Por Kauê Santoja
Semana passada a Apple lançou o seu tablet, o Ipad, e como sempre fez muito barulho pelo mundo com fotos que "vazaram" antes do lançamento e toda aquela expectativa de um produto inovador, que há tempos era uma característica da Apple (desculpem me os fãs, mas depois do primeiro iPhone nunca mais houve inovação). O iPad saiu, e o que todos vimos foi uma versão gigante de um iPhone com as mesmas características, as mesmas funções, os mesmos problemas, cheio motivos para não compra-lo e com o preço extremamente salgado ($499,00). Na minha humilde opinião, o principal defeito é a falta de multi-tarefa, você não pode por exemplo, editar um texto e usando uma pagina web como referência entre outras coisas legais que provavelmente você faz com seu PC, notebook ou netbook.
Há meses lançados e sem tanto barulho assim, estão os tablets com Android, o sistema open source baseado em Linux do Google para Smartphones e outros dispositivos moveis. Além do multi-tarefa, ele traz uma gama enorme de aplicativos gratuitos, um Flash Player prometido pela Adobe para o final do semestre e outras funcionalidade que variam de aparelho para aparelho, sendo o mais conhecido atualmente o Archos 7 que conta com câmera, tela de 7 polegadas, 8 GB de armazenamento com a possibilidade de expansão cartão micro SD, por de $242,00.
Parece bom? Sim, melhor e mais barato, mas como eu disse acima, o Android, apesar de cumprir bem a função de um sistema para tablets, foi desenvolvido para smartphones, quem veio realmente para o mercado de tablets e netbooks foi o Google Chromium também open source e baseado em Linux, e que pode já pode ser baixado gratuitamente também a algum tempo. Novos produtos já estão sendo desenvolvidos, e provavelmente serão mais baratos que o absorvente da Apple. Abaixo fotos de um possível lançamento!




