sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Avatar Voz do Além

O peso do material que faz a internet funcionar

 

atlas1

Uma vez li que a massa da Terra (peso ela não tem, já que não tem gravidade no espaço, e peso é massa X gravidade) é de 5,972 x 1024, ou 6.000.000.000.000.000.000.000.000 quilogramas, algo deveras impressionante. Mas ontem soube que a internet tem uma parcela importante nessa massa toda. Como se chegou a esse número? Vamos aos cálculos!

Em primeiro lugar, saibam que a internet pesa algo em torno de 498.438.559.990 (quase meio trilhão) de quilos. O método para se chegar a esse número absurdamente pesado é simples. Existem no mundo cerca de 570.937.778 PCs conectados a internet, e foi jogado um peso médio de 40 quilos por máquina. Parece muito, principalmente pelo atual surto de net e notebooks, mas existem vários servidores de empresas realmente pesados, e computadores com acessórios pesados, como impressoras e outras coisas, então ficamos com esses 40 quilos mesmo. Essas máquinas somam 22.837.511.120 quilos, o que já não é pouco.

A estimativa é que existam 175.480.931 data centers de internet espalhados pelo mundo, o que dá um número de mais ou menos 1.754.809.310 quilos. Os dados sobre peso de cabos, e outras ligações entre continentes são naturalmente nebulosos, e um dos poucos que se sabe o valor aproximado é um cabo que liga os EUA a Europa, com 87.000 quilos. Continuando, foram vendidos algo em torno de 42 milhões de iPhones e mais de 50 milhões de BlackBerrys. Esses brinquedinhos somam mais 12.800.000 quilos a nossa conta.

Esqueça as mais de 85 bilhões de páginas da internet e os 287.524 vírus de computador… a verdadeira internet não pesa mais que 100 gramas, somando a sua formação - basicamente magnetismo - ao nosso cálculo. O resultado disso tudo é um estúpido 498.438.559.990 quilos.

Agora você tem um assunto interessante na sua próxima conversa de bar!

 

[Via HypeScience]

6 Comentaram...

Anônimo disse...

Cara, uma vez eu li não lembro aonde e nao lembro muito bem como era...mas era algo q a internet daqui a uns anos vai se formar uma massa de internet que vai ser auto-suficiente algo do tipo...vou da uma pesquisada...seria intereçante
vc dar uma pesquisada sobre isso ia ser um ótimo post.

:]

Dan disse...

Esse cara aí de cima (ou de baixo?!) não é nerd. =(

Reparem no "intereçante" que ele escreveu.

Temos espiões entre nós. kkkkk

Carlitos disse...

Mas todo a matéria-prima usada pra construir esse monte de aparelhagem já estava aqui até de nós, não? Assim não importaria se partes do peso são de carros, de humanos, prédios ou seja o que for, já que é tudo reaproveitamento?

Carlitos disse...

até ANTES de nós*

correção

Piccini disse...

o Anonimo nao é nerd! [2]
e no espaço existe sim gravidade, caso contrário a Terra não giraria em torno do Sol, a Lua em torno da Terra, os Buracos Negros não teriam graça, e tdo isso...

mas intereSSante saber disso!

Carlitos disse...

Fiquei triste por não obter resposta.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo