terça-feira, 30 de setembro de 2008

Avatar FiliPêra

Capa da DC é censurada… mais uma vez

 

ass (2)

 

Por FiliPêra

 

Desde os tempos da criação do famigerado (e odiado) Comic Code Autorithy, integrante da Comics Magazine Association of America (CMAA), que as principais editoras americanas passam seus quadrinhos pela censura. Podem chamar do que quiser, mas não passa de censura. Às vezes, como no caso de Crise de Identidade, que é extremamente violenta, a editora decide lançar a HQ sem o selo, o que, teoricamente, pode arruinar as suas vendas (embora, geralmente o efeito é contrário).

No caso dos quadrinhos até que o selo do Comic Code serve mais como uma orientação. Em cinemas, um adolescente não pode ver certos filmes, porque pessoas decidiram que ela não pode ver àquele filme. Mas, voltando a DC, o caso é que a capa da edição 869 da Action Comics, foi censurada, devido a cerveja que Azulão está tomando. Poderia soar como mau exemplo. O jeito foi substituir o rótulo. Na boa, Eu não bebo, mas é difícil conceber que, um herói bebendo cerveja numa capa, é uma influência pior que vê-lo esmurrando vilões (tá bom, é Superman, mais fácil falar “sendo esmurrado por vilões”).

E não é a primeira vez que uma revista da DC Comics sofre censura em tempos recentes (às vezes é por parte da própria editora, como no casos à seguir). Na capa de All-Star Batman & Robin: The Boy Wonder, Batgirl fala um palavrão. Tem uma tarja por cima, ocultando-o. O problema é que a tarja ficou em cinza claro, permitindo que os leitores o visualizassem.

Ainda em The Boy Wonder, Batgirl aparecesse dando um golpe baixo em um de seus oponentes, e enchendo a mão no processo. Como resultado o arte-finalista Scott Willians teve que redesenhar a imagem, porque a DC achou imprópria para a venda. Para mostrar sua indignação, ele postou as imagens no fórum.

Quem ganha com isso? As comic shops, que podem pegar as edições que já haviam saído, e rete-las, para depois vender a preço de ouro! Mundo cruel…

 

batman (1)

Clique para ver maior!

 

Fonte: Omelete

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo