terça-feira, 2 de setembro de 2008

Avatar FiliPêra

Notícias do front do Google

 

 googlechrome12

 

Por FiliPêra

 

Não basta ser o maior site de buscas do mundo, a segunda maior empresa do mercado de tecnologia (se bem que depois que o Bloomberg "matou" Steve Jobs a Apple pode ter caído para o segundo lugar), o padrão para tudo na internet, e, ainda por cima, contar com os funcionários mais motivados e criativos. Não, o Google quer mais. Já deixou há muito tempo de ser apenas um buscador para se tornar uma potência tecnológica, além de uma marca que expressa qualidade máxima naquilo que faz.

Agora a empresa dá um passo adiante para o seu processo de dominação mundial e está prestes a lançar dois produtos que visam desafiar verdadeiros gigantes de seu setor. O primeiro é o Google Chrome, um navegador com a marca dos moutains viewenses. O principal atrativo do produto, que dificilmente vai alcançar a superioridade (numérica) do Firefox 3 e a superioridade (técnica) do Opera, além de ter a marca Google, é possuir o chamado V8; que nada mais é do que uma nova engine para rodar JavaScript. A briga deve ser boa, pois a Mozilla Labs (que desenvolve o Firefox) já anunciou o TraceMonkey, uma nova plataforma para rodar JavaScript, segundo eles, 40 vezes mais rápido.

Outra das "novidades" do Chrome é rodar cada aba em um processo diferente (é só apertar Ctrl+Shift+Esc para saber o que são processos, caso ainda não saiba). Tal funcionalidade possui uma vantagem e uma desvantagem. Como vantagem está o fato de impedir que todo o navegador seja fechado, caso um site escravize-o e eleve o consumo de memória para a estratosfera. Como desvantagem está um maior consumo de memória SEMPRE. Não precisa pensar muito para chegar a conclusão que o custo não compensa o benefício.

Como componentes extras estão compatibilidade com a plataforma Google Gears, barra de endereços com sugestões (o Opera inventou, o resto seguiu, assim como aconteceu com as abas); recurso Speed Dial (outra funcionalidade do Opera); que mostra uma tela com miniaturas de nove sites de sua escolha, facilitando assim seu acesso a eles; e o "incógnita", que funcionará similarmente ao InPrivate do novo Internet Explorer. O Google ainda anunciou que o Chrome será mais rápido que todos os seus concorrentes.

O Chrome não parece um produto à frente de seus futuros concorrentes do mercado de navegadores. Mas o sucesso de um produto, como todos já sabem, não depende unicamente disso. E a marca Google pode reverter toda a hisória (acho difícil).

O lançamento do Chrome está previsto para HOJE, possivelmente às 14:30 (nos próximos segundos).

_________________________________________________________

 

htcdreamcomp

 

O segundo produto é ainda mais ambicioso, e por isso mesmo deve enfrentar ainda mais dificuldades para alcançar um estrondoso sucesso. Trata-se do Dream (ou G1, ainda não foi definitivamente batizado), um celular do Google, que será fabricado pela HTC. Assim como o iPhone, seu natural concorrente, o Dream (vamos chama-lo assim, daqui para frente) foi surgindo aos poucos, com rumores não-confirmados e diversas imagens vazando na internet. Talvez a diferença seja a falta de alguém do porte de Steve Jobs anunciando o produto.

Talvez o grande atrativo do aparelhinho seja o tão famoso sistema operacional móvel Android, desenvolvido pelo Google.

No dia 27 o Google Discovery divulgou as especificações técnicas do aparelhinho, conforme você confere abaixo:

*  Processador 528Mhz Qualcomm 7201
* Data kit para conectividade USB
* 64MB RAM interna
* 128MB ROM interna
* 1GB MicroSD card
* Teclado QWERTY com 5 linhas
* Trackball
* Botão de fácil acesso para câmera
* Câmera de 3.1MP (sem flash) 2048 x 1536
* Playback de arquivos de Vídeo - H.264, streaming, 3GPP, MPEG4, e Codec 3GP
* Player especial para YouTube
* Playback de arquivos de Áudio - MP3, AAC, AAC+, WMA, MPEG4, WAV, MIDI, REAL AUDIO, OGG
* Wallpaper com suporte a JPG, BMP, PNG, e GIF
* Speakerphone (mono, natch)
* Ringtones (MP3, AAC, AAC+, WMA)
* HTTP, WAP Push, xHTML
* Bluetooth (class 1)
* Picture Caller ID
* Suporte a SMS e MMS(chupa Apple!)
* POP, IMAP, e SMTP, AOL, e email do GMAIL
* AIM, MSN, YAHOO, e não-confirmado GTALK(acredite se quiser!)
* Quad Band (850, 900, 1800, 1900)
* 3G
* 802.11b & 802.11g
* UMTS (1,4), HSDPA, SUPL
* Bateria 1150mAh
* Tamanho da tela 3.17¿ com HVGA (480  x 320)
* Handset 117 x 55 x 16mm
* Peso 5.6 oz
* Sincronização com Google Calendar
* Conteúdo para download via Android Marketplace
* Google Streetview com compass embutido

 

Foi divulgado também um vídeo em que o Dream aparece.

 

 

Não é um primor em design, mas, com certeza deve fazer bonito nas vendas. Daí a ser um iPhone killer, como alguns divulgaram... é um pouco demais!

 

*******

 

picture_1_3

Na verdade se Eu fosse apostar em um telefone do futuro, apostaria nesse treco acima. Um celular em forma de urso. É coisa de japonês, assim como você deve ter imaginado. Se quiser mais informações acerca dele (e Eu sei que você não vai querer) clique AQUI.

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo