segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Avatar FiliPêra

Enquanto o Brasil engatinha, o Japão voa

 

turtle-pictures

 

Por FiliPêra

 

Eu me recordo que, há alguns anos atrás Eu ainda estava com internet discada. Era a miséria em forma de conexão. Esperar até meia-noite para me conectar, não fazer downloads, um PC sendo usado por vez… uma grande porcaria, para resumir tudo. Depois passei para a banda larga com 300 Kb de velocidade. Na época parecia grande coisa, mas logo o gargalo começou a ficar apertado, principalmente quando descobri os Torrents.  Agora uso 1 Mb de banda, o máximo que oferecem aqui no Espírito Santo. Parece muita coisa, mas ainda é pífio.

Enquanto isso, na Terra do Sol Nascente, as coisas caminham a passos largos. Os japas possuem conexões de 100 Mb, coisa que ainda está longe de aparecer no horizonte das empresas brasileiras. Você pode pensar: “mas existem conexões mais robustas por aqui, de 10, 20 ou até 30 Mbs, se estiver com vontade de colocar a mão no bolso”. Correto, dá para encostar nos homens de olhinhos puxados com uma banda dessas. Mas aí, eles resolveram dar adeus à concorrência (como se nossos serviços de internet pudessem concorrer com eles).

O provedor japonês KDDI anunciou que, à partir do dia 1º de outubro, vai disponibilizar conexões de 1 Gb, tanto para download, quanto para upload. É para baixar DVD’s inteiros, em segundos, usando a maravilhosa tecnologia de fibra ótica. O precinho? Cerca de R$ 105,00 por mês, incluso internet e telefone (aproximadamente o que Eu pago por uma conexão MIL vezes mais lenta). É para deixar qualquer blogueiro com o olho torto de inveja, e louco para se mudar para lá.

 

Também não é para menos, a internet banda larga do Brasil é uma das piores e mais caras do mundo. Foi o que constatou uma pesquisa feita pela pelas universidades de Oxford (Reino Unido) e Oviedo (Espanha), à pedido da Cisco. O Brasil, entre 42 países, ficou somente à frente do Chipre, México, Índia e China. A pesquisa levou em conta a velocidade do acesso, os atrasos na rede e a perda de dados e, a partir desses dados, dá uma nota para o serviço de banda larga de cada país.

O engraçado foi que a Estônia e a Lituânia estão entre os dez melhores!

 

Fonte: Gizmodo

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo