terça-feira, 30 de setembro de 2008

Avatar FiliPêra

Olhe para baixo, pois é lá que as ações das empresas de tecnologia estão

 

nasdaq_stock_quotes

 

Por FiliPêra

 

Não sou especialista em economia, mas, o pouco que sei serve muito para explicar coisas que parecem inexplicáveis. As regras econômicas que tenho em minha cabeça se resumem a definir o comportamento dos investidores, que são os caras que põe dinheiro nas empresas através de ações.

Primeiro: eles são medrosos! Ao menor sinal de problema (pode ser um presidente com crise de gastrite, ou o maior petroleiro do mundo afundando) alguém tem a brilhante idéia de vender ações. O que nos leva à segunda regra: eles são Maria-vai-com-as-outras. Quando o primeiro começa a vender ações o efeito dominó se mostra verdadeiro.

Investidores, na verdade, são como ratos; fugindo para a parte seca de um navio, com a esperança de permanecerem vivos. Mas eles sabem que vão se molhar, e vão ter que nadar (e provavelmente vão se afogar)!

Ontem, após a Câmara dos Deputados Americana rejeitar a proposta para tentar salvar os bancos da bancarrota (e a Veja ainda publica que eles nos salvaram… não conseguem nem salvar as próprias empresas deles, que estão falindo mais rápido que o Papa-Léguas), as coisas começaram a cair, como um meteoro.

A Bolsa de Nova York teve a  pior queda da sua história, 6,98%, superando a ressaca que Osama causou em 2001. A bolsa Nasdaq, que conta com as empresas de tecnologia em seu miolo, foi ainda mais atingida, queda de 9,14%. Com isso, os gigantes da informática e tecnologia, viram seu rico dinheiro escorrer pelos canos: a Apple caiu 17,9%, Google (-11,6%), Microsoft (-8,7%) e Yahoo (-10,7%), não pergunte pelas outras, é daí para pior.

Para resumir em números, se juntarmos todas as desvalorizações somente das empresas da Nasdaq, é como se 1 TRILHÃO de dólares ( para ser mais exato, 1 trilhão e 200 bilhões) tivesse virado comida de formiga, só hoje.

Abaixo tem uma tabela com os valores de perdas por empresa:

 

nasdaq_down_crash

 Clique para ver maior!

 

*******

O Bobagento, que tem o timig para gerar buzz, já adiantou uma notícia catastrófica, inclusive para esse blog:

g1boba

Tio Sam, obrigado por nos salvar. E Veja, obrigado por nos informar disso…

 

Fonte: Mundo Tecno

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo