sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Avatar Voz do Além

Tamanho pode ser documento! Ou: os maiores textos da história do NSN

 

a406_horse

Uma das primeiras regras secretas que estabelecemos quando o NSN se formou miticamente numa noite há mais de dois anos trás, foi que nossos posts não poderiam ter menos que 1000 caracteres. Bom, na verdade eu não estava lá, mas wathever, sei que essa regra existia. De dois anos pra cá, logicamente que essa regra foi quebrada diversas vezes, principalmente por mim, depois de criar a tag Imagens. Parte disso veio do fato de que não é toda a pessoa do mundo que tem o tempo de ler posts muito grandes, então é bom dar uma balanceada e criar outros um pouco menores, mas com conteúdo interessante.

Mas, mantemos a tradição, e a maioria dos nossos textos têm um tamanho considerável, e dificilmente enchem linguiça pra conseguir isso. O fazem unicamente pelo conteúdo querem ter. Alguns são quilométricos para os padrões internéticos, e seriam rejeitados em muitos sites e blogs por aí. Mas, aqui no NSN temos a devida liberdade, tanto de postar somente uma imagem, como postar 50.000 caracteres… ou mais, tudo depende de inspiração e profundidade que se quer alcançar.

O lance é que escrever é uma arte foda. Quando se começa a escrever sobre algo que gosta, não se quer mais parar. Foi assim comigo no maior texto que escrevi na minha vida (o primeiro da lista aí embaixo). Comecei com uma proposta, mas a fui modificando com o tempo, até chegar a um patamar que achei adequado. Na verdade sempre gosto de dar esse formato aos meus textos: dar a aparência de uma coisa, mas ao fim ter muito mais do que aparentemente ele teria.

Com o texto do Kremlin aconteceu isso. A minha idéia inicial era apenas falar do Kremlin (o prédio), mas vi que ele era muito mais um símbolo, um trono, e isso era o mais importante nele. Por isso, o tamanho, ele é testemunha de alguns dos mais importantes acontecimentos do século, e decidir incluir vários deles, ou ao menos escrever um pouco sobre como foi cada governo russo… Esse é o espírito que procuramos alcançar aqui no NSN. Claro que não dá pra fazer isso diariamente, mas procuramos fazer com o máximo de frequência possível!

E, após receber certas críticas (não foram exatamente críticas, mas observações) quanto ao tamanho do último Glaspost, decidi fazer uma busca pra saber qual seriam os 10 maiores textos da história do NSN, assim como o número de caracteres com espaços de cada um. Tudo pra ocupar algumas horas da sua vida, caso você ainda não os tenha lido. Estranhamente (ou não, pra mim), o tamanho diz muito quanto a qualidade deles: vários dos textos abaixo são cotados como os melhores da história do nosso humilde blog quando pedimos uma lista pra alguém.

Detalhe: posso ter deixando algum pra trás, mas espero que não, mesmo tendo empregado apenas uma hora na minha busca. Qualquer dica de outro texto mamutesco nosso, coloque nos comentários (se eu achar outro, faço um update)!

 

1 - Glaspost #9 - A Fortaleza Vermelha - 49.172 caracteres

2 - Os 11 Filmes Mais Insanos da História do Cinema - 47.047 caracteres

3 - Wii: revolução ou enganação? - 31.038 caracteres

4 - Five Hot Stories For Her e a Pornografia Feminina - 30.371 caracteres

5 - [Maratona] Trilogia do Anel - Versão Estendida - 26.375 caracteres

6 - Alma Mater #5 - Aspásia - 25.778

7 - [Liberdade] As Mecânicas da Escravização - 25.184 caracteres

8 - Os 22 melhores finais da história do cinema - 24.192 caracteres

9 - Mega Maratona de Filmes - 22.508

10 - Ladytron - Andróides com Coração - 20.253

 

Boa leitura… só aí tem 301.918 caracteres pra você!

9 Comentaram...

Murilo Andrade disse...

Que fracasso eu sou. Nunca escrevi um post muito longo.

Murilo Andrade disse...

Se não me engano tinha um post que você fez com o BruNêra sobra bizarrices japonesas que era bem longo.

Gabriel Radd disse...

Do top 10 eu só li 20%. Que vergonha...

Ana Recalde disse...

Caraca, eu só não li UM :P
hahahahha, isso é que é fã!!
ou ler AGORA!! XD

MrVallence disse...

Realmente as vezes da preguissa de ler os textos kilometricos do NSN, mas eu encaro isso como uma das marcas do NSN, que além de tamanho trazem muito conteúdo.

Da lista eu só li 4 mas, tenho certeza que ainda lerei os outros... só estou esperando a preguissa passar.

Anônimo disse...

"wathever" ... ? Não seria "whatever"

Doug disse...

Da lista, inteiro, inteiro só li 2 e valeram a pena! O difícil é conseguir tempo...

Cristine Martin disse...

Li uns 4 da lista, e gostei; aliás, o post sobre O Senhor dos Anéis ficou ótimo, acho que foi o que mais gostei.

Bom, como adoro ler livros 'tijolões', um postzinho de 50 mil caracteres é fichinha... (risos); especialmente quando o conteúdo vale a pena.

Abraços!

Aleatório disse...

faltou o HiperEspaço 19 que falava sobre os sofistas que, segundo o meu contador de caracteres, deu 30796 caracteres. Por sinal eu achei aquele texto foda.

Me senti foda por ter lido 60% desses textos xD

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo