terça-feira, 23 de março de 2010

Avatar Colaborador Nerd

Anatel e o #mimimi das operadoras de celulares

Por Douglas Barbosa

 

celular-e-cadeado

Com a nova norma da Anatel, que faz com que todas as operadoras, independente dos planos de fidelização, vendam celulares desbloqueados ou que desbloqueiem sem cobrança de quaisquer multa, esta causando certo #mimimi por parte das operadoras. Algumas operadoras já fazem isso, a Oi e a TIM (menos tempo), mas o ponto no qual eu quero chegar é no tocante ao valor cobrado pelos aparelhos celulares.

Quando uma pessoa vai a uma loja de alguma Operadora de Celular (Claro, Oi, TIM, Vivo etc e tal) e compra um aparelho celular, mesmo que seja pré-pago, este aparelho vem com valor de subsídio, ou em outras palavras: sai mais barato do que o valor praticado normalmente em uma loja sem vínculo com as operadoras. Um exemplo disso é que alguns celulares que custam por volta de R$ 1800,00 Lulinhas saiam às vezes da loja por 1/10 do valor, porém o (in)feliz comprador vai ter pela frente um mundo de contas com planos de voz e dados etc. que muitas vezes vão ser subutilizados. Mas isto ainda não é o escopo deste texto.

As operadoras estão fazendo um #mimimi dizendo que os preços dos celulares vão aumentar por conta desta medida, uma vez que vão retirar o subsídio - já que não mais existirá a chamada “fidelização”. Isso tudo porque a operadora visa enganar fidelizar o Cliente, o que significa amarrá-lo com altas contas por mês, pelos (supostos) ótimos serviços prestados.

Eu rio deste pensamento: que droga é essa de fidelização? Essa tal fidelização não deveria ocorrer pelos bons serviços praticados pela operadora junto com os seus ótimos preços das tarifas? E mesmo assim, o fato de uma pessoa desbloquear o aparelho não a exime do pagamento de sua fatura contratual de serviços de dados e voz, ou seja, contratou UM dos serviços com a empresa X, vai pagar este UM ANO, mesmo que use outro chip e nunca tenha usado aquele(s) serviço(s), o que eu acho que é um lucro para operadora que vai ter ganhos sem precisar oferecer serviços.

O triste fato é que aqui no Brasil existe uma livre concorrência que na verdade não concorre, já que por mais que a empresas sejam concorrentes, eu não vejo o preço das tarifas baixarem. O que muda de uma empresa para outra é nome da “promoção” (Fale e Ganhe, Fale de Graça, Minutos Alguma Coisa, Infinity e etc), mas no final é tudo a mesma coisa: Pague caro para falar um pouquinho supostamente de graça somente com números que sejam da mesma operadora que a sua. Isso sem mencionar no valor das tarifas, que a meu ver são iguais (pouca diferença entre elas), com valores acima de R$ 1 real o minuto (pré-pago) um verdadeiro absurdo.

 

operadoras-de-celular

Não vou nem entrar no fato de que cada operadora tem a sua região monopolizada, onde outra não entra onde São Paulo é o ponto comum de praticamente todas, ou seja, cada uma tem a sua fatia do “Bolo” garantida e também não vou mencionar a telefonia fixa que é outra prova de cartel descarado.

Fica a dica para operadoras: A melhor fidelização é a excelência nos serviços.

Como sempre digo, esta é minha opinião e posso estar errado.

8 Comentaram...

Dão disse...

boa pergunta, aonde está a concorrência?

Eduardo Baroni disse...

Leia o texto que escrevi após um dia de fúria tentando cancelar um telefone da claro.
http://www.eduardobaroni.com/blog/?p=695

Glenda disse...

É isso é uma droga mesmo. Porém, quando eu fui desbloquear um celular da tim que eu tinha, fui na tim e desbloquearam sem problemas... nem me cobraram.. será que era um dia que estavam de bom humor?? haha bom, não sei. E realmente, concorrência é uma coisa que não existe.

Anônimo disse...

Pago R$0,25 por ligação com a TIM e sou muito feliz assim.

Tim rules

Gustavo disse...

Essa história de vender celulares bloqueados ou desbloqueados é uma cortina de fumaça. O problema é a qualidade e o preço dos serviços das operadoras. Eu não me importaria nem um pouco em assinar um contrato de 1, 2, 3 anos de "fidelização" para pegar um celular bom por um preço acessível, contanto que o serviço de telefonia e dados da operadora fosse bom. E isso não é ser enganado, é estar consciente que para ter um benefício (pagar um preço baixo por um aparelho celular, ou até mesmo nem pagar nada) é preciso se comprometer com a operadora.
O problema é que no Brasil não adianta uma coisa nem outra, todas as operadoras são ruins, já passei por Vivo, Tim e Claro no último ano e todas são iguais... ruins! E é óbvio que ao venderem os celulares desbloqueados eles os venderão pelo preço de mercado sem subsídio (que não Brasil são ridículos, celulares custando quase 3 mil reais!!!), pois não há garantia de retorno por parte do consumidor que justifique o desconto no aparelho.
A Anatel deveria se preocupar primeiro com a qualidade e preço dos serviços prestados pelas operadoras e depois com essa bobagem de desbloqueio.
Não quero ser "livre" para pagar 2500,00 em um celular e continuar pagando a mesma conta de sempre com o serviço sempre ruim...
Agora existe um outro problema que é o status que os aparelhos mais caros têm no Brasil. Maior exemplo disso é o Iphone. Tem muita gente que quer ter um Iphone só pelo status e depois quer desbloquer e colocar no pré-pago colocando R$10 a cada três meses. desculpa, mas isso é burrice. Se você não quer arcar com uma conta mensal que inclua plano de dados e voz compatível com o uso para qual o Iphone foi projetado (smartphones em geram pedem um plano de dados ilimitado) você não deveria ter um Iphone, ou N97, ou Samsung Galaxy, ou Motorola Milestone, etc...

Thiago Russo disse...

Pior é que se você olhar o "Reclame Aqui" (site para reclamações de TUDO), 3 empresas do Top 5 são operadoras de celular... =P

Angelus Pacifer disse...

Eis a explicação! Sempre desconfiei que havia alguma sacanagem para Claro, minha "amada" e "fantástica" operadora ter aparelhos a preços tão convidativos. Suspeitei desde o princípio!

Anônimo disse...

um bom exemplo de fidelização,são os pré-pagos.não temos desconto p/ comprar o aparelho,pagamos antes(e muito mais caro) p/ falarmos,e ainda por cima,barram nossos créditos(já PAGOS)restantes,após 90 dias.como diria robin:santa fidelidade batman!!!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo