A internet tem uma história mundialmente conhecida. Teve bolhas, gente se matando e a banda cada vez maior. Hoje vivemos o fenômeno, já considerado semi-ultrapassado, da web 2.0, com pessoas como eu e você criando conteúdo relevante. Com isso nasceram fenômenos como os blogs, e, mais recentemente, o Twitter. O modelo de negócios mudou também. Antes tínhamos os portais, com seu calhamaço de informações atoxado em espaços mínimos, como principal modelo de negócio rentável. Hoje a coisa mudou e temos os buscadores, que se tornaram peça-chave central da internet após o Google ter mostrado como é que se faz de verdade.
Mas, somente o Google viu isso no início, e mamutes como a AOL e a Microsoft, insistiram nos portais. Deu no que deu. Hoje o Google é soberano absoluto na internet (está parcamente ameaçado, mas ainda é absoluto), e o resto do mundo corre atrás, inclusive o Yahoo!, que praticamente foi o pioneiro na indexação buscas.
A Microsoft, com dinheiro até para usar como descarga, resolveu correr atrás do líder Google e começou a se movimentar. Primeiro tentou, tentou, e tentou de novo comprar o Yahoo!, pela bagatela de 50 bilhões, mas Jerry Yang, fundador e, na época, CEO da empresa, melou tudo. A empresa de Tio Bill não desistiu, e começou a fazer ofertas hostis, mas não deu certo de novo.
Depois eles desistiram e foram cuidar da vida deles, enquanto o Yahoo! chorava na rua da amargura, mesmo sendo o segundo na lista dos buscadores mais importantes. A Microsoft criou o Bing, e vem crescendo a cada dia, hoje já conseguindo históricos 9,41%. E mesmo crescendo, o Bing cresce lentamente demais, nem ao menos podendo sonhar, por enquanto, com os 77,54% do Grande Irmão Google.
Mas a grande cartada veio ontem, com anúncio de que o Yahoo! terceirizaria seu motor de buscas, e usaria o Bing por dez anos. Basicamente toda a indexação do Y! passa a ser da Microsoft e do seu Bing (sem trocadilhos, por favor). Com isso o Y! passa a ser um portal prestador de serviço, e um portal de conteúdo.
Tirando aquela conversa colorida de que todos saem ganhando, existem vantagens e desvantagens na negociata, tanto para as empresas, quanto para nós, internautas. A Microsoft sai ganhando por conseguir mais alguns por centos de audiência, entrar no retrovisor do Google e poder ter acesso ao motor do Y!, que deve ter algumas coisas interessantes nele. O Y! ganha 88% da grana da publicidade que vier do portal, além de não precisar manter o caro motor de indexação, já que o Bing cuidará de tudo.
No lado dos perdedores, está o próprio Y!, que não se sabe se conseguirá sobreviver, mesmo com os seus excelente serviços, e no fim deve ser comprado pela Microsoft, talvez até antes desses anos acabarem. Perdemos nós também, que ficamos com um a menos no mercado, e agora tudo se resume a Microsoft tentando alcançar o Google, esperamos que usando métodos nada escusos.
[Via Mashable!]
3 Comentaram...
Agora é só uma questão de tempo até a Microsoft comprar o Yahoo,e acho que nós (usuários) não temos muito o que perder com o "fim" do yahoo, se levarmos em conta que ele não está lá essas coisas faz muito tempo.
O fim do Yahoo será também o fim do flicker, e conhecendo a microsoft como conhecemos, seja lá o que ela ofereça em seu lugar, com certeza não será com a mesma liberdade de conteúdo atual. O desaparecimento de algo como o Yahoo, ainda mais sendo absorvido logo pela MS, diminui a rede. Uma pena. Microsoft, hunf...
É complicado prever em alguma coisa ao certo, o google wave está chegando e parece prometer...
Postar um comentário
Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!
-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.