terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Avatar Voz do Além

Rússia vai instalar bases no Mar Negro

 

misseis_russos

Quando Boris Iéltsin colocou Vladmir Putin como primeiro-ministro e chefe da campanha na então Guerra da Chechênia, não sabia que estava balançando o pêndulo geopolítico decisivamente para o lado russo. Hoje, os russos podem não ter nem um terço do poder e influência da antiga URSS, mas,agora, têm bem mais do que tinham no período de bebida e (des)governo do fanfarrão Boris Iéltsin, que já chegou a cair de bêbado várias vezes em comícios.

Boa parte disso é graças a Vladmir Putin. Ex-agente da KGB e chefe do FSB, sucessor da poderosa e temida agência de espionagem soviética, ele deu um passo atrás para dar dois á frente no seu governo. Enquanto a recém conquistada democracia russa voltou a descer pelo ralo (a eleição que colocou Iéltsin no poder foi a primeira da história milenar russa), com Putin se revelando tão amante do poder quanto um Stalin ou Brejnev, a economia do país se elevou. E junto com ela, os gastos militares aumentaram mais de dez vezes, colocando o país novamente no mapa das superpotências.

Mas, até esses momentos, tudo não passava de jogadas políticas, até que a Guerra Rússia-Geórgia estourou. Aí Putin mostrou que podia ser um inimigo a altura, não só no campo diplomático e da espionagem, mas também no campo militar efetivo. Principalmente com os EUA tentando se desatolar de duas guerras infrutíferas, como a do Afeganistão e do Iraque.

Com o fim da guerra, a coisa voltou para o campo da diplomacia. No momento em que dobrou a Geórgia, Putin (acho que não preciso citar o nome de Dmitry Medvedev aqui) deu um passo ainda mais largo nos planos de expansão das áreas de influência do seu país. Ele reconheceu as regiões separatistas da Abkhazia e da Ossétia do Sul como regiões independentes, o que lhes deixa atropelar o governo georgiano, que está clamando ajuda aos EUA, com a qual firmou um acordo de colaboração estratégica; e negociar diretamente com o governo dessas repúblicas.

E essa liberdade deu poder ao governo russo para poder instalar bases na região, auxiliados pelo seu receptivo governo, pronto para dar uns chutes no governo georgiano, que sempre tentou tapar o sol com a peneira na questão dos separatistas (em 1994, a Geórgia entrou na Comunidade dos Estados Independentes, a CEI, em troca de ajuda russa para combater separatistas). Seriam instaladas bases navais e da força aérea, mas nada impede que uns mísseis possam chegar ao local, para assombro do presidente da Geórgia e de Sarkozy e cia. Tudo ocorreria nos moldes da base de Sevastopol, que a Rússia possui na Ucrânia, mas coma diferença que não ocorreria pagamentos anuais.

A OTAN logo ficou preocupada com esses desdobramentos, olhando futuros movimentos por parte do Kremlin, com o intuito de desestabilizar a região leste-europeu. Mas, no fim das contas, não pode fazer nada. Seria arriscado demais (além de burrice) se lançar ferrenhamente em proteger um paíseco corrupto como a Geórgia. E ainda mais para se lançar em uma desgastante queda de braço com a Rússia, que pode estar enfraquecido com a queda no preço do petróleo, mas está longe de ser um adversário fácil.

 

[Via Danger Room]

2 Comentaram...

MPauloS disse...

Russos....esses caras me dão medo.

Anônimo disse...

Sinceramente eu não ficaria surpreso se muito em breve houver uma gerra em larga escala. Talvez entre uma potência e um(uns) país(es) pequeno(s), ou mesmo entre potências. A história já mostrou inúmeras vezes que a indústria bélica é um ótimo escape em tempos de crise (aliás, essa nossa crise ridícula que ocorreu sem mais nem menos, quer dizer, sem falta de matéria-prima, meios de produção, mão-de-obra, guerra, catástrofe natural, epidemias nem pragar agrícolas que a justifique...). Motivos não faltam para uma boa guerra: oriente médio, Índia, disputas no leste europeu, o petróleo do ártico... e a boa e velha Rússia está buscando (babando por) um motivo. E olha que nós poderíamos ter esperado isso antes, com o "George-All-Mighty-War-Lord-Oil-Drunk-Bloody-Bush II" no poder da máquina de viúvas chamada USA. O novo presidente me parece (precocemente, admito) mais pacato, querendo andar na contra mão de seu antecessor, mas será que Putin, com sua bagaceira nuclear irá deixar?

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo