domingo, 28 de setembro de 2008

Avatar Voz do Além

Nerd, nerd, é um meme… meme, meme, meme*

 

fail018

 

Por A Voz do Além

 

Se o presente não me inspira, eu trato de olhar para o passado. Se os hackers não fazem besteiras, a Rússia não afronta os EUA, se empresas poderosas não criam um sistema que faria George Orwell se sentir um profeta…; o jeito é escrever sobre algo menos relevante. E o assunto de hoje são os memes!

Para quem usa a internet há pouco tempo talvez não conheça integralmente o que é um meme (acho difícil, mas não duvido). Esqueça aquelas correntes chatas, que inundam a internet brasileira, estou falando de coisa grande. Um meme de verdade seria, mais ou menos, o que hoje a gente chama de viral. É aquele tipo de coisa tão foda (por algum motivo, que geralmente é idiota) que você TEM que passar pra frente.

E as bases da internet está recheado deles. Dos mais dããã, até aqueles de deixar qualquer um torto de tanto rir. Não vou ser daqueles nostálgicos e ficar dizendo repetidamente que os memes de antes eram melhores que os de hoje. Mas isso tem que ser falado. A grande diferença dos memes de antes e os virais de hoje, talvez seja a espontaneidade. Hoje a cultura de viral já virou (sacou o trocadilho?) tema de mestrado. Tem gente grande demais com essas idéias. Para vender tem que ter viral. Antes a coisa partia de simples desocupados pessoas com idéias na cabeça, com o claro intuito de ficarem conhecidos.

Deixando esses pontos bem claros, vamos a uma pequena galeria com cinco memes, virais, wathever, que selecionei!

 

1 – O RLY?

 

Sabe quando alguém fala a coisa mais óbvia do planeta, e sua vontade de dizer “Não me diga?” ultrapassa todos os limites? É pra isso que serve a figurinha acima, com essa singela coruja com cara de bocó (como diria o rei lêmure, de Madagascar). Esse meme, que já parte do vocabulário dos internautas, surgiu em 2003, no 4chan, o site mais maluco da web, e também responsável por uma boa parte dos virais que conhecemos. Hoje, o termo é tema da rede de blogs mais engraçada da web.

 

2 – Nintendo Sixty Foooour! nintendo_sixty_foooour_remix

 

Esse eu não conhecia, apesar de ter surgido em março de 2006. É um casal de irmãos bizarros que, sob o efeito de ver um N64 na sua frente, começam a ficar literalmente malucos. O FiliPêra disse que teve reações semelhantes quando recebeu seu Super Nintendo (eu não duvido)! No final do ano passado surgiu sua contraparte, que pode ser vista AQUI.

 

 

 

3 – Star Wars Kid

 star wars kid - original

 

Esse é um clássico absoluto. Ghyslain Raza, 14 anos, resolveu que queria gravar movimentos Jedi, em um estúdio em sua escola, em pleno ano de 2002. Alguns colegas seus colocaram a mão no material e compartilharam-no… para o mundo todo. O resultado é que, segundo o site The Viral Factory, o vídeo se tornou o viral mais popular da web, com mais de 900 milhões de visualizações (dados de 2007). E olha que na época não existia Youtube, era tudo via Kazaa, eMule e similares!!! Rolou até um lobby para coloca-lo na nova trilogia do Star Wars.

 

 

 

 4 – Fail Blog

fail008

 

Esse é meu preferido e também o mais recente da lista, surgido em maio de 2008. Advindo da família do O RLY?, é simplesmente um blog com imagens de “falhas” icônicas. Um passeio pelo blog leva à dias de risada. Um aviso: vicia, e muito, ler o Fail Blog.

 

5 – Furão Dramático

furão

 

Vindo diretamente do Japão, em junho de 2007, esse videozinho (literalmente) é bastante estranho. Com não mais que cinco segundos, mostra um bicho (coloquei furão, mas não sei qual é a dele) tomando um zoom in na cara e atuando com dramaticidade de deixar qualquer Ben Affleck com inveja. A música é do filme Jovem Frankestein, de Mel Brooks.

 

 

*******

Tem mais, muito mais. Quem se esquece de A Bruxa de Blair, 2 Girls 1 Cup, do Jeremias, I can has cheezburger?, ou  Evolution of Dance ? E as coisas não pararam por aí. Por esses tempos tivemos I’m Fucking Matt Damon e os Ninja Cats. E esse semana tivemos a campanha do Wario e o vídeo da Diesel. Ou seja os virais e memes não param. Se quiser ver praticamente todos os virais importantes da história da web, acesse ESSE site e seja feliz!

 

*Se não entendeu a piada interna do título (e você não entendeu) pergunte ao BruNêra, que ele responde… eu acho!

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo