segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Avatar Colaborador Nerd

Porque odeio Pokémon

Por Murilo Andrade

 

pikachufail

Na minha infância, Pokémon era o maior fenômeno infantil do país. Em cada esquina havia uma criança (ou mais de uma) recitando os nomes dos monstrinhos de bolso e as lojas estavam apinhadas de produtos relacionados. A audiência da Record, canal que à época era o terceiro lugar, disparava em primeiro. Eu, no auge da minha infância nutrida com Danoninho e biscoito de chocolate, não queria saber de outra coisas e era capaz de matar aula pra não perder o episódio. Até assistir o programa da Eliana eu conseguia.

Hoje, já adulto, posso dizer: Pokémon é uma merda sem igual. Todo episódio era mais ou menos idêntico. O Ash (ou Satoshi, no original japonês) caminhava uns vinte ou trinta episódios, sendo perseguido pela Equipe Rocket, que sempre raptava o Pikachu, até encontrar um ginásio, vencer o líder e conquistar sua insígnia. Depois mais trinta episódios só de caminhada, sendo perseguida pela Equipe Rocket. O enredo só mudava um pouco quando começava mais uma Liga Pokémon pro Ash perder. Depois mais caminhada. Ele já deve ter dado a volta do mundo andando. E a série permanece assim até hoje no Japão, provavelmente o único lugar em que ainda faz sucesso.

Outra coisa eram os personagens. Todos eles, mesmo o Ash, eram planos e superficiais. Não se desenvolvem, não amadurecem, sequer tem personalidade. O Ash envelheceu uns seis anos e está do mesmo jeito de quando o desenho começou. Isso até poderia funcionar em um desenho curto, mas Pokémon tem mais de dez anos. Fico com pena dos japoneses, que até hoje não viram a febre passar.

E ainda há as incongruências da história. Porra, um moleque de dez anos sai de casa, sem lenço nem documento, só com um Pokémon na pokebola, dorme na rua, sem ter o que comer e a mãe nem liga? E os coitados dos pokémons? Atiçados para brigarem entre si como em rinhas de galos e ninguém reclama. Cadê o direito deles? Não existe um PETA dos pokémons?

No início da história existiam apenas 150 espécies de pokémons, um número absurdamente ridículo perante às milhares de espécies de animais existentes no nosso planeta. Depois, provavelmente pela queda da venda dos cards e figurinhas, cem novas espécies surgiram do nada, praticamente brotaram do chão. Onde eles estavam antes? E por que ninguém sabia da existência deles? Eu sei, os roteiristas só tiveram essa idéia bem depois.

Outro problema é que por ser infantil, Pokémon tem uma assepsia brutal. Os bichinhos são queimados, eletrocutados, jogados, surrados e tudo o mais possível e não sangram uma gota. O Pikachu sofre uns arranhões e já é levado às pressas para o Centro Pokemon. Fico imaginando se uma criança acostumada a ver Pokemon, um dia pôr seus olhos em sanguinolências como Gantz, Elfen Lied e até Bleach. Ele vai entrar em choque!

Mas não pense que Pokemon é o pior anime que existe. A humanidade é sempre capaz de provocar desastres maiores. Acredite, o mundo seria bem melhor se não existisse Hamtaro.

 

PS: Esse provavelmente é o meu último post no NSN esse ano, então queria agradecer a todos do blog, aos leitores que me aguentaram durante esse tempo, e também àqueles que pulavam para outro post só de ver meu nome. Também as pessoas do Twitter, como a Ana Recalde, Letícia Roese, Nane Ulsan, Miguel Dias, Joelma Alves, o Chaves Papel, o Eudes e a Daiane. E não posso esquecer de alguns comentaristas que estão sempre presentes: Michel van Opstal, May Cry,  Saki e Heal. Obrigado a todos. \o/

46 Comentaram...

Eduardo Montanari disse...

Bom, eu odeio Pokémon porque assim como todos esses desenhos japoneses de coisas "colecionáveis", é desenho de criança retardada. Eu sou super fã de animes, não me entendam mal, mas as vezes acho que os japoneses tem muita falta de criatividade pra inovar.

Laura disse...

Putz, e eu achava que era a única que pessoa no mundo que via pokémon como uma rinha de animais HAHAHA
Acho que pokémon foi legal durante a primeira temporada, principalmente porque era novidade, mas depois foi ficando muito cheio de personagens que não acrescentavam nada a história.
ótimo post.

May Cry disse...

Uma das piores bobagens comerciais japonesas que já bateu por essas terras. Aliás todos esses filmes de cards são só para aniquilar o bolso dos pais de crianças incentivadas a um consumo estúpido e irracional. Muito diferente dos bons animes de lá, como Evangelion.

Nane Ulsan disse...

Valeu pela lembrança, concordo plenamente contigo.
Pokémon tem um visual meigo e tals, mas a história é sem pé nem cabeça. Sem fim...
Lembro agora que na época de lançamento de Pokémon no Japão, várias crianças com menos de 3 anos tiveram convulsões, devido os raios do Pikachu... Vai ver temos algo aí que só afeta orientais, e na verdade eles são é viciados em Pokémon, olha o motivo da série durar tanto.

invitro disse...

Não gosto de Pokemon, deixo isso claro!

No entando, esta idéia de que os desenhos influem tanto assim na mentalidade de uma criança é muito precipitada, seria o mesmo que atribuir a violencia da juventude de hoje aos desenhos do Tom & Jerry ou do Pica-Pau, isso é tirar a responsabilidade dos pais na educação RIDÍCULA que se dá em casa, gerando crianças consumistas e futeis sem nenhum limite de respeito ao próximo.
Pokemon é um desenho pra criança, por isso não tem sangue, os traços são 'quadrados', e os personagens são rasos, querer uma evolução como ocorre em séries como Naruto ou DragonBall é quase como querer que o Pernalonga envelhecesse com o passar dos episódeos. As espécies de pokemon que surgiram, foram descobertas em terras distantes (pela qual o Ash viaja à pé), não é que não existiam, só não tinham sido mostradas antes.
Na verdade este tipo de desenho não é pra ter nexo, vide Bob esponja, é pra divertir, ainda é preferivel deixar uma criança vendo Pokemon, Digimon, Bob esponja, LooneyTunes etc. etc. do que assistir algum programa das tardes de sabado e domingo ou mesmo nas tardes dos dias de semana, que além de alienar completamente a criança ainda a torna zumbi de baixaria dançando créu e consumiveis afins.

Perlato do Zona Nerd disse...

Tô na mesma. Curtia pra caralho e hoje nem ligo, apesar de ainda querer saber da história. Mas se eu encontrasse um pivete de uns 12 anos que é viciado e chamar pra me contar a história desde aonde eu parei, já me contentava.

O mesmo para DBZ. Na infância era o máximo. Hoje acho muito monótono a maioria dos episódios, só que eles já pararam.

Unknown disse...

shuahsuahsuhausha
:D

mas sabe.. me identifiquei com isso.. eu era muito viciado nesse anime de merda.. :)

meu lado coração ainda gosta.. mas só por lembrar o quanto eu gostava haha..

mas tirando o anime.. etc pokémon tem jogos bem legais! :) de tempos em tempos me pego jogando hahaha.. recomeçando tudo.. denovo!

Guilherme Sbampato disse...

Pow...
Pokemon fez a mesma merda que todos os animes grandes, fica repetitivo e acaba perdendo a graça, tipo DBZ. Quando era pivete tb curtia, mas agente crece ao contrario do Ash/Satoshi xD
E outra Eva anime bom? O.o
hiuahiahiahiahiauhiauhauiauiha
chega a ser engraçado May Cry :p

Unknown disse...

O desenho Pokemon é um grande e fétido monte de fezes, porém os jogos de GameBoy era muito fodas.

Anônimo disse...

Eu sempre torcia para o Ash perder...

murilo disse...

m_s_mito:

Esse seu papo não me convenceu em nada. Digimon é tão infantil quanto Pokémon e ainda assim seus personagens crescem e evoluem durante a história. Ao menos a primeira série era assim.

Heal disse...

Cara, eu era mt viciado em pokemon, a primeira temporada foi bem legal, mas fico repetitivo e chato.

Porém nós temos que cosiderar q pokémon é baseado no jogo Pokémon da Nintendo, e videogame é assim cara, quando faz sucesso continua, ou vai disser q vc não quer um novo final fantasy ou um novo zelda.
E o jogo da serie principal de pokemon ta sempre evoluindo, apesar q eu nem do tanta bola mais, ano q vem estreia no ocidente o remake dos jogos classicos gold e silver esse eu pego, nostalgia pura!!!

O anime é so pra ganhar dinheiro das crianças japonesas(dos mais velhos tmb).

p.s.:Vlw pela citação!!!

Saki disse...

Tem coisas que parecem que vem datadas e só fazem sentido em uma época muito específica. Um outro anime que para mim tem hoje cara de infância é Sailor Moon! XP

Saki disse...

Ah! Brigada pela lembrança(Supondo que aquela Saki, sou eu)! o/

Anônimo disse...

Cara, se você gostasse disso até hoje é que seria estranho. Crianças de seis anos não gostam de deletubes, as de 3-2 sim. Você estava na idade de gostar de pokemon e gostou; você cresceu[ aparentemente nãomuito, por essa birra publicada] e saiu dessa. PONTO FINAL. Criança adora repeteco, musiquinas infernais e outras coisas, adolescentes querem ser adultosmas são piores que crianças, sexo e maturidade infantil pra eles(atos de adultos segundo a ótica de uma criança de 13 anos), adultos são mais divergentes em seus gostos por isso dividimos eles em nichos. Porra, um programa de criança que agrade as criança não pode ser chamado de merda, porque cumpriu seu objetivo, então meus amigos GET A LIVE!!

Kiyo nee disse...

Pokemon é uma coisa pra entreter, alienar e deixar pivete quietinho em seu canto, até ele crescer e se dar conta que, se tivesse visto um episódio, teria visto todos.
Eu, como uma noob pobre que sobreviveu de Globo e SBT por toda a infância, só tive acesso ao Digimon que todos diziam ser cópia discarada de Pokemon. Mas fora monstros e crianças, não vi nada em Digimon que fosse inferior (a opening de Angélica, talvez). As crianças eram chatas e birrentas como crianças comuns e os monstros precisavam que elas superassem seus problemas pra eles poderem evoluir. A mensagem era bem mais profunda que a que é passada em Pokemon (quando há alguma). Pelo menos na primeira temporada, como disse o murilo, foi assim. Pra comprovar as qualidades desse anime, basta confontá-lo com outra praga, dessa vez a alienadora de adolecentes:
http://twilighthatersbrasil.wordpress.com/2009/02/12/o-que-e-melhor-que-twilight/
Ah sim, ótimo post! Concordo em gênero, número e grau. E bem, eu aguentava Angélica pra poder assistir Digimon, então fui tão fã quanto o murilo-san XD

Rodrigo Possebon disse...

Cara, se você gostasse disso até hoje é que seria estranho. Crianças de seis anos não gostam de deletubes, as de 3-2 sim. Você estava na idade de gostar de pokemon e gostou; você cresceu[ aparentemente nãomuito, por essa birra publicada] e saiu dessa. PONTO FINAL. Criança adora repeteco, musiquinas infernais e outras coisas, adolescentes querem ser adultosmas são piores que crianças, sexo e maturidade infantil pra eles(atos de adultos segundo a ótica de uma criança de 13 anos), adultos são mais divergentes em seus gostos por isso dividimos eles em nichos. Porra, um programa de criança que agrade as criança não pode ser chamado de merda, porque cumpriu seu objetivo, então meus amigos GET A LIVE!!
[2]
Concordo plenamente com o Anônimo, porque tudo isso é muito óbvio, essa discusão nada colaborativa é estranha de se ver na NSN em posts como os do FiliPêra, Voz do Além e Dolphin que são posts com informações, até mesmo opniões pessoais, mais relevantes que a posta aqui. "Hoje, já adulto, posso dizer: Pokémon é uma merda sem igual. Todo episódio era mais ou menos idêntico. O Ash (ou Satoshi, no original..." Cara que bom que você descobriu isso! Agora você é livre! Gostaria de terminar chamando a atenção da produção da NSN para dar uma avaliada(isso se já não fizeram) em quem vocês deixam postar na NSN e o quê deixam postar.

Thiago Fernando disse...

kra na minha opinião o foda é que em toda cidade tem enfermeiras e guardas com o mesmo nome é ridiculo srsrsrs, algum cientista sadico clonou todas elas ou é um padrão de aparencia tipo o das Paquitas

Michel VO Takahashi disse...

Grande Murilo!!
Faço minhas as suas palavras a respeito do Pokémon!!
Não entendo como essa série faz sucesso até hoje
no Japão!!Tá em todo lado!Brinquedos,livros,material escolar e etc,etc,etc...!Vai entender essa gente!

Grande abraço e até o ano que vem!
Boas festas pra todos!

Unknown disse...

te fode... Pokémon é com certeza o melhor anime de todos... eles não sagram por que a pele e muito resistente e os Novos Pokémons não " brotam do chão " ( apesar de alguns sim... ) eles tinham sidos descobertos... e Ash sai de casa aos 10 anos mas nesse " outro mundo " isso é RECOMENDÁVEL!!! dps dessa minha naliise eu espero que vcs pensem melhor sobre Pokémon.

Diago disse...

Eu, depois de adulto, também vi como uma rinha de galos, touros ou cães. Hehehehehe...
Mas quando criança, gostava.

Eu gosto de 'Hamtaro'.

Ai, que boiolagem...

Bruno Lopes disse...

Esse post fez eu desenterrar meu Game Boy, como disseram acima os jogos são muito bons.

Estava eu um dia sem nada o que fazer, ligo a TV e está passando Pokémon, um episódio com uns pokémons que eu nunca vi, fica a dúvida, onde esses pokémons se esconderam quando eu assistia as primeiras temporadas de Pokémon??
Aliás, o episódio tinha a mesma história dos que eu via quando era pirralho.

Gantz isso sim é mangá.

Unknown disse...

Pokémon é repetitivo? Sim. Mas não foi feito pra gente adulta, mas sim para crianças (isso é meio óbvio). Não teve sentido fazer um post sobre isso, é a mesma coisa que falar mal de Power Rangers.

Ah sim, e eu jogo Pokémon pra DS. :D

Chaves Papel disse...

Sabe que eu nunca tinha parado para pensar!

Pokémon é muito ruim mesmo!
Pelo menos eu só assistia de vez em quando!
E nunca, eu disse NUNCA, nunca comprei um card do Pokémon!

Agradeço por nunca ter assistido Hamtaro!

invitro disse...

@murilo

Meu papo não é pra convencer ninguém, é somente uma opinião. Mas vc tem razão em relação ao desenvolvimento dos personagens no Digimon. No entanto continuo com minha opinião de que Pokemon é destinado a um público que não se importa com cronologia, e pra um desenho ser atemporal é até uma vantagem, pois possibilita ter 'personagens eternos'. (((mesmo que o motivo seja vender cards...))).

Enfim, resumindo a maioria dos coments, eu não gosto de Pokemon pq não me atrái mais! POrém, confesso que já gostei muito um dia! ^^ Assim como gostei de GoGo Five, ChangeMan, Tom & Jery, Chaves (este ainda gosto xD), Agora, tudo é nostágico somente... ;)

Joelma Alves disse...

Ah,pára,oh!!hauhuha
Eu adorava Pokemon!!!
Murilo,vc foi mt cruel!!!
Qndo nós crescemos a visão q temos das coisas muda,é normal...
E Hamtaro era fofinho!!
^^

Anônimo disse...

O quarentão aqui adora Pokemon! Eu sou uma eterna criança.

JE disse...

Pessoal,

Digo o mesmo que o autor do post (Murilo), também assistia Pokémon (e acompanhava também no Cartoon Network)e era até legal...mas depois foi enjoando, e hj digo a todos que perdi meu tempo e é cruel saber que essa coisa ainda continua no Japão...

Chuck disse...

Só pra constar voce sabe que pokemon é para crianças né? voce não acha que é normal voce não gostar? ._. meio comum isso né ja que crianças e adultos tem formas diiferentes de ver o mundo.

Henrique disse...

Inegável que Pokémon, apesar de todas as críticas disparadas, foi uma das maiorias marcas do capitalismo no mundo. Pokémon vendia qualquer coisa.

Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, a franquia não nasceu de uma animação, virou animação. Ela foi projetada para um game do eterno portátil game boy, e esse sim, cresceu com o passar dos mais de dez anos.

Os mais recentes jogos, Pokémon Heart Gold/Soul Silver, e seus companheiros da quarta geração dos joguinhos, trazem uma estratégia complexa, que necessita de estudo e dedicação para ser entendida plenamente e, por isso, duvido que criança alguma consiga acompanhar.

Não me refiro apenas a zerar o game, que realmente é fácil, mas entender a machine da coisa, o que são EVs, IVs, bolar estratégias, ítens, abilities, natures, e o escambau, que só quem procurar e se interessar vai entender e, garanto, se apaixonar.

Enfim, reitero a crítica ao anime, mas apresento-vos um jogo sem igual. Apenas testem.

Anônimo disse...

fuck you okk all ar bitch viva pokemon AND love pokemon algun problema aki les dejo mi mf jodanse todos http://www.metroflog.com/hebi46
jaja si tienen cojones pasense si no fuck you ALL OF THEN

rew disse...

Pokemon é baseado num jogo de video game, é simplesmente isso mais um marketing pra vender mais jogo e coisas relacionadas que qualquer outra coisa ... cada jogo da serie se passa em determinada parte do mundo pokemon isso explica a mudança de "Animais" no anime ... o desenho realmente é um lixo (eu assistia muito quando kid)porem ainda perco horas jogando pokemon no celular ... é um dos melhores RPG de todos os tempos a formula melhorada de Dragon Quest! Pokemon for Rule then All!

Patricia disse...

Gente, não estou aqui para defender esse anime, que fez parte da infancia de muita gente. Mas essa versão do anime que todos nos conhecemos não é a mesma que foi lançada no Japão. Antes de vir para cá, ela passou pelos EUA por meio da 4kids, onde sofreu censura e acabou se tranformando nessa coisa sem pe e sem cabeça, Uma vez que o publico alvo japones era crianças acima de 14 anos. E realmente ele é um anime comercial,tem uma estoria que ja tinha que dá, mas é alongada por causa do lucros que as bugigangas sobre a marca "pokemon" fatura atualmente. Sobre essa informação da censura eu vi em um site destinado a fãs dete anime.

Anônimo disse...

quero que o ash vai se f#D&r por que el e e um gay

Jjlimamhotmailcom disse...

Romulo 9 de maio de 2010

eu estou aqui para defender esse anime
primeiro vou falar que adultos vão sim realmente achar pokemon chato e que todos episodios são parecidos você queria o quê que crianças aceitaria ver pokemon morrendo e qualquer personagem também pokemons de outras gerações eram desconcidos porque eram regiões inexploradas

Unknown disse...

eu adoro pokemon eu so penso em pokemon a melhor coisa do mundo

CaioLugia disse...

Porra, eu ADORO, pokémon, mas essa história bendita... Bem, os personagens são RIDICULOS, repetitivo, mas... poh, quando tinha um episódio "Não repetitivo" é muito bom, mas... Hoje até os filmes estão uma merda... Falo! Você disse tudo nesse blog!
Abraço!
OBS: Os jogos até que são fodões!

Ton Rabgel disse...

eu odeio o ash porque? porque ele é um otario que nunca faiz alo de homem tipo vc ja viu o ash bater na equip rocket ow pelomenos quando uns pokemons rosas que naum sei o nome pareciam akeles da emfermeira joy roubaram o pikachu e boto ele pra trabalahar oke o cuzao do ash feiz ele axou a base qualquer uma pessoa ia sair arrebentando akele bando de fdp e pega o seu pokemon certo mais naum o viado do ash pediu e emplorou e aida + ele é tao troxa que td pokemon forte que ele consegue ele deixa em algum lugar tipo o charizard ele dexo com uma mulher num lugar td de pedra e o pigeot que ele feiz deixo na seuva pra proteje uns pokemons ke ele naum tinha nada a ver com isso e o butterfree ke ke esse broxa do ash feiz deixo com otra butterfree pra namorar a ash vai tomar no cu seu viado como tua mãe seu troxa

Anônimo disse...

Aff,pokémon coisa de criança?Então como é um dos jogos mais vendidos do mundo?Como o animê faz sucesso até hoje?Como chegou a quinta temporada?Como acontecem então os eventos enormes de batalhas pokémon online ou mesmo por cards?E,realmente acha que iam deixar um pokémon sangrando no animê?Sem falar que o importante é o jogo,não o animê.O Ash não ganha nenhuma liga porque ia acabar a graça,embora ele tenha ganhado a Liga Laranja e a Batalha da Fronteira,podendo abrir seu próprio ginásio se quisesse.O desenho faz o maior sucesso no Japão porque lá o desenho tem uma boa gravação.Quando chega aqui eles trocam alguns episódios,censuram outros,a tradução geralmente é ruim e as músicas das aberturas ficam uma droga.

Anônimo disse...

Pow Nao gosto do pokemon porque e a mesma coisa e tabem tem o setimentalismo pow para criança assistir uma coisa nada aver...¬¬

O PIOR AINDA E QUE OS HUMANOS FALAM OBRIGADO PIKACHU OU OUTRO POKEMON ¬¬ E A COISA MAIS CRIANÇA DO MUNDO ¬¬

Anônimo disse...

pokemon e´ o melhor eu pormin gosto do pokemon

Anônimo disse...

Essa é a pior análise sobre pokemon que eu já ví.
1°- As espécies não "brotam". É como se elas sempre tivessem existido, mas no anime não eram "divulgadas". Claro que diferente da vida real onde os animais já estavam aqui antes da gente nascer, numa séria animada, elas vão surgindo conforme os idealizadores vão inventando. "AFF".

2°- De fato, as batalhas pokemon sõa uma espécie de rinha. Por isso as regras são tão especificas. As lutas são estratégicas e a finalidade não é matar o pokemon do outro e sim mostrar qual é o treinador melhor capacitado, para usar os ataques melhor eficazes em cada espécie. Por isso os pokemon não "sangram", pois a finalidade não é a violência, e sim um "esporte". Tanto que as batalhas são super glaumurosas e possuem varias leis e órgãos citados nos jogos e nos desenhos que regem esse esporte.

3° - Os treinadores não "dormem" na rua e não ficam sem comer. Ser treinador é uma profissão, eles podem comer de graça nos Centro pokemon, ganhas dinheiro com as batalhas e eventos que participam, e ainda "acampam" nas florestas.

4° - Os personagens não são planos e superficiais. Ash não cresceu porque se cada jornada dura em torno de 6 meses. Na sério se passou um pouco mais que 2 anos, logo de 10 pra 12 ninguém tem mudanças muito significativas. Os personagens tem sua personalidade marcante ao contrário do que vc diz.
Ash - Sempre ficou claro o amor que ele tem pelo pokemon dele. Ele frisa mais o beme star de cada um do que o sucesso como treinador. Ele é Comilão, Distraído, perseverante, Amistoso, curioso, determinado e etc.
Misty - Leva consigo um imenso trauma por ser a menos bonita de suas irmâs. É esperta, carinhosa, estressada, talentosa e etc
Brock - Cuidou sozinho de 11 irmãos enquanto seu pai não voltava pra casa. É mulherengo, brincalhão, prendado, bom cozinheiro e etc...
Sinceramente, conheça melhor alguma coisa antes de criticá-la.

Anônimo disse...

Idiota!
Se pokemon fosse incoerente e sem nexo como vc diz, não teria a legião de fãs que realmente conhecem e entendem o que a série passa.
A serie te transfere para um mundo completamente semelhante ao nosso; mas com um esporte maginifico que são as batalhas pokemon. Assim como na vida real, que tem pesoas que maltratam e judiam de seus animais de estimação, a serie mostra bons treinadores e maus treinadores.
Pokemon tem conteudo, é só conhecer, que vc percebe isso.

Anônimo disse...

É isso aí! É chato para caralho, detesto pokemon, nem quando eu era criança de 5 anos conseguia assistir um episódio inteiro desta merda!

Unknown disse...

Gente ninguém obriga vocês a assistirem pokemon
Se não gosta pelo menos respeite
Aposto que ninguém aqui ia gostar se alguém ficar falando mal do que você gosta.
LEMBRANDO- Você n é obrigado a assistir e nem jogar, então não gosta? Deixa pra lá e se alguém gostar respeite.

Anônimo disse...

Pokemaníaco,é a opinião dele.
Noob.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo