segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Avatar Voz do Além

O Google pode estar do lado do inimigo - e isso não é bom

 

 steele

 

Por A Voz do Além

 

Ontem, dia 7 de setembro, o Google formalmente comemorou 10 anos de criação da empresa. Com certeza eles têm muito a comemorar. Não é para qualquer empresa, sair de uma garagem, e ter a maior rede de servidores do mundo em dez anos. Acrecente o fato do mais poderoso buscador do mundo ter uma das marcas mais confiáveis e mais valiosas do globo. Coloque no pacote também ser o site mais visitado do mundo, além de ser a maior autoridade em internet (quem tem site, sabe que é ter o PageRank aumentado é muito bom).

Mas, nem só comemorações vieram com o 7 de setembro (por aqui houveram paradas militares...). Durante a conferência hacker The Last Hope, o ex-espião, David Steele, afirmou que o Google já colaborou com a CIA, a imprestável agência de espionagem dos EUA. Como o Google tem muitos fãs, ele foi contestado ali mesmo na conferência. Mas, Steele não se abalou e deu nome aos bois; disse que o pessoal de Mountain View aceita ordens do Dr. Rick Steinheiser, do Escritório de Pesquisa e Desenvolvimento da CIA. A "parceria" Google/CIA tinha como objetivo levantar dados de terroristas estrangeiros, e, segundo Steele, somente produziu dados imprestáveis (e emprestáveis, pelo visto).

Como eu disse a CIA é um mamute que só sabe gerar escândalos. Além de deixar seus dados operacionais vazarem, sua sujeira respingou numa das maiores empresas do planeta.

__________________________________________________________

googlerocket_0

 

Achou a notícia acima ruim? Vai piorar ainda mais! Dia 6 (ou anteontem, como preferir) o GeoEye-1 começou a orbitar em volta da Terra. O GeoEye-1 é, segundo o seu fabricante, o satélite comercial de mais alta resolução "olhando" para a Terra até o momento. Quer saber qual é a única empresa que terá acesso aos dados que ele vai coletar? Um doce para quem pensou em "Google". E mais um doce para quem ligou o dado com a notícia acima!

O fato é que o tal satélite é controlado pela Agência de Inteligência Geoespacial do Departamento de Defesa dos EUA (sim, espionagem militar envolvida) e o Google será a única empresa que vai usufruir dos dados que ele vai gerar (oficialmente é para aprimorar o Google Earth e o Google Maps, mas desde que mataram Kennedy, eu não acredito em nada com "oficialmente" estampado). 

Para os geeks de plantão, o GeoEye foi construído pela General Dynamics, e possui a mais moderna câmera do planeta, fabricada pela ITT. A resolução é de 40 cm (o que significa que ele pode localizar suas Havaianas perdidas na rua)!

As leis americanas impedem o Google de divulgar imagens em tão alta resolução, mas nada os impede de guarda-las.

*******

Como você sabe, eu sou MUITO paranóico. Já tapei as janelas da minha casa (mesmo sabendo que os satélites só enxergam diretamente para baixo, como falaram em O Inimigo do Estado), só navego na internet no porn mode, deletei meu Orkut definitivamente; e agora só escrevo para o blog usando conexões wi-fi públicas (mesmo assim, com sombreiros, para o GeoEye-1 não me achar!).

This is the end!

PS: Você, nerd mais antenado, pode argumentar que os serviços secretos de vários países já possuem satélites igualmente poderosos. Mas isso acabaria com o clima George Orwell que estou criando, então fique quieto!

PS2: Se o nosso blog ficar fora do ar nos próximos dias, reze pela gente, foi a CIA!!!

 

Fontes: Folha Online [Via Google Discovery] e Gizmodo

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo