quinta-feira, 29 de julho de 2010

Avatar Voz do Além

Abracem o jailbreak, ripem DVDs… a lei americana não os condenará

 

image

Os americanos acabam de colocar exceções importantes na sua lei mais rígida do momento: a Digital Millenium Copyright Act (DMCA), criada em 1998, que regula tudo no tocante aos direitos autorais. A galera que cuida dela - oficiais da Biblioteca do Congresso dos EUA - incluiu exceções importantes que podem livrar a cara de muita gente de processos. As duas principais são: ripar DVD (quebrando a DRM por esporte) e fazer jailbreak no seu iPhone smartphone não é mais crime. Mas existem certas ressalvas…

Quanto a ripar os DVDs de filmes, é permitido que se copie um trecho e o use pedaços em documentários e vídeos não-comerciais (tipo paródias do filme A Queda e Dia de Fúria). Ouviu, YouTube? Não precisa mais ficar deletando um porrilhão de vídeos mais por causa de pequenos trechos tirados de DVDs comerciais! CDs de música e DVDs de games continuam tendo suas ripagens proibidas. Quanto ao jailbreak… tá TUDO liberado, podem fazer à vontade, sem medo de abraçarem a felicidade. Podem encher seu telefone de apps com peitos, lerem livros eróticos, ou o que der na telha. Parece até que foi um chute de leve nos bagos da Apple por parte do governo americano, que já tá dando chilique a lembrou veementemente que isso continua tirando a garantia do aparelho - nada como fazer as próprias leis, né não, tio Jobs?!

Outra que tomou uma rasteira foi a Amazon, que acabou de ver o controle que tinha sobre o Kindle ir por água abaixo, pois as ressalvas da lei permitem que se quebre a DRM de ebooks para que eles possam ser lidos em computadores e outros tipos de leitores de ebook sem qualquer quebra de patente.

No mais, as coisas continuam praticamente no mesmo lugar: os que sabem fazer jailbreak agora estão amparados por lei. E os que não sabem, continuarão sem saber…

 

[Via IDG Now!]

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo