quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Avatar Voz do Além

Manual da CIA ao alcance dos seus olhos

 

cia1__1256932078_9130

O ano era 1950. Guerra Fria, soviéticos, armas atômicas, espionagem ao máximo e todas essas coisas que você deve ter algum conhecimento. Tá certo que alguns desses elementos ainda estão em alta, mas isso é outro assunto. E foi mais ou menos nesse ano os EUA chegam à conclusão que precisavam aumentar seus esforços para espionar a União Soviética, e criam a CIA, Agência Central de Inteligência, que ainda hoje é conhecida pelos seus erros e por suas ajudas a traficantes de drogas e futuros inimigos dos EUA - Saddam e Bin Laden, por exemplo.

Foi por volta dessa época que os EUA contratou o ilusionista John Mulholland para fazer um manual secreto, com o intuito de ensinar os agentes da recém-criada agência a criarem técnicas para se esconderem, se comunicarem e roubar documentos secretos com métodos parecidos aos que os mágicos atravessam paredes e fazem surgir coelhos de cartolas. Há ainda ensinamentos para que os agentes despistem autoridades se fazendo passar por retardados, coisa em que eles se tornaram especialistas, creio eu.

Tais ensinos foram compilados e distribuídos a agentes secretos que saíram do OSS (Escritório de Serviços Estratégicos), principal agência de espionagem dos EUA até o momento, e foram para a recém-criada CIA. O Manual deveria ter sido destruído depois de ter caído em desuso, cerca de 20 anos depois, mas Robert Wallace e Keith Melton, que já revisaram diversos manuais de espionagem, o encontraram em 2007, e o prepararam para ser publicado. E, há poucas semanas, chegou uma versão pública, vendida na Amazon, com o nome original Official CIA Manual of Trickery and Deception, ou O Guia Oficial da CIA de Truques e Enganação, em uma tradução meio bizarra.

O programa que norteou a criação desse manual era denominado MK ULTRA (não por acaso, o álbum The Resistence, do Muse, tem uma música homônima), que tinham por objetivo controlar a mente de humanos para facilitar interrogatórios e a criação de agentes-fantoches - daqueles que são ativados com uma palavra-chave. Tais métodos derivaram dos ensinos de torturas ensinados na Escola das Américas - onde os policiais do Doi-Codi foram treinados, todos eles relacionados reunidos nos chamados Manuais KUBARK, que até hoje orienta militares e agentes da CIA, causando coisas como Guantánamo e Abu Ghraib.

 

Abaixo você algumas das técnicas “revolucionárias” criadas pelo ilusionista.

 

cia2__1256932079_8827 cia3__1256932079_5156 cia4__1256932079_0887 cia5__1256932080_1313 cia6__1256932080_3509 cia7__1256932080_2227

PS: Mulholland não foi o único ilusionista a trabalhar para serviços secretos. Harry Houdini trabalhou para o MI6 na Alemanha e na União Soviética.

 

[Via Boston Globe]

4 Comentaram...

cleiton disse...

Deve ser massa esse livro,juntou dois assuntos interessantes : espionagem e magica/ilusionismo.
Pena que procurei pra download e não achei =x
Quem sabe não rola um link la no Anarquia ? xD

Unknown disse...

Interessante noticia, sao informaçoes que estao muito longe do consumo normal do homem comum, tanto é assim que a reproduzi para o meu Blog...!

Anônimo disse...

Putz, esses caras sao muito expertos heuahe!

JF disse...

Eu queria saber se tem pra download. Eu to louco pra baixar esse livro, meus pais não querem comprar! Eu escrevo histórias e teno uma sobre espionagem e não sei o que escrever pq n conheço muito bem esse mundo

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo