sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Avatar Colaborador Nerd

Almanaque Shoujo Mangá

Por Murilo Andrade, do Humorragia 

 

Almanaque_shoujo_manga

Todo nerd teve ou ainda vai ter uma mancada. Há aquele que foi ver o filme do Mario no cinema. Já outro deu cinquenta reais num boneco bem vagabundo do Jaspion. Por aí vai. A minha foi ter comprado esse livrinho da capa rosa acima.

Estava eu no shopping torrando meus dois reais de salário, quando me deparei com um volume enorme entre os mangás, ricamente ilustrado e papel de extrema qualidade: o Almanaque Shoujo Mangá. Tal volume, chamou minha atenção, mesmo com o fato da capa ser rosa, porque prometia ser o mais completo sobre o gênero de mangás shoujo, teoricamente voltado para garotas, mas que todo mundo lê. O livro custava a pequena fortuna de R$ 19,90.

Depois de apelar à boa vontade materna, corri que nem louco e comprei o tal almanaque. Já em casa, peguei um copo de Coca-Cola e comecei a ler. Quase cuspi metade do refrigerante capetalista fora quando verifiquei no livro imagens dos personagens Goku e Sasuke, de Naruto. Putaquepario, mas eles são de mangás shounem, o inverso do shoujo. Como a editora pode cometer um erro tão primário assim no livro que é o "mais completo"?

Depois de quase jogar o Almanaque pela janela, voltei a me concentrar na sua leitura. Realmente havia capítulos interessantes nele, como o sobre Cosplay, o dos fanzines, as entrevistas, algumas listas. Tudo isso faria o material valer a pena… se não fossem apenas republicações de matérias anteriormente escritas pelas revistas da editora.

Agora eu já tinha perdido quase que todo o interesse pelo Almanaque Shoujo Manga, mas decidi ler mais um pouco, afinal tinha saído caro. Foi a pior coisa que eu podia ter feito na vida. Se eu tivesse fechado o livro não teria encontrado o fatídico capítulo "Os meninos mais bonitinhos dos shoujo mangás". Além do tema fraco parecia ter sido escrito por uma pré-adolescente. Leia este trecho:

 

Zero Kiriyu (Vampire Knight)
Bastante reservado, tem dificuldade de se relacionar com pessoas, com a exceção de sua amiga Yuuki. Mas não deixa de ser lindo.

Licença... Acho que vou vomitar.

Preferia muito mais que a Valéria Fernandes, uma das maiores especialistas em Shoujo Mangá do Brasil, escrevesse um livro sobre o tema do que o Almanaque Shoujo Mangá. Na sede de ganhar dinheiro acabaram cometendo muitos erros. Quase choro lembrando que dei vinte reais nele. Demorou semanas até que eu tomasse coragem para relatar isso à vocês. Talvez nunca mais me recupere do choque. Agora sejam homens e revelem suas mancadas também!

 

Almanaque Shoujo Mangá: O poder da sedução feminina (Brasil, 2009)

Autores: Eloyr Pacheco, Gustavo Zolinger Zanin, Humberto Yashima, Lucas Tanaka, Priscilla Murakami e Franco de Rosa

Páginas: 130

Nota: 3 (Estou de bom humor hoje)

11 Comentaram...

Slade disse...

Valeu Murilo, eu já ia comprar esse livro "almanaque"... Obrigado pelo post. :x

Guelo disse...

Não acredito que vc realmente comprou isso aê!?

PixeledBird disse...

Tá mas.. qual a editora disso?? é traduzido ou é original?

May Cry disse...

Rapaz, qualquer coisa que tenha uma capa rosa, com certeza não foi confeccionada para homens. Seja lá o que for. Foi inocência sua. Mas essa foi engraçada.
Mulheres são uma graça a parte. Porque elas tem essa obsessão por personagens "problemáticos" ?

murilo disse...

Editora Escala e não, não foi uma tradução. Só ver os nomes dos autores acima.

Renata disse...

Desculpa, mas eu ri mto desse teu post kkkkkkk Deus do céu, tu comprar pensando que ia sher sobre o shoujo e ser quase tdo shounen é ilário se não fosse trágico né!!! Fiqueicom pena de ti por ter gastado teu dinheiro.. Mas tmb qualquer um seria enganado né...

Aline Fernandes disse...

Olha... eu comprei... gostei d muita coisa, mas tem muito a desejar mesmo... pra mim o pior foi ler "músicas quem embalam os mangás e animês"...
puta merda! como que um mangá pode ter música, afinal, é uma história em quadrinhos? Os animes tudo bem, mas o título do livro ej "Almanaque Shoujo MANGÁ"... affe

Anônimo disse...

eu li sá porcaria, minha namorada comprou e eu resolvi ler, realmente e uma imundice! detalhe nao concordo com o top 50 animes.

Akari-chan disse...

gente sincerramente vc tem que pegar o livro da uma folheada antes de compar naum é todo livro que tem a palavra "MANGÀ" que é bom esse almanaque eu nunca ouvi falar e eu nunca que ia comprar porq me desculpe as meninas mais eu ODEIO rosa fala serio eca!!!!!! mais naum tem problema vcs só cometeu um erro aprenda com o seu erra e naum serás mais enganado
>.<

Anônimo disse...

O almanaque em si e bom, o fato de ser rosa e pelo simples fato de rosa ser associado a garota. O almanaque fala sobre mangas shoujos famosos e outros nem tanto conhecidos. Mas é uma otima fonte para saber qual o proximo manga que você vai ler.
Outra coisa, acredito que nenhum de vocês leu o livro e por isso não teriam o direito de comentar, afinal, nunca julgue um livro pela capa!

helena disse...

FIA VAI SE FUDER,EU COMPREI E EH MT BOM,PENA QUE NAO TE SATISFEIS

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo