Os blogs já deixaram de ser meros diários há muito tempo. Hoje existem blogs que recebem milhares de acessos por dia, e servem de fonte de notícias para inúmeros outros blogs ao redor do mundo. Mais que isso, tem gente que vive bem só com o dinheiro que ganha com a publicidade veiculada no blog. Então nada mais natural do que confiar em tudo o que lemos nesse tipo de página, certo? Errado. Talvez isso pareça óbvio para você, mas resolvi tirar a prova pra ver se todo mundo pensava assim. Escrevi este post no meu blog (aquele que no mês passado bateu o recorde de cinco acessos) como se eu tivesse acabado de fechar um contrato para vendê-lo. Lá eu dizia que permaneceria no blog como editor, que colunistas seriam contratados e que o nome do grupo comprador ainda não podia ser revelado. Alguns amigos riram e logo perceberam se tratar de uma brincadeira. Mas boa parte acreditou no post sem questionar e isso só se agrava quando se vê que o blog se chama Humorragia (se bem que tem quem acredite nas notícias do Bobagento). Recebi dois e-mails, um me felicitando e pedindo pra ser um dos colunistas, e outro que xingou minha progenitora por eu ter “vendido meu blog” e ninguém ter se interessado pelo dele. Além do leitor que comentou também querendo a vaga de colunista, pra você ver como é que está o desemprego no Brasil.
A cada dia surgem milhões de blogs diferentes, e é preciso ser muito ingênuo para considerar que todos são perfeitamente confiáveis. O mesmo vale para o Twitter. Alguém aí lembra do boato que surgiu meses antes do verdadeiro óbito que Patrick Swayze tinha falecido? Tudo começou porque alguém twittou e várias pessoas levaram a sério e retwittaram a mensagem, e assim por diante, em um efeito dominó que levou ao seu artigo na Wikipedia ser atualizado como se o ator estivesse realmente morto.
É de se compreender que os blogs famosos têm mais credibilidade, pois do contrário não seriam tão reconhecidos ou teriam tantos acessos. Mas quanto aos blogs menos conhecidos, de notícias principalmente, é que se tem de ficar com um pé atrás. Não são todos que aceitam escrever, de graça, a realidade dos fatos, e começam a espalhar boatos. Acredite, é melhor ser desconfiado do que passar vergonha por acreditar em um post falso.
Nota do Editor: O NSN também já foi comprado!
5 Comentaram...
O mesmo vale para muitas "verdades absolutas" que ouvimos por ai. Não só para blogs....
[]'s
Compulsivo
Independente de ser blog ou não, todas as notícias que tomamos conhecimento deve ser lida com um olhar crítico e se possível, posteriormente pesquisada para ter a certeza da veracidade da mesma.
A internet é uma ótima fonte de informação, mas como tal deve ser vista sempre com ar de desconfiança "filtrando" sempre as informações, haja vista que qualquer um pode dizer o que bem entender.
Excelente post.
Não acredito nisso.
Isso é verdade, a internet é um exelente meio de obter informação. Mas o falta na internet é credibilidade, o que mais se ve são bobagens dos mias variados tipos em blogs sem o minimo de conteúdo e noção. O que não é o caso deste blog, mas se me permite uma crítiva, de vez em quanto aparece algumas coisas discutíveis nesse blog. Mas só de vez em quanto
Isso serve pra mim: as vezes eu leio só o título de um post e já saio comentando por ai, enquanto nem o post(que pode se tratar de uma mentira) eu li!
Postar um comentário
Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!
-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.