terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Avatar Voz do Além

Anti-pirateiros mandam fechar o Legendas.tv… e bundões obedecem

 

pc_queimando

Quando posto sobre as falcatruas de gente do naipe da MPAA ou RIAA, que geralmente afetam pessoas distantes daqui, vocês podem pensar: “Mas esse lance de ataques geralmente é tão longe daqui, não sei porque você perde tempo escrevendo sobre isso?”. Pois é, agora a coisa mudou um pouco de figura, e vejam só, a ação criminosa que rolou aqui no Brasil, ocorreu nos moldes de vermes das instituições citadas acima (nas piores coisas o Brasil imita).

O Legendas.tv é o maior site de legendas do Brasil, e creio eu, da América Latina. Para se ter uma idéia, houveram até suspeitas de que a Warner e a Fox usaram legendas do site, o que gerou protestos de seus administradores (afinal, ISSO é pirataria). Tudo começou quando integrantes da Associação Antipirataria de Cinema e Música, APCM (olha que nome bonito) começaram a botar pressão no Host que hospeda o site, no final de janeiro. A empresa deu então um prazo de 24 horas para que a administração do Legendas se explicasse. Eles falaram a verdade: faziam legendas, e isso não é pirataria. Os cagões do host não acharam a resposta válida e, ontem, bloquearam o IP site, o tirando do ar, e isso sem nem saberem que (suposto) conteúdo do site era ilegal, afinal associações anti-pirataria não conseguem se explicar.

Como vocês perceberam desde o início, a coisa está recheada de furos. Primeiramente, a APCM não manda em merda nenhuma e muito menos tem poder para mandar fechar qualquer site. Isso cabe a Polícia Federal, mediante investigação e mandado de justiça. Em segundo lugar: quem disse que fazer legendas, mesmo que para material protegido, é ilegal? Ao menos a lei brasileira é bastante específica no que concerne a pirataria. A Lei 9.610/98 diz claramente que somente está cometendo ato ilegal quem viola direitos autorais com a intenção de obter lucro. Legendas, meu caro, não são materiais protegidos. Acrescente o fato de que boa parte das legendas criadas são feitas antes das oficiais chegarem aqui e que nenhum dos administradores ou tradutores recebem quantias em dinheiro e você terá uma idéia do autoritarismo praticado.

Tata, administradora do Legendas, falou um pouco sobre os rumos do site depois do problema:

Vamos apenas mudar de datacenter e voltaremos em breve. Não consideramos a possibilidade de tirar o site do ar. E não tememos pelo site por um motivo simples: o Legendas.tv é apenas um ponto de encontro de milhares de pessoas. Se ele, por algum motivo extraordinário, deixar de existir, as pessoas continuarão se encontrando e fazendo suas legendas em outro lugar”

 

O problema grande, além da idiotice do host e do autoritarismo de certas associações inúteis, é que alguns cabeças duras não entendem que, mesmo fechando quantos sites eles quiserem, as coisas não vão mais mudar. Nem todo o mundo tem dinheiro para comprar um box de DVD ou tem paciência para esperar até às 2:00h da manhã para assistir Lost dublado na Globo. Opinião parecida é aceita pelo administrador do canal Universal Chanel, Paulo Barata, que afirmou: “As pessoas que baixam as séries são formadoras de opinião, ajudam a série a ficar conhecida, despertam a curiosidade de quem tem TV paga. E é um processo irreversível, a TV tem que se acomodar a isso”.

E, afinal, se o conteúdo das séries (de longe o que mais motiva os downloads de legendas) é da TV ABERTA, qual o problema de se baixar, já que se pode ver de graça mesmo? Bom, mas vai colocar isso na cabeça de um executivo que está vendo o dinheiro, antes farto, minguando cada vez mais e caça qualquer um que eles achem que estão cometendo crimes?

Mas não fique triste, amanhã o Legendas volta!

 

[Via Poltrona, Blog na TV e LiGado em Séries]

18 Comentaram...

Ana Recalde disse...

hmmmm, isso é que é medo :S
Parabéns pelo post Voz do Além....

Anônimo disse...

Pois é, faço minha as palavras da Ana. Por sinal estou comentando com um amigo aqui do trampo o quanto você escreve bem e ele concordou após ler o post.

Quanto ao assunto sobre o Legendas é definitivamente risível! Fico pasma com o fato dos figurões ainda acreditarem que podem frear o rumo que a internet ou a tecnologia em si vem dando aos seus usuários. Em vez de viverem apegados a conceitos arcáicos deveriam seguir a tendência e serem criativos para ganhar o vil metal.

Enquanto eles fervem os miolos buscando formas de "arrancar o mal pela raiz" e se desesperam em perceber que a febre dos downloads não é passageira, nós nos valemos do justo direito de obtermos acesso as todas as formas de informação, quebrando pouco a pouco o apartheid social que vivemos.

A Voz do Além disse...

@Aninha: Muitíssimo obrigado pelos parabéns!
@Dolphin: Obrigado a você também pelos elogios, além de indicar meu trabalho para outras pessoas. E esses idiotas não vão entender nunca, creio eu, são velhos demais!

EduardoCoutinho disse...

São apenas burocratas querendo justificar o patrocínio recebido das empresas de mídia.

Esqueçam eles, volta e meia eles tem quer fazer seu show off.

Anônimo disse...

Não creio que seja o caso de esquecer. O fato é grave.
Contudo, o debate de idéias e a troca de informações sobre a lei e sua correta aplicação são o meio mais efetivo para conscientizar a sociedade e empresas como o host citado em seu post.
Um pouco de senso crítico também ajuda: traduzir e interpretar falas de um filme que está sendo exibido é produção de conteúdo e este pertence a quem o produziu.
Se não fosse assim, o simples fato de comentar séries (de certa forma, um exercício de interpretação) poderia ser considerado ilegal.
A situação é grave, ainda, por que sabemos que juízes, Brasil afora, são às vezes mal informados (lamentavelmente) sobre as leis de direito autoral e, quando não, aceitam muito facilmente a pressão exercida por engravatados arrogantes destes "órgãos inúteis" (muito bem colocado).

Anônimo disse...

Bom, o que comentar sobre isso?!?! simplesmente ridículo uma coisa dessas. Por acaso alguém sabe que diabos de datacenter é este? Nunca vi nenhuma citação sobre eles, e acho que eles deveriam ser humilhados em praça pública pela imcompetência e burrisse.

abragabri

Anônimo disse...

incompetência*

Anônimo disse...

É isso ai, os idiotas não tem o que fazer enchem o saco. Copiar filmes é fácil, pega na locadora, copia e monta barraca para vender nas ruas e até em feiras livres (sabia que nas feiras livres existem barracas (com licença) para vender cópias piratas (filmes, músicas, jogos etc. ?) Eu não gosto dos lixos que são exibidos nos cinemas, só dá pancadaria e tiroteio, tô fora. Procuro os melhores para assistir em casa e assim me livro da TV que investe no emburrecimento coletivo (BBB, SS/Chaves, Record/repete, repete, rep..., chatos demais. Torço para vocês voltarem. Força. Nilma.

ALEXANDRE disse...

SERA QUE NÃO TENHO O DIREITO DE COMETER UM CRIME ? POXA EU PENSANDO! VIVO NUMA DEMOCRACIA ELES QUEREM PRENDER ALGUEM PRENDAM QUEM BAIXA LEGENDA EU VOU ALEGAR QUE BAIXO POIS SOU SURDO ENTÃO TENHO ESTE DIREITO. E VOCÊ POIS GOSTA DE COLECIONAR LEGENDAS TAMBEM..

ALEXANDRE disse...

pensamento se vc tem 1Mb ou 2Mb de net tem uma logica nisso baixar coisas da net se não for series programas filmes vc esta assinando site porno pois não tem mais utilidade sua net super veloz com dow de 108kbps ou 256kbps quetal todos com 300Kbps e o suficiente para ler email e envialos velox e outras vão falir....

Cirurgia Plastica disse...

Ese episodio so serviu para aumentar a popularidade do legendas.tv

Anônimo disse...

Esse eh o Brasil ....

Lutando sempre contra a cultura

Os polítcos robam e nao dá nada

Os caras prestam um servico gratuito por nos
brasileiros e os FDP vem incomoda

E isso ae gente ...

Torço pela volta do legendas.tv

Não vo paga 15,00 reias pra ve um filme no cinema

Por inquanto fico sem ve filme mesmo

Vlw

Anônimo disse...

Eu posso hospedar o legendas.tv... Entrem em contato comigo!

jfwebstudio@gmail.com

Anônimo disse...

sempre tem alguem que fala algo que não tem nada aver com o assunto é o caso do amigo alexandre la em cima..

Philippe disse...

Já que eles são bundões, tente você manter um site daquele porte, as vezes tem de tirar grana do próprio bolso pra pagar a hospedagem, vc faria isso? Tem de aguentar pressão dos advogados dizendo que serão presos ( no brasil qualquer um compea um veredicto) acho que ta muito nervosinho(a). E não tem no ção da realidade de aguentar ACPM em cima de vocÊ dizendo que vc é cyber pirata ETC ETC ( os caras do pirate bay não foram presos? ) quero só ver vc com essa coragem toda mantendo um site tipo aquele ou então a comunidade DISCOGRAFIAS no orkut,

Wallace Maia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wallace Maia disse...

Bom, acredito que não tenha ocorrido só com o legendas.tv, pois o opensubtitles e outros também saíram do ar, as coisas são assim, quando alguém que tem algum poder de fazer algo, faz quando tem oportunidade de ganhar um em cima, não duvido que isto esteja vindo de alguém desse patamar e é claro, para ganhar uma grana em cima, pois aqui no Brasil é assim, enquanto não nos unirmos contra isso, permanecerá assim para sempre.

Se quiserem revidar dentro da Lei, descubram: qual é o nome do(s) político(s) e seu(s) partido(s) que apoiou ou apoiaram isso tudo (mas tenham embasamento na informação a ser exposta), garanto que propaganda negativa para partido(s) e o(s) político(s) é a única arma que temos hoje, pode ser que pensem duas vezes antes de ferrar com seus eleitores da próxima vez.

Vamos lançar a campanha para o nosso voto, hoje temos CONFIRMA, BRANCO OU ANULA, então iremos propor o campo NINGUÉM, e se NINGUÉM ganhar será feita uma eleição e todos que se candidataram sejam inelegíveis para esta! Assim não seremos obrigados a votar nesses corruptos que somos obrigados a votar e mesmo se todos anulassem, eles ganhariam pelo seu próprio voto, o que demonstra o quanto de errado é a eleição atualmente, alguns só servem para somarem votos para outros políticos de interesse do partido, que tem o rabo tão preso mais tão preso, que servem para dar continuidade roubalheira e jogo de interesses de favorecimentos ilícitos mascarados como lícitos para enriquecimento do cartel que formaram, parecem cartéis e não partidos, e se estou errado que provem o contrário (não tem como prova, me digam quantos políticos tem empresas ou alguém de suas famílias tem empresas, quantos tem terras, quantos tem ações na bolsa, bens no exterior, etc...)

Não sou nerd, não preciso fazer comentários inteligentes para me aplaudirem, preciso é de pessoas que queiram mudar esse pais de políticos interesseiros de politicagem e pilantragem.

É como diz o ditado “O povo unido é gente pacar@lh0”...

E essa é a minha opinião e como sabem “opinião é uma coisa individual” e como cada um tem a sua, ninguém pode me censurar por dizer o que penso sobre isso, apenas expor suas opiniões sobre meus comentários, ou se existir algum juiz corrupto que receba propina para me privar de meus direitos fundamentais.

Obrigado.

sair de casa disse...

quem ganha com isso? o legendas.tv certamente !

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo