sexta-feira, 19 de março de 2010

Avatar FiliPêra

PlayStation Move. Poderia ser melhor, dona Sony!

 

image

OK, não é bem assim que o Move é, mas é o que está parecendo…

A Sony não é mais a mesma, isso é um fato. De campeã avassaladora por duas gerações de videogames, ela agora amarga um incômodo terceiro lugar, e por mais que alguns analistas digam que o PS3 venderá mais que o Wii, a coisa não parece estar se encaminhando para um quadro similar a esse. E quando se está na lanterna - como a Nintendo praticamente esteve na geração passada - é hora de repensar. Repensar, do verbo não reciclar idéias de um jeito descarado. Mas, infelizmente é isso que a Sony fez…

Querendo ou não querendo, o Wii definiu o futuro da interação gamer/console, e a Sony e Microsoft simplesmente estão indo atrás. Foi mais ou menos como a invenção do analógico e do Rumble Pak pela Nintendo, após o lançamento do N64. Depois dele, todos os joysticks tiveram analógicos e Rumble Paks embutidos. Na época, a Sony respondeu a altura, com o que é considerado por alguns como o melhor joystick já feito: o DualShock (tão bom, que está aí a três gerações, intocado. Mas Eu ainda acho o joystick de Game Cube o melhor da história). Agora, com o Wii indicando o futuro como a captura de movimentos, a Sony lança o Move, que nada mais é que uma cópia descarada do WiiMote - ah sim, ele tem uma bolota colorida em cima.

Analisemos o que é o Move. Do ponto de vista do design ele é um WiiMote com uma bola em cima, para que os movimentos possam ser capturados pelo EyeToy, o acessório para PS2 que só fez sucesso na Europa. A bola muda de cor de acordo com o ambiente, para facilitar a captura de movimentos. OK, ele tem mais alguns botões e um direcional digital, mas o formato do controle, aliado a idéia de um controle secundário para ser segurado na mão esquerda (alguém disse Nunchuk aí?), me parece indicar que os engenheiros da Sony não quebraram a cabeça atrás de idéias.

 

image

Agora sim…

Mas passemos para a questão dos jogos, que em suma é o principal; esse lance de design é secundário. Olha!, temos Duke, um jogo de porrada, Sports Champions, um pacote de games com arco e flecha, e tênis, entre outros, alguns aparentemente dispensáveis, como TV Superstars (a Sony entrando de sola no mundo dos games casuais? Cadê o Deus dos Hardcore agora?). Aonde quero chegar aqui? É que, com exceção dos gráficos muitíssimo bem elaborados, de fazer um Mii parecer arte de moleque de dois anos (e parece mesmo), não tô vendo grandes diferenças desse pacote inicial e WiiSports, lançado há QUATRO anos. Idéias? Mais uma vez a Sony mostrou que não tem muitas e partiu para a cópia, esperando que seus gráficos façam o resto…

Até aí tudo bem, é só um clone do WiiMote, feito da maneira correta, aparentemente. Mas o povo do Engadget colocou as mãos no controle e relatou que, em quase todos os aspectos técnicos, ou ele é muito parecido com o WiiRemote, ou inferior. Em algumas demos havia lags irritantes, fora que a qualidade dos jogos de tiro apresentados ficaram bem abaixo das experiências similares que rolam no Wii.

Talvez, como duas grandes diferenças de hardware, esteja a presença de baterias, ao invés das pilhas irritantes do Wii, e a falta de um fio entre os dois controles. E, por enquanto é isso. A Sony acaba de queimar a língua, ao dizer anos atrás “Com certeza não é a captura de movimentos o que os jogadores querem”, ou quando disse “A Nova Geração só começa quando nós dissermos que começou”.

Enquanto isso a Microsoft está com o Project Natal - que foi rejeitado pela Nintendo, só para lembrar - que mesmo que não seja a oitava maravilha do mundo, não é simplesmente um clone barato do avanço da Nintendo.

 

[Via Continue e Gizmodo] Com dica do Rodriggo Ramos!

15 Comentaram...

Roberttojr disse...

Não dá, esse negócio tá parecendo mais a varinha do Harry Potter do que um controle... Não curto mto os gráficos do Wii, mas o controle deles inquestinavelmente é o melhor até o momento...

Amaury disse...

Gente, só eu preciso de controles "de verdade"? Aqueles mais old school mesmo?

Amaury disse...

Gente, só eu prefiro um controle "de verdade"? Old school mesmo?

Anônimo do Mal disse...

Essa conversa de princípios é só para boi dormir...O que determina o mundo dos negócios é um troço chamado balancete. E os da Sony andam mal das pernas. Mas o movimento foi equivocado, aliás, todos movimentos da Sony, desde o lançamento do PS3. Os jogos da Sony são infinitamente superiores ao Wi, mas qual a parcela da população é composta por heavy gamers? E qual o percentual de população acabou por aderir ao Wii pela sua casualidade? Óbvio que a Sony e a Microsoft vão se mexer na direção desses usuários.
Mas se eles desenvolverem o controle, e ele ficar bom? Que diferença faz se é parecido com o Wiimote? Todos os controles anteriores não eram bem parecidos?
Além disso, a Nintendo ainda nos deve uma melhora nos games do Wii. Apostar tanto nos casuais não deveria significar abandonar os usuários mais exigentes.

Douglas Silva disse...

Nossa, eu sou muito mais o controle clássico. Essas novidades acabam deixando um jogo f*da muito ruim. =(

Desde aquele controle ridículo do WII essas outras empresas ficam querendo imitar e tal. Totalmente #FAIL

Anônimo disse...

O move ,da sony ,tem o gatilho atrás do controlhe igual ao B do wiimote?

FiliPêra disse...

@Anônimo do Mal...

"...mas qual a parcela da população é composta por heavy gamers?"

Que tal as 140 milhões de pessoas que compraram o PS2? Creio que o fato do PS3 não estar vendendo, deriva de alta exacerbada de preço, e uma coletânea de games fraca. É a mesma coisa com o DS x PSP. O DS tem MUITOS games ruins, mas é tanta gente fazendo jogos pra ele, que vários acabam sendo bons!

Anônimo do Mal disse...

O que não muda o ponto em questão: Que a população potencial de usuários casuais é muito maior, e obviamente será o alvo tanto da Sony como da MS. O preço do PS3 já caiu, mas isso não muda muita coisa. Porque ninguém destrava aquela merda pra valer, e os jogos são caríssimos. Resultado? Nem controle, nem preço baixo vão mudar o cenário.

Joe disse...

Não sou ninguém a não ser um mero estudante de administração de empresas... Mas putzz... Essa estratégia da Sony foi realmente de (se) matar..

Se aventurar a adentrar em um tipo de mercado que o Wii já mostrou que domina... ao invés de buscar alguma diferenciação? Sinceramente... isso pra mim é suicídio. Só pode ter sido banca de executivos exigindo uma solução rápida para o fracasso nas vendas. Acho q eles não estudaram estratégias de "mar vermelho e mar azul"... só pode.

Honestamente, se eu atualmente fosse escolher para comprar um dos 2 (apesar de possuir o Wii), eu não escolheria de forma alguma a Sony com o seu Move. E acredito q muuiiita gente pense assim tbm. Afinal, o Wii foi projetado pensando em tirar o melhor do WiiMote... Já não sei sobre o PS3.

Vamos ver no q vai dar.

Marcel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcel disse...

Eu sei que um monte de gente gosta de dar uma de Mãe Dinah depois de o fato ter ocorrido, mas eu realmente sabia que o PS3 não ia ser esse arrasa quarteirão todo que a Sony dizia, simplesmente analisando o histórico tanto da própria Sony quanto do mercado em si

1- Brigar com softhouses; executivos da Sony chegaram a dizer em entrevistas que a culpa das péssimas vendas do ps3 eram das softhouses, q não produziam jogos a altura da sua "maravilhosa" maquina , uma atitude semelhante a da Nintendo quando dominava o mercado nos anos 90, quando se desentendeu com a Square, e perdeu a exclusividade de Final Fantasy para a Sony.

2- Lançar mais uma mídia proprietária; Me desculpem os entusiastas de Blu-ray, mas ele não me convenceu, por motivos que são muito extensos pra explicar aqui, mas a Sony tem um longos histórico de fracassos na tentativa de estabelecer padrões de mídia: Beta max, DAT, MD,Memory Stick

3- Atraso ao entrar no mercado; a demora do lançamento do PS3 tb contribuiu para seu baixo desempenho, semelhante ao acontecido ao XBox, que apesar de ser tecnicamente superior ao PS2, vendeu muito (e bota muito nisso) menos.

4- Custo x Preço; Lançar um videogame abaixo do preço de custo( e mesmo assim o mais caro da categoria) e compensar o prejuízo com a venda de acessórios e jogos parece uma estratégia boa, mas é desastrosa no mundo dos games, como prova a falência da Sega após o lançamento do Dreamcast.

Jonathan zZzZZz Rodrigues disse...

a nintendo não esteve na lanterna na geração passada, esteve em segundo lugar, a questão é que o playstation 2 esculachou a concorrencia(comercialmente falando) tanto que ninguem nem se lembrava de Xbox e Gamecube, a questão é que o gamecube foi um VG muito melhor, quem entende realmente de VG sabe disso, teve muitos jogos que saíram pro PS2 com versão melhores, teve os exclusivos arrasadores, e é um produto muito mais inovador e mais bem acabado que o PS2(concordo que o GC tem o melhor josytick EVER).

a questão é que a Sony está, enfim nessa geração, recebendo o que merece, queriam ou não é uma empresa sem identidade, sem inovação e com produtos que só seguem o padrão e mais nada, o valor da marca foi o que elevou a Sony até onde ela estava, mas nessa geração não foi só o suficiente e o PLaystation 3, teve o que mereceu, a lanterna.

pode-se dizer que a Sony fez certo, que o motivo do sucesso dela foi não arriscar e etc.. isso pode colar comercialmente falando, mas me recuso a ter simpatia por uma empresa assim sendo um gamer apaixonado que sou, por isso eu era mais um dreamcast na época dele, e por isso eu era mais um GC na época dele.

Blog do Farmacêutico disse...

Agora que estou jogando os jogos do Gamecube no Wii, admito que o Gamecube foi um puta console !

MSG: The Twin Snakes é muito superior ao MSG2 do PS2. Agora estou jogando Capcom vs SNK 2 e daqui a pouco rola Super Mario Sunshine.

Pessoalmente, não tenho pretensão em comprar outro videogame, estou satisfeitíssimo com o Wii. Gosto dos exclusivos da Nintendo e isto, junto com aquele histórico e acertado post do Filipêra, pesou na minha decisão de comprá-lo.

DENISE disse...

JOGOS DESTE TIPO NA MINHA OPINIAO BITOLAM E ALIENAM A MENTE DOS HUMANOS Q SE ACHAM EXPERTS E INTELIGENTES.SEI Q PODE SER SOH UM HOBBY,MAS DO JEITO Q ESSES JOGOS VICIAM E OS HUMANOS SE DEIXAM VICIAR,NAO ACREDITO EM LUCROS POSSIVEIS NESTE TIPO DE ATIVIDADE,ALEM DE SER UMA PERDA DE TEMPO RELEVANTE QDO EH UTILIZADO POR MAIS DE UMA HORA.ISSO EH MINHA OPINIAO OK? LOGICO Q OS DONOS DAS EMPRESAS FABRICANTES SABEM MUITO BEM GANHAR DINHEIRO,AFINAL NAO FALTAM NESTE MUNDO HUMANOS BITOLADOS E ALIENADOS Q SE DEIXAM SER DOMINADOS POR JOGOS TECNOLOGICOS.

Marcel disse...

Denize (se é q esse é realmente seu nome) você entra em um site q fala de tecnologia e games apenas para descarregar esse monte de besteiras e se acha legal? Vá comentar no WWW.EUESCREVOEMCAPSLOCKSEMACENTO.COM.BR, que foi feito para pessoas como você, ou então vá achar um hobby para acalmar, porquê não tenta os videogames, vê como funciona com as pessoas aqui, elas comentam sobre o próprio hobby com argumentos, sem ofender ninguém, muito diferente do que você fez.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo