sexta-feira, 4 de março de 2011

Avatar Voz do Além

O casamento do Discovery com a ISS visto aqui da Terra

 

image

Depois de um dia bastante nublado, o céu ficou limpo e permitiu ver a bela passagem da ISS e da Discovery. Não pude acreditar que o timing tenha sido tão adequado para mostrar o ônibus espacial chegando na estação. Eu capturei [esta imagem], o que eu acho que poderia ser uma imagem única na vida de duas naves espaciais viajando separadamente, usando uma Canon EOS 40D usando projeção ocular através de uma telescópio newtoniano de 22cm.

Rob Bollen é um astrônomo amador que no último sábado, com seu telescópio de 22 centímetros, capturou esse momento singular do programa espacial conjunto de um monte de países: o ônibus espacial Discovery indo para se acoplar a Estação Espacial Internacional (ISS).

Bem, isso é insano pra cacete. Por uns comentários que li em uns blogs astronômicos nacionais, a ISS passa numa velocidade extremamente rápida pelo nosso céu - coisa de cinco minutos pra cruzar todo o céu do nosso campo de visão, a umas 17 mil milhas por hora - mas é extremamente brilhante, o que provavelmente encaixa a foto acima na categoria de golpe de sorte planejado, com uns dois mil dólares de equipamento no processo.

 

[Via Reddit]

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo