segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Avatar Murilo

Não acredite em tudo o que lê nos blogs

 

image

Os blogs já deixaram de ser meros diários há muito tempo. Hoje existem blogs que recebem milhares de acessos por dia, e servem de fonte de notícias para inúmeros outros blogs ao redor do mundo. Mais que isso, tem gente que vive bem só com o dinheiro que ganha com a publicidade veiculada no blog. Então nada mais natural do que confiar em tudo o que lemos nesse tipo de página, certo? Errado. Talvez isso pareça óbvio para você, mas resolvi tirar a prova pra ver se todo mundo pensava assim. Escrevi este post no meu blog (aquele que no mês passado bateu o recorde de cinco acessos) como se eu tivesse acabado de fechar um contrato para vendê-lo. Lá eu dizia que permaneceria no blog como editor, que colunistas seriam contratados e que o nome do grupo comprador ainda não podia ser revelado. Alguns amigos riram e logo perceberam se tratar de uma brincadeira. Mas boa parte acreditou no post sem questionar e isso só se agrava quando se vê que o blog se chama Humorragia (se bem que tem quem acredite nas notícias do Bobagento). Recebi dois e-mails, um me felicitando e pedindo pra ser um dos colunistas, e outro que xingou minha progenitora por eu ter “vendido meu blog” e ninguém ter se interessado pelo dele. Além do leitor que comentou também querendo a vaga de colunista, pra você ver como é que está o desemprego no Brasil.

A cada dia surgem milhões de blogs diferentes, e é preciso ser muito ingênuo para considerar que todos são perfeitamente confiáveis. O mesmo vale para o Twitter. Alguém aí lembra do boato que surgiu meses antes do verdadeiro óbito que Patrick Swayze tinha falecido? Tudo começou porque alguém twittou e várias pessoas levaram a sério e retwittaram a mensagem, e assim por diante, em um efeito dominó que levou ao seu artigo na Wikipedia ser atualizado como se o ator estivesse realmente morto.

É de se compreender que os blogs famosos têm mais credibilidade, pois do contrário não seriam tão reconhecidos ou teriam tantos acessos. Mas quanto aos blogs menos conhecidos, de notícias principalmente, é que se tem de ficar com um pé atrás. Não são todos que aceitam escrever, de graça, a realidade dos fatos, e começam a espalhar boatos. Acredite, é melhor ser desconfiado do que passar vergonha por acreditar em um post falso.

Nota do Editor: O NSN também já foi comprado!

5 Comentaram...

teste disse...

O mesmo vale para muitas "verdades absolutas" que ouvimos por ai. Não só para blogs....

[]'s
Compulsivo

Ghost disse...

Independente de ser blog ou não, todas as notícias que tomamos conhecimento deve ser lida com um olhar crítico e se possível, posteriormente pesquisada para ter a certeza da veracidade da mesma.

A internet é uma ótima fonte de informação, mas como tal deve ser vista sempre com ar de desconfiança "filtrando" sempre as informações, haja vista que qualquer um pode dizer o que bem entender.

Excelente post.

sfgfhth disse...

Não acredito nisso.

Paulo disse...

Isso é verdade, a internet é um exelente meio de obter informação. Mas o falta na internet é credibilidade, o que mais se ve são bobagens dos mias variados tipos em blogs sem o minimo de conteúdo e noção. O que não é o caso deste blog, mas se me permite uma crítiva, de vez em quanto aparece algumas coisas discutíveis nesse blog. Mas só de vez em quanto

Keroicon disse...

Isso serve pra mim: as vezes eu leio só o título de um post e já saio comentando por ai, enquanto nem o post(que pode se tratar de uma mentira) eu li!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo