segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Avatar FiliPêra

Preview: Avatar, nova obra de James Cameron

 

avatarzoe

Após parir Titanic, ainda o filme com maior bilheteria da história - em tempos de internet, ainda me surpreendo com as bilheterias bilionárias de Piratas do Caribe 2 e O Cavaleiro das Trevas - James Cameron sossegou. Com a crise aos poucos abraçando Hollywood, caras como ele, que gastam 30 milhões em um espirro, precisavam ser melhor regulados. Como ele não é do tipo que se entende bem com produtores, pareceu ser esse o motivo para o seu sumiço por uns bons sete anos.

Mas Cameron, que realizou um documentário sobre os esforços das equipes em busca de destroços do Titanic, sempre disse que estava desenvolvendo do zero a tecnologia para realizar seu próximo filme: Avatar. O projeto quase virou lenda urbana da região leste da Califórnia, tamanho o mistério em torno dele - bem no estilo das filmagens secretas de Apocalypto - o que não é nada comum em tempos de internet, com seus milhões de milhares de sites de fofoca e rumores. O idealizador de Exterminador do Futuro ficava quieto, só afirmando que a obra era fodasticamente revolucionária e que tratava de guerras espaciais e esse tipo de coisa que animam os nerds desde que Star Wars foi lançado.

Bom, o mínimo a se esperar era algo melhor que um filme com um casal correndo num navio, perseguido por um ciumento broxa, logo depois transando (com a garota enrolada numa toalha #FAIL) e se separando graças a um mar gelado… tudo embalado pela canção-tema de doer o saco até do mais chorão espectador.

E parece que Avatar cumprirá esses requisitos. Não sou o maior fã do diretor, mas no campo dos filmes de ação com efeitos especiais, ele enterra qualquer Michael Bay (sim, o cara que não deixou a Scarlett mostrar os lindos peitos em A Ilha) com as mãos atadas. Se tivesse um certo Arnold Governator no elenco então, era garantia de maior bilheteria do ano certamente.

No elenco de Avatar, que foi considerado o filme mais aguardado da Comic-Con (não pela minha pessoa), estão nomes como Sigourney Weaver, Zoë Saldana e Stephen Lang. O protagonista é Sam Worthington. A trama rola no século XXII, numa lua do planeta Poliphemus, em Alfa Centauro, chamada Pandora. Ela possui um ecossistema rico, com uma diversidade incrível. É habitado pelos Navis, seres azuis de três metros de altura, que fazem aquele estilo zen-pacifista-mas-sábio-e-brigador pra caramba das civilizações mais avançadas, mas que sempre perdem guerras pros descabeçados e patrióticos humanos.

O ar de Pandora não pode ser respirado por humanos, que precisam construir corpos chamados avatares, que nada mais são que híbridos humanos-navi. Somente através de um desses, Jake Sully, fuzileiro naval que é convocado para ir para Pandora lutar, consegue se mover por lá. Ele se vê no meio do conflito gigante entre humanos - que buscam expandir seus domínios no espaço - e os Navi, que querem se defender dessa megalomania. Bom, daí para frente o fio condutor é meio previsível (salvo esforços narrativos que Cameron geralmente não tem): Jake se apaixona por uma Navi, e fica naquela clássico dilema de qual lado ficar (possível SPOILER: os Navi ganham a guerra e os dois se casam, além dele virar alguma espécie de rei do local). No fim James mandou a gente esperar por uma batalha tremendamente épica, com tecnologia ultra avançada e soldados sendo ceifados como ramos de trigo.

E nesse pretenso killer Star Wars 3D, estão inclusos, ainda segundo Cameron, o futuro do cinema. Na Comic-Con foram apresentados 25 minutos de filme que foram bastante aplaudidos, tanto por jornalistas, quanto por fãs de sci-fi e nerds em geral que conseguiram um dos 6 mil lugares disponíveis.

Para colocar na cabeça de todos amantes de cinema que Avatar vai ser fodônico, foi criado o Avatar Day, marcado para 21 de agosto (um dia antes do aniversário do NSN) que vai ser usado para exibir 15 minutos do longa em cinemas iMAX e 3D pelo mundo (Brasil incluso), além de pipocarem pela internet. Ainda no dia a Ubi Soft revelará o trailer e soltará detalhes do game do filme. Agora é aguardar se Avatar merece ao menos metade da tsunami sonora que se está fazendo ao redor dele. Eu ainda estou cético…

O filme tem previsão de estréia prevista para 18 de dezembro. Abaixo você imagens de maquetes conceituais de cenas que foram filmadas. Acesse o site oficial do filme AQUI (não se anime, tá meio vazio ainda).

 

toy03 toy02 toy01

5 Comentaram...

All3X disse...

E vocês já marcaram a data na agenda para postar todas as atualizações aqui? Vou querer muito conferir as informações e trailer.
Estamos aguardando. Valeu,
All3X

Bruno P disse...

Achei que avatar seria sobre a lenda Chinesa que acabou originando uma serie de desenho.

vanderson disse...

sei naum viu
mas alguma coisa m diz q esse
filme é tão ruim quanto titanic
só falta ele t 3 horas de pura chatiçe,
pq um romance o cameron já conseguiu enfiar
no filme...........
¬¬

gabriel disse...

eu acho que esse filme vai ser bom mais nenhum filme se compara a titanic 1997 que para mim e o melhor filme ja feito

paul disse...

acho que se pode esperar um grande filme...Cameron idealizou e dirigiu Exterminador 1...dirigiu o 2....além de vários outros que marcaram a história do cinema...Desde Matrix que estou a espera de um filme revolucionário...e acho que finalmente vou ver um!!!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo