sábado, 29 de agosto de 2009

Avatar FiliPêra

A arte dos tapetes de guerra

 tapete6

Mesmo com a mídia em geral só citando o Afeganistão quando alguém morre por lá num atentado sangrento, ou quando Talibans conseguem avançar novamente em algum lado do país - principalmente agora que controlam parte do Paquistão - o país é mais do que isso. Caso parecido ocorreu no Vietnã…

O país tem uma tradição riquíssima, que geralmente se mistura com o momento geopolítico do país. A verdade é que o fato desse país ser bastante fechado no estilo norte coreano, impede a muitos de conhecerem o que ele possui. Em meados dos anos 80, em plena invasão soviética, alguns artistas escaparam do país e foram para o Paquistão. Lá eles estabeleceram um centro de ajuda a refugiados através das artes.

E como era de se esperar, a guerra, que sempre marcou a história do país, é um dos temas da forma de arte escolhida: fabricação de tapetes. Com o tempo esses artesãos voltaram para o país e estabeleceram a fabricação desses tapetes como um mercado altamente lucrativo, e produtivo.

Basicamente se pode perceber três fases temáticas nos tapetes, que correspondem a três guerras principais pelo qual o país passou em tempos recentes. Primeiro foi a guerra contra os soviéticos, depois a guerra civil - durante o regime Taliban, necas de tapetes, por motivos que você deve imaginar - e agora os bombardeios americanos na região estão inspirando os artistas. Hoje, esses produtos são importante fonte de exportação e se você der uma boa fuçada, acha alguns no eBay, geralmente tirados do país por soldados americanos.

Abaixo você vê uma mostra dessas três fases distintas. Destaque para o tapete com Ahmad Shah Massoud (lá em cima), herói da resistência afegã, morto por um terrorista disfarçado de repórter.

 

tapete5 tapete3 tapete4 tapete2  tapete1

[Via revista Vice]

1 comentário

Anônimo disse...

Quero o das torres gêmeas na parede da minha sala!
*________*

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo