terça-feira, 9 de agosto de 2011

Avatar Voz do Além

Como fazer o cérebro de alguém entrar em curto

 

image

Uma mostra de como funciona a mente humana (como falei AQUI) são os sinais de trânsito: aquelas merdas são perigosas porque malucos que passam por cima das pessoas existem aos montes em qualquer canto, e mesmo assim, se duas pessoas atravessam a rua, uma caralhada de gente o faz, sem nem ao menos olhar para ver se o tá liberado. Isso é uma mostra que nós não estamos acostumados a contradição, da mesma forma que não estamos acostumados a irracionalidade absoluta.

Imagine-se na seguinte situação: você chega na sala de aula da sua faculdade. Você tem ABSOLUTA certeza que aquela é sua sala, o professor que vai dar a aula do dia é o que está lá dentro, seu lugar habitual está lá, seu grupo de papo furado tá lá, até uma pichação que você fez na parede está lá. Everything In Its Right Place! Mas TODOS, SEM EXCEÇÃO, começam a te tratar como estranho, insinuar que você está na sala errada, e até o professor não te reconhece. Ninguém reage positivamente aos seus “Qual é, galera?! Podem parar agora”. Você é um completo estranho num ambiente que tem certeza que é o habitual. Em pouco mais de meia hora você começa a questionar profundamente algo que tem completa certeza.

Eu vi isso acontecer mais de uma vez na minha turma de Psicologia Social, além de outras salas que o meu professor dava aula, e é bizarro, embora completamente lógico. Uma variante bem interessante é seus pais começarem a dizer que você, na verdade, é seu irmão com toda a veemência e por um dia inteiro. É de endoidar rapidão.

Esse tipo de contradição cognitiva é a razão por trás de vários tipos de doenças psicológicas. Algumas vezes por trás de surtos dos mais loucos. Claro que as contradições podem ser mais sutis - ordens dos pais vs atividades dos seus amigos; doutrinas da sua igreja vs desejos sexuais da sua namorada, entre outras variantes quase infinitas - e se o portador delas não decidir pra que lado vai (ou se vai equilibrar os dois), ele endoidará.

 

É esse tipo de joguete malévolo que está por trás do funcionamento da Wrongcalculator. Ela é um mecanismo simples que fornece respostas erradas para todas as operações matemáticas que o usuário deseja saber a resposta. Bom, não tão simples assim, já que não sei se a tal calculadora reproduz sempre os mesmos resultados errados para as operações (por exemplo, nela 10 x 5 sempre será igual a 52) ou é apenas um gerador de números aleatórios.

Então, não posso te dizer, com que grau de eficácia o cérebro alheio será fritado pelos resultados dela. Mas, enfim, parece ser o tipo de traquitana ideal para umas pegadinhas de fazer qualquer um amaldiçoar os neurônios).

O gadget está a venda no site Red5.

 

[Via Boing Boing]

3 Comentaram...

Joelma Alves disse...

Fiquei com muuuito medo dessa experiência que seu professor fazia. Depois de alguns minutos eu ía me desesperar...Certeza. Experiências psicológicas são realmentes fascinantes, ainda mais as que possuem resultados praticamente imediatos...

Miguel Mascarenhas disse...

Pelo tanto de informação achei que fosse mostrar algo mais relevante que um mero programa que faz contas erradas. E o pior, ele ainda é pago.

Anônimo disse...

Vc tem provas cientificas tido, ou vc fala por falar "papo furado"
vc disse q ja aconteceu varias vezes
nenhuma dessa varias vezes ninguem teve a ideia de grava

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo