sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Avatar FiliPêra

No meio da (semi) desgraça, a Nintendo começa a ver a luz

 

image

A Nintendo reinou absoluta nos portáteis desde que lançou o Game Boy, em 1988. Mas aí veio uma aposta no 3DS - na tecnologia 3D, que ainda considero forçada, por motivos que já expliquei e tem muito a ver com a forma como ela é aplicada - e o mercado mostrou que não estava tão fácil como antes. As vendas foram decepcionantes para um produto portátil da empresa e ainda não haviam passado dos 4 milhões de unidades, o que levou a Satoru Iwata, manda-chuva da Nintendo, cortar o próprio salário - quase um harakiri corporativo - e reduzir o preço do portátil da empresa em 30%. Por uma das primeiras vezes na história, um console daria prejuízo a empresa ao invés de lucro - ou de se pagar, embora tenha sido Hiroshi Yamauchi, antigo presidente da empresa, a inventar o negócio de lucro sobre os softwares no mundo dos games.

As especulações em cima dos problemas de venda do portátil foram tantas, que alguns produtores anunciaram que o PS Vita, novo portátil da Sony, já nascerá morto, o que não passa de um exagero, mesmo com a concorrência ferrada de smartphones e tablets.

Apesar do revés, o ano é bom para a Nintendo de uma forma geral, mas estar no topo gera mais cobranças, obviamente - ainda mais com as atitudes agressivamente lucrativas da empresa -, e o alarde criado em cima da queda nas vendas da dos produtos da Nintendo levou muita gente a maximizar o problema, coisa que os números não mostram com tanta clareza assim.

Esse ano, a empresa vendeu mais jogos que todas as outras - o Wii é o console que mais vende jogos, por exemplo -, tem dois consoles entre os três mais vendidos, e a concorrência ainda navega distante, apesar de quedas bruscas, tanto do Wii, quanto do DS. Fora que seus aparelhos não dão prejuízos, o que significa em tempo menor para ele dar lucros suficientes para a empresa investir em uma nova geração mais cedo.

Mas vamos aos números, começando pelos portáteis:

 

image

Essa semana veio a boa notícia que eles esperavam: o 3DS voltou ao topo, tanto no Japão quanto nos EUA. Para expressar em números, basta dizer que ele vendeu sete vezes mais que três semanas atrás, quando foi anunciado o corte de preço. Até o Wii voltou a superar o Xbox 360, embora tenha ficado 30 mil unidades do PS3, numa época em que o mercado, no geral, ficou bem estável em relação a semana passada.

Ah, é só uma semana positiva…” Não é bem assim. Vamos deixar que os números falem por si:

 

image

Pela imagem, podemos ver que o Wii vendeu menos que o PS3 tanto há um ano, como na semana passada e ainda essa semana. No entanto, a queda de venda dele em relação ao ano passado também é a menor. E na primeira imagem podemos ver que, no mercado mundial, o DS vendeu mais que o PSP nos últimos dois meses e meio, e acompanhamos a recuperação do 3DS após a redução de preço. São números bem diferentes do indicado pelo mercado japonês, por exemplo, que estão cada vez mais intraduzíveis em relação ao mercado mundial.

Mas e os jogos, que é o que realmente importa, no fim das contas? O gráfico abaixo mostra o desempenho na venda de jogos no mercado mundial e uma franca recuperação do Wii - além de uma tendência de queda, tanto no Xbox 360, quanto no PlayStation 3.

image

image

Reparem que o Wii vende mais jogos que os outros consoles e ainda possui a queda menor em relação ao ano passado… bem menor, por sinal. Essa semana, o console experimentou um aumento de 1% nas vendas em relação a semana passada, enquanto a concorrência experimentava uma queda de 17%, em média. No ramo de portáteis, temos outra vitória da Nintendo, com o praticamente finado DS na liderança e um aumento nas vendas do 3DS.

Ontem, outra boa notícia pra empresa: o anúncio de uma conferência para o 3DS em setembro, seguido de especulações sobre uma possível nova versão do portátil - mais barata - acabou por jogar as ações da Nintendo 8% pro alto, mesmo com executivos desmentindo tudo sobre versões do portátil.

Ou seja: creio ser precipitado pra dizer que a empresa está em crise, no fim das contas, embora ele esteja em uma fase de tomar medidas para evitar a instalação de uma!

 

[Via VGChartz]

3 Comentaram...

Semija Omurokay disse...

Acabei de comprar meu 3DS e dois jogos: Street Fighter IV e Resident Evil: Mercenaries 3D. Não me arrependo minimamente de ter gastado meu dinheiro na empresa, já que foi ela quem me fez voltar ao mercado consumidor do qual estava fora desde o... Atari (o antológico artigo do Filipêra sobre o Wii foi decisivo na escolha do meu primeiro videogame).

A Sony e a Microsoft devem agradecer à Nintendo por ter a mim e a tanta gente mais por serem clientes dessas empresas !

Lena disse...

Até eu comprei um 3DS. A Nintendo merece, sempre mantendo o nível de qualidade nos consoles, desde o antigo NES.

oi disse...

Gostei do artigo, mas acho que diminuiu mto o estrago que essa "crise" está fazendo dentro da nitendo, as vendas parecem boas se comparadas com a da concorrência, mas o que esses números realmente dizem ?, o ponto é que o publico que compra o wii (diria uns 50 %) não é o mesmo do xbox e ps3,logo a alta de vendas do wii não influência com um impacto tao grande a venda da concorrência e vice-versa (sem considerar a rentabilidade dessas vendas), a parte que preocupa é que internamente a nitendo esperava x de lucro e agora não irá ter nem 10% (a "Big N" tinha uma espectativa de 110 Bilhoes de yen para 2012 e agora tem a espectativa de lucro é 20 Y), pra remediar isso ela precisa de uma nv grande onda de vendas, que ainda ninguém sabe se vai ter, aí mora o perigo, o wii u nem teve sua estreia e já está sendo duramente criticado, o wii só tem o kirby e o Zelda como carta na maga para alavancar as vendas esse ano(tenho o wii, e admito que não vejo lançar um único jogo bom faz tempo), o nitendo ds teve uma venda mto boa (por sorte os jogadores causais adoram a ideia do touch screen), mas a falta de investimento dele pela nitendo tbm resultou em poucos títulos impactantes, logo o 3ds e wii u tem que emplacar nas vendas, pois a nitendo apostou caro neles, a sony fez uma burrada igual e teve prejuízo por uns 2 anos com o play3 (tbm usou a tática de baixar o preso do console), mas em 2010 ela voltou a ter lucros (mas mesmo com o susto a sony, já esperava isso),o que assusta na nitendo é que ela simplesmente esperava gordos lucros com o 3ds (olha a espectativa da "big N"), e agora eles estão correndo atras para salvar o 3ds, e suas expectativas como wii u sao pessimas, pelo menos a sony sabia do potencial do play 3 se aproveitou disso, já o wii u nao dah pra saber, com o passar do tempo a nitendo perdeu o respeito de mts jogadores hardcore (comprei o wii, depois do play 3, mas nunca foi prioridade) e provavelmente as boas vendas mais uma vez irá partir dos jogadores casuais, apostar em jogadores causais pode ser perigoso, quase não existe concorrência nesse público (não é o publico alvo do xbox e play), porém tbm não se pode esperar grandes investimentos por parte deles, se o wii u ficar caro demais, irá afastar esse público, como os jogadores hardcore tbm acontece, porém em uma menor escala

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo