quarta-feira, 16 de março de 2011

Avatar Voz do Além

Juiz decide que Sony pode intimar todos que visitaram sites de GeoHot

 

image

Depois de andar em águas tranquilas, com seu console longe de qualquer iniciativa Pirata por anos, a Sony experimentou uma descida ao inferno desde que GeoHot oficialmente rompeu todos os lacres de segurança do PlayStation 3. A empresa não quis saber de conversa e foi logo para a fauna jurídica para resolver o problema. Apesar de George Hotz provar que não lucrou ou infringiu alguma lei americana (jailbreak é legal nos EUA pelos próximos três anos, pelo menos), a Sony venceu o primeiro embate nos tribunais, e o juiz do caso ordenou que Hotz tire da internet todos os links que apontam para técnicas de desbloqueio do console, bem como impediu que ele continuasse suas pesquisas. Ele ainda teve que entregar todos os dispositivos de armazenamento que possuía, para a Sony vasculhar em busca de provas.

Essa foi a primeira batalha. Agora a Sony, não satisfeita em enquadrar George, resolve espalhar um pouco de medo para quem sequer se aproximou de um sistema de jailbreak. Um juiz federal de São Francisco bateu o martelo e decidiu que a Sony tem direito de intimar TODOS os endereços de IP que visitaram o site de Hoz nos últimos 26 meses, o que não deve ser pouca coisa. A idéia da empresa é provar que esse caso é de jurisdição federal, e não de Nova Jérsei, onde GeoHot mora.

Para entender melhor: TODAS as pessoas que, nos últimos 26 meses, acessaram o domínio geohot.com, apertaram o play de algum vídeo do canal dele no YouTube, ou mesmo entraram na home do canal dele, terão seu IP analisado pela Sony, e poderão ser intimados para depor num tribunal - claro, desde que more nos EUA, já que a ordem só vale pra terra de Obama.

A Eletronic Frontier Foundation tentou argumentar que a decisão é “muito ampla”, e viola os direitos de Liberdade de Expressão de Hotz. O juiz Joseph C. Spero logo rejeitou essa defesa, dizendo que Hotz e outros hackers violaram as leis de direitos autorais americanas e cabia a Sony conhecer a amplitude que as ferramentas dele alcançaram.

Aguardem os próximos capítulos!

 

[Via The Register e Wired]

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo