terça-feira, 2 de agosto de 2011

Avatar Voz do Além

Avião não-tripulado invade redes WiFi e até acessa informações de celulares

 

image

Dois ex-oficiais de segurança de dados da Força Aérea americana resolveram provar que os protocolos de segurança das principais redes de comunicação - WiFi, GSM, etc. - são falhas na base da ação. Ao invés de descreverem teoricamente as falhas que encontram nessas redes, eles criaram o WASP (não aquela banda de glam rock, ou os “brancos anglo-saxões protestantes” que mandam nos EUA… mas sim uma sigla pra Wireless Aerial Surveillance Plataform), uma avião não-tripulado que explora justamente as brechas descritas por eles. Após completarem o trabalho, Mike Tassey e Richard Perkins rodaram conferências hacker, como a Black Hat e Defcon, e esse ano farão uma segunda rodada de apresentações.

A máquina - com seus 14 quilos e esqueleto de um drone já aposentado do Exército dos EUA - funciona com uma gama de equipamentos avançados: câmera de alta definição, um computador Linux com uma dicionário com mais de 340 milhões de palavras para serem usadas em quebras de senhas e 11 tipos diferentes de antenas de recepção e transmissão. Uma dessas antenas, inclusive, serve para interceptar ligações e transmissões provindas de celulares, e faz os aparelhos pensarem que o avião é uma antena da operadora. O avião é quase completamente autônomo, e só exige orientação humana em pousos e decolagens. Pode voar em rotas pré-definidas ou simplesmente agir como um caçador de redes.

"Queríamos trazer à luz o quanto a indústria de consumo progrediu, ao ponto de que o público tenha acesso às tecnologias que colocam as empresas, e até mesmo governos em risco, com uma nova ameaça que eles não estão cientes”, disse Parkins a revista Forbes.

Como diz um amigo meu: Se você se dispõe a estudar segurança da informação, se prepare para abraçar a paranóia! Abaixo, um vídeo do gatuno em ação.

 

[Via PopSci]

2 Comentaram...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Uau,você tem um futuro brilhante pela frente

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo