segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Avatar Voz do Além

[Aniversário] Para o Além e avante!

 

v2_9

Sim, será meu o último texto sobre nosso aniversário… e atrasado ainda por cima. Não vou escrever tanto quanto o FiliPêra, até porque é ele que geralmente responde pelo blog. Prefiro não me ater ao crescimento do blog em si, e as qualidades que ele adquiriu nesses dois anos. Prefiro falar das minhas experiências por aqui.

Devo dizer que aprendi muito nesse tempo que estou escrevendo para o NSN (recentemente me tornei funcionário somente do blog). Tanto com meus três amigos que postam aqui, quanto com os amigos virtuais que fomos adquirindo com o tempo. Mesmo que tenha gente que não goste, diz não gostar ou sei lá o que, creio que estamos fazendo um bom trabalho. Não só por aumento de números, pois isso não é lá tão difícil (vide a audiência de vários blogs medíocres por aí), mas pelo nível das pessoas que nos lêem e comentam. Temos o All3x, o Gabriel, o Max, o fanfarão do Cuzeiro, TODA a comunidade à parte do Twitter… e até o nosso troll-oficial-sem-mulher do Mauro Tavares (vamos marcar uma cerveja um dia desses). Fico feliz com cada comentário, com cada resposta e com cada manifestação, independente se feita na caixa de comentários, em um retweet, ou no Orkut.

Não se enganem, até de reclamações eu gosto, desde que embasadas. Foram com as reclamações que eu redobrei meus cuidados com o português - sempre fui bom com a nossa língua, muito por causa da leitura - que tinham uma certa frequência pelo fato de geralmente escrever de madrugada, procurei sair do lugar-comum que estavam se tornando meus posts, que abordavam o limitado mundo da segurança digital e seus folclóricos hackers. Enfim, pode-se dizer que cresci, assim como o blog cresceu. Tanto que minhas notas melhoraram na faculdade de jornalismo após exercitar diariamente a escrita por aqui.

Passei a ler mais também, e ser mais criterioso. No início saía devorando qualquer blog ou site mais ou menos cool. Depois vi que era perda de tempo, e quantidade realmente não é igual a qualidade. Saber processar informações é muito mais importante que saber consegui-las (que o digam os serviços de espionagem, que possuem mais analistas de informação do que espiões em si), afinal a internet tornou farta a oferta de informações por aí, e cabe a cada um conseguir refinamento cultural para saber o que é bom pra si, ou o que não é.

Fico feliz que a nossa audiência em grande parte seja formada por pessoas contestadoras, que não babam em cima de qualquer coisa que vêem por aí, e estejam longe do retardo que muitos cientistas dizem que existe em pessoas que usam muita internet. Gosto de ser contestado e desafiado. Isso é inerente ao crescimento de cada um e é fundamental para que cada indivíduo não se torne um poço de gordura enraizado em uma cadeira. Mas, é claro, o desafio precisa estar no seu nível, ou bastará uma piscada e o desafio ficou pra trás.

E nossos leitores nos desafiam. Mesmo com nosso blog sendo feito por um bando de malucos com idéias em iguais condições de sanidade, precisamos pensar nos caras (e nas lindas moças) que nos lêem. Perguntas como “isso é bom o bastante pra galera que lê a gente?” ou “esse post teve pesquisa e aprofundamento suficiente, mesmo sendo curto?” passam na minha cabeça sempre que vou apertar o botão Publicar do Windows Live Writer.

É esse o desafio de cada dia do NSN. Para mim o NSN está longe de ser meu Twitter pessoal, onde escrevo todo o tipo de coisas que vêm a mente. Encaro escrever aqui quase como escrever em publicações do calibre de uma Wired, ou uma The New Republic. Infelizmente o tempo e o dinheiro não nos deixam alcançar a excelência que gostaríamos e que sempre discutimos, mas nossos planos secretos algum dia hei de serem colocados em prática, e mesmo com essas pequenas frustações ficamos bastante felizes com os resultados obtidos.

Ao contrário do que alguns dizem, estamos longe de ser celebridades e nem queremos ser. Nossa opinião só é a mais importante pra nós mesmos, e cremos que escreve-la aqui pode somente ser importante se você tiver discernimento para absorver o que achar melhor. Somos apenas amigos e nos divertimos a valer escrevendo diariamente aqui, e dando prioridade quase máxima ao NSN e a vocês (há poucos instantes pulei a janela de casa por ter chegado às 1:45h e vou para a aula às 6h, mas liguei o foda-se e estou aqui escrevendo). E isso é muito bom, pois cresço com vocês, o que disse lá em cima.

O que vem no NSN no terceiro ano? Não sei, não fazemos planos de qualquer espécie, e geralmente quando fazemos, eles vão por água abaixo. Tenha certeza que continuaremos nossa jornada, e que será cada dia melhor. E isso é outra coisa que me deixa feliz: com exceção da Aninha e seu texto nostálgico de fã de longa data (que eu entendi e gostei bastante), não vejo ninguém dizendo que o NSN já foi melhor um dia, ou que caímos desgraçadamente no conceito dele mais rápido que o Papa-Léguas humilha o Coyote.

Enfim, só tenho a agradecer a todos que nos lêem. Agradeço também ao FiliPêra por ter me dado a oportunidade de escrever aqui, o que desde o início é legal pra cacete (saiba que se algum outro blog comprar meu passe, caro Editor-Chefe, te dou parte da minha grana). Também agradeço a todos os nossos colaboradores (inclusive o fujão-mas-ainda-na-área Sherman) que nos dão a honra de ter seus textos publicados no nosso blog. E claro, agradeço a Jenny Taylor por dedicar seu texto de aniversário a minha pessoa… saiba que amo falar com você, menina, independente de dia, hora ou assunto; e se a minha vida internética trouxesse como recompensa somente conhecer você, seria o bastante (depois dizem que sou insensível).

Enfim, continuem aqui, o vôo só está começando, senhores… e não tem destino. Se têm medo de turbulências ou de não saberem pra onde vão, saibam que é tarde demais para pularem do avião. E não temos máscaras de oxigênio aqui, Tyler Durden nos ensinou que isso é para deixa-los idiotas.

 

Bom, abaixo vou selecionar meus seis posts favoritos de 2009. Para mim não é uma tarefa fácil, pois gosto de muita coisa que escrevi. Não que ache tudo genial, mas simplesmente porque são minhas. Mas vou tentar, porém saibam que amanhã provavelmente teria uma lista diferente aqui (só ressaltando: não vou colocar nenhum Glaspost por acha-los hors concours)…

Caças russos stealth destruidores

O novo Pirate Bay

[Liberdade] Vigiada…

Agentes da Rainha querem saber de tudo

O básico para entender Torrents

Rússia cutuca Obama (ou quase isso…)

Bônus: Suicide Club (+18)

 

É NOZES!!!

5 Comentaram...

Anônimo disse...

Cada post do [niver] está ficando um melhor que o outro, Aceita uma sujestão ? cria um marcador especifico até para ano que vem ficar como arquivo e a gente pode achar mais fácil!


Gabriel Subtil
@tambotraising

Velho da Montanha disse...

vc é ate menos egocentrico que akele filipeta, cara mais babaca, seus textos são os melhores desse blog, apesar de vc ser um anarkista graças a deus, vc devia tirar esse filipeta e tomar conta dessa joça.
eu fico puto com esses caras frustrados e sem vida que querem virar celebridades da internet e ter fãs, esses caras são uns idiotas, esses dias esse blog aki ta igual akela merda dos melhores do mundo, blog infantil onde os caras ficam se achando, so alguem muito frustrado para querer ser o cara da blogosfera, coisa de retardado mesmo.

Daiane [VivoVerde] disse...

rs.. coff coff

acho q tenho que comentar mais neste blo ... coff coff mas tudo bem hhhhaa

Parabéns por ter aberto o coração @VozdoAlem, ficou linda a matéria . acredito em cadaa caracter desta matéria!


:*

Max, O Observador disse...

se ainda houvesse um coração, teria ficado emocionado... lembraram-se de mim... snif, snif, e mais ainda do meu agonizante blog...

sinto uma falta de escrever lá, mas desde que comecei a fazer o meu projeto final de curso, somado ao fato de ainda ter que ganhar a vida($$$), e ainda tenho um estágio (sou gamedev, sim isso mesmo...), não me restou mais tempo para nada...

ps: tb gostaria de tomar umas com o MAURO, afinal, sempre é bom ter alguém que nos tire da nossa zona de conforto, pois como diz Tyler Durden: nunca esteja completo, nunca esteja satisfeito :-)

Velho da Montanha disse...

eu gostaria de tomar umas com vcs tb e sair na porrada, clube da luta

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo