segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Avatar FiliPêra

Entrevista Exclusiva com o Conspirólogo-Chefe

 

mdd_site4 

 

Por FiliPêra e BruNêra

___________________________________________________________

Como parte das comemorações do primeiro ano da coluna Teoria da Conspiração, o seu autor, Marcelo Del Debbio, ou Tio DD para os "sobrinhos" que lêem a coluna, nos concedeu uma entrevista exclusiva. Hoje, graças ao imenso sucesso da coluna, Del Debbio é muito conhecido na blogosfera brasileira; e a sua coluna gera discussões das mais interessantes.

Nós, aqui do NSN, não poderíamos ficar mais felizes com a oportunidade e não perdemos tempo e redigimos onze perguntas para o Conspirólogo-Chefe responder. Mas, chega de falar (afinal Marcelo dispensa apresentaçãos) e vamos ao que interessa.

E para quem não leu o nosso post comemorativo da coluna, clique AQUI.

___________________________________________________________

 

NSN - Como e quando foi o seu primeiro contato com uma ordem iniciática?

DD - Que eu saiba, foi em 1989, na Inglaterra, mas acho que eles já estavam de olho em mim antes disso. Foi com um grupo ligado à Golden Dawn e Magia Celta. Fui iniciado na magia Celta em 1989.

 

NSN - Quando você aceitou o convite do Eightbits para escrever para o Sedentário, esperava uma repercussão tão grande?

DD - Na verdade, não fazia idéia de como funcionava o "mundo dos blogs". Conheci o 8bits em uma das minhas palestras em Fortaleza, onde explicava sobre o Jesus histórico para um grupo muito grande de ouvintes. Depois da palestra, ele me convidou para ser colunista do Sedentário, que era um dos únicos blogs que eu acessava. Como o blog que eu escrevia (o Sobrecarga) estava sendo desativado, eu aceitei. Logo de começo, achei legal a quantidade de visitas e comentários; depois, fiquei sabendo pelo Dunquian e pelo 8bits, que minha coluna é uma das mais lidas do país e isso me deixou bastante feliz... Porque não existem muitos blogs voltados para o tema do ocultismo que sejam sérios (o que existe por ai são apenas blogs toscos "místicos" repletos de ctrl-C ctrl-V de tabelas que eles não sabem nem mesmo usar), e os blogs sérios são pouco difundidos. Achei legal o "Teoria" ter se tornado referência na blogosfera.

 

NSN - O que você gosta de ler (tanto livros, quanto HQ's), ouvir e assistir (filmes e séries)?

DD - Atualmente, leio apenas livros de pesquisa e ocultismo. Leio HQ's desde criança, mas parei há alguns anos (quando teve a famigerada A Morte do Superman... e quando chegou na série Clone, do Homem-Aranha, eu parei definitivamente. Hoje leio apenas Vertigo e Promethea). Meu filme favorito é Clube da Luta; de séries, assisto Lost, The Office, My Name is Earl e Regenesis. Quero ver se consigo começar a assistir Dexter agora, mas falta tempo...

 

NSN - Os Invisíveis, uma das obras-primas de Grant Morrison, é uma das minhas HQ's preferidas. Que elementos da trama tecida por Morrison se refletem, ou fazem referências a coisas da realidade?

DD - MUITAS coisas. A maioria delas está arrumada na forma de metáforas, mas boa parte do que é discutido ali tem uma boa base de pesquisa dentro do ocultismo sério. Embora minhas HQ's favoritas sejam Promethea, V, Liga Extraordinária e From Hell.

 

NSN - Qual o papel dos alucinógenos na expansão e treinamento das faculdades mentais? Por que vários dos grandesescritores de HQ's (e roqueiros também) utiliza algum tipo de aditivo para escrever?

DD - Como nossas leis são um tanto quanto babacas a respeito de "Apologia às drogas", eu prefiro não responder, mas digo que a palavra "Inteligência" vem de intelegere, ou "ler nas entrelinhas".

 

NSN - Voce é nerd? Que tipo de nerdices você gosta?

DD - Acho que gosto de filmes de monstros, Jogar PS2 (terminei recentemente o GTA: San Andreas, depois de 120 horas de jogo e 99,60% do game feito... ) é o máximo de nerdice que tenho (risos).

 

NSN - Qual a sua Teoria da Conspiração, enigma ou mistério preferido?

DD - A história do Jesus verdadeiro, Maria Madalena e seus descendentes; suas ligações com os cátaros, templários, rosacruzes e maçons.

 

NSN - Existe alguma Teoria da Conspiração famosa que você não acredite?

DD - Várias... A maioria das bobagens ufológicas, reptilianos, planetas X, terra oca, assassinato de Kennedy, Nova Ordem Mundial, chips de controle...

 

NSN - Como você consegue acumular todo esse conhecimento? Quais são suas fontes de pesquisa?

DD - Tenho facilidade em identificar padrões. Então se estou estudando uma mitologia, ritualística ou operação mágica, consigo facilmente enxergar todas as ramificações, conexões, adaptações e semelhanças dos ritos com outras mitologias, religiões e ordens. Minhas especializações em semiótica (estudo dos símbolos, signos e sinais) e história da arte (com ênfase em história das religiões comparadas) também ajuda bastante. Soma a isso o fato de eu ter sido também ocultista envolvido com Ordens Iniciáticas nas duas encarnações anteriores e pode-se dizer que eu estou apenas "relembrando" estas coisas, e não "aprendendo" (e também explica a facilidade com que eles me encontram nesta vida).

 

NSN - Você já criou alguma Teoria Conspiratória?

DD - Na verdade, eu ajudo a desmistificá-las...

 

NSN - Para alguém que, lendo seus textos, resolva integrar uma ordem iniciática; qual o melhor caminho para começar?

DD - Começa estudando os textos do maçon Kardec: os três livros básicos "Livro dos espíritos", "livro dos médiuns" e "céu e inferno". Esqueça as religiosidades que inventaram depois e foque na parte científica do espiritismo. Depois, creio que a AMORC ou qualquer outra fraternidade rosacruciana seja o melhor caminho. Se você tiver entre 13 e 21 anos, a "Ordem Demolay" é uma das melhores alternativas para os meninos, as "Filhas de Jó" para as meninas.

 

NSN - Uma dúvida que sempre tive: é possível prever o futuro?

DD - Sim, de uma maneira limitada (nada de prever números de loteria e outras coisas do gênero). O Tarot e outros instrumentos oraculares apenas indicam, através de sua simbologia, como está o fluxo da luz astral e sugere os rumos que os acontecimentos, da maneira como estão ocorrendo, refletirão no futuro próximo. Por exemplo, se prevejo que um acordo comercial vai resultar em perda de dinheiro, posso escolher não realizá-lo e, com isso, "modifiquei" o futuro. Ou seja, o futuro é completamente mutável e maleável, dependendo do livre arbítrio de cada um.

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo