quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Avatar Felipe

Capitão América - O Primeiro Vingador

 

image

Não é segredo pra ninguém que a grande preocupação atual do Marvel Studios é com o vindouro filme dos Vingadores. A maior prova disso é Thor, filme que se preocupa muito mais em mostrar no cinema elementos da Casa das Idéias do que desenvolver o personagem. Felizmente, apesar de ter o subtítulo de “O Primeiro Vingador”, o filme do Capitão América não comete os mesmos erros da adaptação do deus do trovão e desenvolve bem a história de Steve Rogers. Isso, claro, sem deixar de lado as sementes para o filme da superequipe da Marvel.

A cena de abertura já deixa claro para os fãs como a história vai terminar, enquanto deixa os novatos intrigados com o que acabaram de ver. Ela mostra um grupo de exploração encontrando um avião enterrado na neve. Ao entrar no veículo, eles descobrem o escudo do Capitão América congelado. A partir daí, a história vai para 1942, em plena Segunda Guerra Mundial, onde um franzino Steve Rogers tenta desesperadamente se alistar no exército dos EUA.

Logo nesse começo, o que chama bastante a atenção é a magreza do jovem Steve. Os efeitos utilizados para diminuir a altura e emagrecer o ator Chris Evans são bem impressionantes. Quando ele interage com outros personagens, em nenhum momento nós deixamos de acreditar que Steve é daquele jeito. E boa parte do filme é com o personagem com este físico. É também nesse início que o público é apresentado à Bucky Barnes, melhor amigo de Steve e que, ao contrário deste, é aceito no exército.

Claro que depois de muito sofrer nas mãos dos valentões, Rogers consegue entrar para o projeto do super-soldado e acaba se tornando o Capitão América. A transformação do jovem soldado, com um close nos olhos arregalados, faz referência a outro herói Marvel que também estará em Vingadores.

 

image

Infelizmente, Capitão América – O Primeiro Vingador possui um dos grandes defeitos do filme do Thor: a tentativa exagerada de fazer comédia. Nada contra um pouco de humor nesse tipo de filme, os dois Homem de Ferro possuem cenas engraçadíssimas, mas sempre sem perder o ritmo. Já em Capitão América, o humor parece ter a função de não deixar momentos sem diálogos ou não deixar a coisa muito séria. A ordem provavelmente era que o filme usasse a fórmula de ação e humor de Homem de Ferro, mas os roteiristas não foram bem sucedidos nessa tarefa.

Em determinada parte, Steve Rogers se joga em cima de uma granada enquanto todos os outros recrutas saem correndo, uma cena perfeita para mostrar a coragem dele e porque ele deveria ser escolhido para ser o Capitão América. Infelizmente, pouco antes da cena terminar, o personagem de Tommy Lee Jones, general Chester Phillips, diz para o doutor Erskine “ele continua magrelo”. Ora, o objetivo do soro do supersoldado não era justamente fornecer super-força ao soldado? Pra que um comentário desses então? E quando Steve e Peggy Carter finalmente se beijam, lá está o general de novo com a brilhante fala “eu não vou te beijar”.

Mas é óbvio que todos devem querer saber é das cenas de ação. E elas são muito boas, mas bem que podiam ser mais constantes. O filme perde muito tempo mostrando o Capitão América como uma marionete do governo para conseguir mais apoio durante a guerra. São cenas interessantes e que servem para mostrar como ele se tornou um verdadeiro herói, mas não havia necessidade de durar tanto tempo. Eu gostaria de ver o Capitão batalhando um pouco mais na Segunda Guerra, vencendo batalhas quase perdidas contra os nazistas e tal. Mas quando ele vai para o combate já é para enfrentar a Hidra, comandada pelo Caveira Vermelha, que se voltou contra Hitler.

De qualquer forma, é empolgante ver o Capitão América em ação, arremessando o escudo e se defendendo dos tiros numa velocidade impressionante. Além disso, os fãs da Marvel podem se divertir procurando participações especiais, como a de DumDum Dugan, ou ainda ver Bucky Barnes lutando ao lado do Capitão América. E nessa onda de participações especiais, o filme aproveita para mostrar Howard Stark, pai de Tony Stark, que trabalha criando armas para o exército americano. Inclusive, é ele quem cria o escudo do Capitão.

 

image

image

A maior derrapada de Capitão América – O Primeiro Vingador é perto do final do filme, quando eu esperava uma batalha épica entre o bandeiroso e o Caveira Vermelha, que acaba sendo bem rápida. Para não dar nenhum spoiler, basta dizer que, infelizmente, aqui mais uma vez pesou a decisão de tentar unificar os universos dos heróis no cinema. Provavelmente, os mais ansiosos pelo filme dos Vingadores vão adorar o final, mas como eu já comentei na resenha de Thor, eu preferia que os filmes funcionassem bem sozinhos e não que já nascessem como parte de uma franquia.

Melhor do que Thor, mas inferior a Homem de Ferro, Capitão América – O Primeiro Vingador praticamente abre as portas para o filme da superequipe da Marvel deixando as expectativas dos fãs lá no alto. Agora resta esperar para ver se essas expectativas serão realmente alcançadas ou se esse filme vai botar tudo a perder. E fica a torcida para que, depois do lançamento de Vingadores nos cinemas, o Marvel Studios volte a fazer filmes solos interessantes, como foram Homem de Ferro e Hulk.

 

Captain America - The First Avenger (EUA, 2011)

Diretor: Joe Johnston

Duração: 124 min

Nota: 7,5

5 Comentaram...

Akira Mistika disse...

Concordo com o post, acho que os filmes seriam muito mais interessantes se fossem trabalhados individualmente, sabe, contando a história deles e não se preocupando em fazer deles um apoio para a construção de uma franquia.
O que passa é que a historia dos herois vira um complemento a trama "maior" que será "Os Vingadores".

Rodrigo H. disse...

Você falou que esse é melhor do que Thor, porém os dois filmes tem a mesma nota.. O_o'

Thiago Luiz disse...

Thor deveria ter uma nota bem mais inferior junto ao Capitão America.

Joelma Alves disse...

Gostei desse filme, Chris Evans é lindo, né!! =)
A cena da granada me emocionou,confesso que sou manteiga derretida.
Pena que não vi a cena extra, meu namorado não acreditou em mim qnd disse que tinha mais uma cena depois de todos os créditos... Mas depois vi no YouTube =)

dieguinho disse...

Olha esse filme na minha opnião foi um sussesso nacional
eu adorei um 10 pra todos ae email .... diogo_silva.19@hotmail.com

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo