manja de inglês é só clicar AQUI, para ler. Faça também uma visita ao site oficial do filme, que já conta com todas as traquitanas legais que uma boa divulgação exige.

Agradecimento: JUDÃO

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo