sábado, 22 de agosto de 2009

Avatar FiliPêra

[Aniversário] Maior, Melhor e Sem Cortes

  atlas

Se o NSN fosse uma banda de rock, e cada ano fosse um álbum nosso, o segundo seria o mais difícil. Vem aquela pressão por superar o primeiro, ao mesmo tempo em que precisa manter a  qualidade do primeiro. Fora que tem que manter o gás do debút. As bandas que gosto conseguiram vencer esse desafio. Alguns lançaram clássicos logo no segundo trabalho, como o Ladytron e o Radiohead. Outras, como o Artic Monkeys, simplesmente injetam mais energia ao estilo e metem as caras sem ligar para o mundo…

Nesse segundo ano - ou segundo álbum - procuramos simplesmente nos expandir. Ao invés do gás diminuir, como ocorre com vários blogs que não ficam um semestre sendo atualizado decentemente, nós continuamos. Não aumentamos somente no número de postagens, mas procuramos expandir nossa linha editorial, como comentou o Von DEWS. Chegamos aos três posts diários, que era o número queríamos desde o início, e cremos que também crescemos em qualidade. Não só no conjunto da obra, mas conseguimos alguns hits quase unânimes, daqueles textos que sempre aparecem na lista dos melhores quando peço para alguém se dar ao trabalho de fazer uma (algumas indicações de texto vocês leram aí em cima… tudo feito pelos nossos amigos).

E o nosso segundo álbum foi maior e mais épico em todos os sentidos. A duração das faixas aumentou, a relevância delas idem, assim como a audiência que as escuta. Ajuda o fato de que no primeiro ano estávamos aprendendo como se faz, e nos habituando com as ferramentas básicas dos músicos/blogueiros. Basta dizer que no nosso primeiro ano foram 443 textos publicados, enquanto no nosso segundo foram 1140. Cresceu também o número de pessoas que escrevem por aqui. Hoje não somos mais apenas quatro amigos escrevendo sobre o que der na telha (tá bom, ainda somos isso, mas não estamos mais sozinhos. A API do NSN é quase pública agora)… mas temos uma pequena comunidade ao redor do NSN. Temos amigos sim, mesmo que virtuais (vamos visitar todos quando tivermos cheios da grana). Alguns sempre nos dão uma força, com elogios e críticas, outros colocam a mão na massa e se põe a escrever coisas brilhantes também.

E mesmo crescendo e nos tornando um blog mainstream (ou algo assim), mantemos as características que sempre buscamos nos veículos, blogs e wathever que lemos: transparência, qualidade e proximidade com o leitor. Para isso contamos com uma equipe das melhores, que escreve regularmente, tudo editado com muito cuidado por mim e pelo Voz do Além, que deixou de ser a figura estranha e anárquica e se tornou o número 2 desse blog.

Talvez o segredo para o sucesso dos textos dos excelentes colaboradores seja um só: como editor, interferir o mínimo possível. Quando alguém manifesta desejo em colaborar, ou recebe um chamado nosso para um dia temático ou alguma outra coisa, geralmente faz perguntas sobre o que exatamente escrever, como escrever, e quando entregar. As minhas respostas não variam: faça como quiser (afinal, se o chamei, tenho um mínimo de conhecimento das qualidades daquela pessoa), escreva como quiser, e entregue quando quiser.

Sempre gosto de ver os escritores acrescentando qualidade ao blog, e não espero, em momento algum, limitar as possibilidades que aquela pessoa tem com diretrizes. Só o que espero é um texto coeso, criativo e que respeite o português, mesmo que esteja coalhado de neologismos, o que sempre gosto.

E começamos tudo isso sem esperar nada em troca, e ainda hoje não esperamos, embora as recompensas venham com o tempo. Basicamente a recompensa da nossa jornada como produtores de conteúdo (hoje somos muito mais que apenas o NSN. Temos mais de 300 posts no Anarquia Nerd, mais de 11.000 posts no Twitter, mais de 100 no Tumblr, e assim vamos) é conhecer pessoas. Mesmo que às vezes não as conheçamos pessoalmente, é sempre gratificante saber que temos mais e mais leitores. E não quaisquer leitores, mas leitores assíduos e inteligentes, daqueles que enriquecem os posts com comentários bem feitos, mesmo quando não concordam com nada do que está escrito ali.

E sempre existem os leitores que viram mais que isso, e passam a fazer parte do que chamo de Comunidade do NSN. São amigos, que além de amigos são como alfa-testers. São pra eles que pedimos opiniões e idéias. Porque se ficássemos aqui somente nós quatro achando que não é necessário contato com outras pessoas, nosso blog já teria morrido há muito tempo, ou estaria com metade do tamanho que é.

Temos problemas, claro. Algumas coisas que começamos não foram a frente. Outras, como o NozesCast, ainda não atingiram a qualidade que gostaríamos. Outro problema nosso são os prazos. Não conseguimos manter prazos em NADA. Nem os Glasposts do Voz do Além conseguiram manter a regularidade (ele está escrevendo um interminável, mas com a mesma qualidade de sempre). Outro projeto ainda não completamente desenvolvido é a nossa revista virtual, que nesse momento está nas mãos do BruNêra, que foi quem escreveu praticamente todo o conteúdo desse primeiro número. A NSN TV também passa por processo parecido, mas estamos conseguindo parceiros, e em breve ela deve estrear da maneira que queremos.

Mas entendo isso como parte do nosso processo de querer inovar, mesmo com falta de tempo e verba.

 

E como é de praxe, vou selecionar os cinco posts que mais gostei de escrever nesse segundo ano (alguns do ano de 2008 estão listados AQUI, então vou me limitar a 2009). Como perceberão, quase todos eles foram textos longos, daqueles que exigem um pouco mais de tempo para serem terminados. Então, se não leram, recomendo que leiam!

 

Watchmen: A Terrível Simetria - Falar de Watchmen nunca é fácil, ainda mais com a quantidade absurda de coisas que já falaram sobre ele. Não tentei fazer nada definitivo, mas creio que consegui o que buscava ao falar da obra, tanto a de papel, quanto a de celulóide.

Wii: Revolução ou Enganação? - Eu e o Bruner SEMPRE discutimos sobre videogame. Mas sempre preferimos deixar o blog mais ou menos livre disso. Ele me provocou… e tomou o troco na mesma moeda. Foi o único texto dos mais longos que escrevi sem parar. Só parei quando ele estava pronto, me custando quase um dia inteiro.

[Liberdade] As Mecânicas da Escravização - O fim perfeito para a nossa série Liberdade.

Parabéns, Batman… - Minha idéia aqui era simplesmente escrever Parabéns Batman e colocar uma galeria de capas. Depois comecei a escrever um post com toda a história do personagem, para logo depois traçar uma linha do tempo simplesmente com os melhores momentos dele.

O diploma caiu… ótimo! - Lá na faculdade ninguém acreditou quando fui o único a defender a queda do diploma, e num artigo no jornal da instituição. Aqui no blog foi quase a mesma coisa…

Como bônus, não vou selecionar uma, mas cinco resenhas que já fiz (três de filme, uma de videogame e outra musical), e que são uma das categorias de texto que mais gosto de fazer, e foram a razão de ser do blog durante muito tempo.

O Lutador - O retorno de Mickey Rourke (e de Darren Aronofsky) aos seus melhores momentos! Ponto!

O Curioso Caso de Benjamin Button - David Fincher + Brad Pitt. Parceria que nunca deu errado.

The Go-Getter - Um dos mais belos filmes indie do ano passado. E ainda tem a dupla de gatinhas Jena Malone e a Zooey Deschanel.

Super Mario Galaxy - O bigodudo mais importante do mundo dos games arrebata jogadores do mundo em uma aventura psicodélica, espacial… e perfeita!

Música, Suor e Lágrimas… com o Radiohead no Rio - O momento musical mais importante que o Brasil já teve (para mim, antes que peguem as pedras). E Eu tive oportunidade de presencia-lo…

 

Poderia continuar, dizendo como nossas estatísticas de acesso cresceram (no mês de agosto batemos uma média de 11.000 visitas diárias), e estão perto da meta megalomaníaca que firmei no ano passado (crescimento de 1000% de audiência em um ano, o que nos colocaria com mais ou menos 12.000 visitas por dia… sim, vamos quebra-la). Ano passado crescemos 10.000% também, saindo de DEZ visitas diárias em fevereiro de 2008, para 1000 em agosto. Também poderia ficar falando como crescemos nos rankings de blogs (somos 8,470 do ranking do Technorati e o 73 do BlogBlogs), ou do nosso PageRank 5, mas isso realmente está longe de ser o mais importante pra gente.

Isso é consequência! O mais importante é ver você comentando, nos mandando respostas, nos linkando no Twitter, colocando posts nossos em suas páginas do Orkut, se identificando com nossos textos… ou discordando da gente, mas com uma opinião embasada, nos dando sugestões, nos propondo parcerias (foi mal galera, não dá pra aceitar toda)… enfim, tornando o NSN o que ele é.

Tenham certeza que no terceiro ano vamos continuar com a qualidade que o NSN tem hoje, mais algumas novidades sem prazo pra sair. No terceiro álbum não precisamos de metas megalomaníacas (não vamos crescer 1000% esse ano, creio Eu. E manteremos os 3 posts diários, a não ser que alguém patrocine isso aqui e nos profissionalize), só precisamos manter a coesão e o apuro, coisa que temos certeza que faremos.

No mais, só temos a agradecer a presença de vocês aqui, que cada dia tornam o NSN muito mais do que imaginamos que ele seria.

 

É NOZES!!!

17 Comentaram...

Velho da Montanha disse...

O narcisismo é o mal do século.

MrVallence disse...

Só acompanhei vocês apartir do "segundo CD" e mesmo assim acompanhei a evolução durante esse segundo ano e pude observar varias mudanças no blog ... mas para que falar de mudanças se tudo ja esta ai em cima... uahuahuh
Então fica aqui só um parabens grato de um leitor assiduo.

Max, O Observador disse...

@mauro Tavares:
cuidado com o seu orgulho...

@editorial:
congratulações, meus parabéns por esses 2 anos, acompanho faz pouco tempo, e queria dizer parabéns... qq dia mando algo para escrever aí...
tvz qdo tiver tempo e terminar a minha faculdade, sei lá, mas enfim parabéns!

Leti Roese disse...

Beijo estalado na bochecha esquerda ;)

All3X disse...

Em minha atividade estudantil apertada, fica muito difícil dedicar um tempo para comentar nas postagens do NSN, assim como em tantos outros grandes blogs que tenho admiração. No entanto, sempre passo por aqui para verificar as novidades e rapidamente ler uma e outra postagem (é difícil, tudo muito atrativo me faz gastar mais tempo do que poderia...)
Prestigiar um blog como esse, na qual nos identificamos e que queremos que permaneçam atuando para nos saciar dessa necessidade nerd, é assim mais que necessário em muitos momentos. Todas as postagens do dia foram ótimas, o que demonstra que não só os autores do blog conseguem ter um bom trabalho, mas também seus colaboradores (e leitores) são de igual nível.
Se o 2º ano foi bom, pode ter certeza, vamos ficar aqui cobrando um próximo ainda melhor – e a culpa é toda de vocês, nos tornou dependentes... Sucesso para o grupo.
All3X

A Voz do Além disse...

@Mauro Tavares...

A inveja é o mal do século!

Velho da Montanha disse...

engraçado como as coisas são, seis dias atras o meu blog fez seis meses, fiz uma postagem comentando o narcisismo do meio blogueiro e a grande perda de tempo e desperdicio de inteligencia que isso representa, não imaginava que veria minha teoria provada exatamente aqui, onde ja tinha percebido que existe o maior culto ao proprio umbigo, não imaginava que isso chegaria ao nivel dessas postagens de aniversario.

FiliPêra disse...

Só tenho que rir de você. Se não gosta de ver alguém reconhecendo o bom trabalho de outros, problema é seu. Melhor que ficar nessa putaria de se auto-flagelar e reclamar sempre que escreve.

E você vive reclamando do NSN, mas não sai daqui por um segundo sequer. Considero você um dos nossos maiores fãs. Invejoso, mas fã...

Velho da Montanha disse...

"alguém reconhecendo o bom trabalho de outros"

não seria alguem chupando a propria banana em um post enorme ?

muito fácil e clichê rebater uma critica dizendo que é inveja, dificil é reconhecer o proprio narcisismo.isso é um mal que contaminou a internet.

e eu gosto sim do blog, se não gostasse não entraria aqui, mas não vou te dar um beijo por isso.

vc tem que arrumar outras formas de se sentir grandioso.

FiliPêra disse...

@Mauro Tavares...

A frase que escrevi e você citou, foi com relação aos outros comentários seus, não se faça de idiota. E realmente não espero um beijo seu... só acho que você bate na pedra demais com ataques pessoais que não levam a lugar nenhum. Chega a ser risível.

Só sabe reclamar. Até quando vai falar dos seis meses do seu blog, que teoricamente deveria ser algo bom, sai por aí reclamando.

Nós simplesmente chamamos pessoas que nos lêem e convidamos elas a se expressarem. Mas, cada um com seu cada um... e ficar repetindo o mesmo discurso de "o mundo é uma merda" e "o sistema só quer me foder" cansa.

E Eu nunca disse que não era narcisista. Meu ego é do tamanho da internet. Pronto?! Feliz?!

Anônimo disse...

Mauro, faz o seu blog se tornar melhor que aquela merda que ele é, se concentra em você, e deixa os outros em paz, meu... Larga de ser recalcado e raivoso... não te faz bem, e nem a ninguém mais.

Velho da Montanha disse...

é isso ai anônimo, meu blog é uma merd mesmo, para os leitores desse aki que não tem a minima inteligencia a ponto de ficar babando em cima desses êras.

M7 disse...

Rapaz, você tem mesmo um problema com esse blog, não?
Leio o blog com frequência, e já faz algum tempo, não me lembro como começou, mas a verdade é que o conteúdo do blog atrai as pessoas, não por adulação ou adoração ou falta de inteligência, observação que você fez e que desrespeita todos os leitores do blog, mas por interesses comuns, por assuntos que fazem parte da vida de muitos de nós. Leio este blog, como leio o Ambrosia, o Judão, Bigodon, entre muitos outros, pela informação, pela diversão(a vida aliás, sem um pouco de alegria não é nada), as vezes por pontos de vista em comum, as vezes discordando, mas aprendi a conviver na vida com a dúvida bastante razoável sobre pontos de vista, e com abertura suficiente para ouvir, ler, nem sempre concordar, e a vida segue. Não existe uma verdade bastante boa para todo mundo, não existe só um ponto de vista para todas as coisas, quem pensa assim, se fechou em si mesmo, vai viver num mundo preto e branco, dicotômico, bem ao gosto dos religiosos e patriotas desse planeta. Em essência, viva e deixe viver, e não tente ensinar a todo mundo como devem pensar ou o que devem ler. Já tivemos disso o suficiente patrocinado por governos autoritários, Igrejas, Nações e instituições estrangeiras que sempre professam que sabem o que é melhor para nós, e nem sempre com intenções muito lícitas. E por fim, respeite as pessoas. Como gostaria de ser respeitado.

M7 disse...

Ah, e parabéns aos membros do NSN. Como disse, já nem lembro como conheci o blog, mas já faz parte do fim de noite dar uma passada por aqui para ver os posts. E nunca me arrependo.

Velho da Montanha disse...

M 7, tu é da turma do puxa saco

M7 disse...

Se você não consegue sair disso, melhor ignorar...

Anônimo disse...

Esse blog é sensacional, acompanho há bastante tempo por RSS, apesar de nunca ter comentado até agora. O único problema são as letras brancas sobre fundo vermelho, não consigo ler nada diretamente aqui no site, só pelo Google Reader.

E que venha mais um ano!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo