sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Avatar Voz do Além

Google lança Public DNS e quer abocanhar mais um componente da internet

 

 google_girl

Em mais um passo rumo a dominação e melhora da internet, o Google lançou um serviço de DNS que promete ser mais rápido que o padrão do momento, além de mais seguro. Para que você saque como a coisa funciona, vamos às explicações.

Os endereços que a gente digita na barra de endereços do navegador são como apelidos para os endereços de IP de cada componente da web. Cada computador no mundo tem o seu endereço de IP - que pode ser dinâmico, se renovando a cada conexão, como é meu caso - assim como sites também tem o seu.

E no momento em que você digita um endereço, como http://www.nerdssomosnozes.com/, o navegador faz uma consulta a um dos treze servidores DNS mestres do mundo (os root servers, dez deles localizados nos EUA, dois na Europa e um na Ásia, que têm controle sobre outros servidores menores), que mostra para onde deve ser encaminhada a conexão. É exatamente como entrar num táxi e dizer Me leve ao Palácio Anchieta, que o taxista logo vai sacar que é pra Rua Pedro Palácios, Cidade Alta, Centro, Vitória, ES que você quer ir; e traçar mentalmente uma rota para te levar pra lá.

Geralmente essas consultas ao DNS duram poucos milisegundos, sendo o tempo restante gasto no carregamento dos elementos das páginas. Mas existe um gargalo aí: o servidor pode estar sobrecarregado, ou algum elo da corrente de direcionamento estar falando, e a consulta pode levar alguns segundos mais do que deveria.

E o Google pretende mudar isso, com uma mistura de uso de seus data centers robustos e bem localizados no mundo,  e um sistema de cache melhor programado e seguro! A idéia é tornar a navegação na internet mais rápida e com mais segurança. E no que interessa, o Google DNS ganhou de seus naturais concorrentes, o OpenDNS e o servidor americano“oficial”, 4.2.2.2.

Em testes realizados pelo blog TechSutra (gostei do nome) o Google DNS ganhou em todos os lugares do mundo, menos em alguns cantos dos EUA e Canadá. Acompanhe abaixo (os valores estão em milisegundos, e quanto menos, melhor) como ficaram os resultados aqui no Brasil:

 

googledns

Fora isso, o Google DNS possui esquemas para evitar ataque de negação de serviço, os famosos DoS, e o direcionamento de domínios legítimos para páginas falsas. Caso esteja a fim de configurar sua máquina para usar o Google DNS, é só inserir 8.8.8.8 e8.8.4.4 nos números de servidores DNS do seu PC. Ou então clique AQUI e aprenda como fazer isso passo-a-passo!

 

[Via TechCrunch, Gizmodo e Geek]

1 comentário

Anônimo disse...

Resolvi testar e até agora não deu problema. Pelo contrário, está até mais rápido. Curioso notar que a cada dia que passa o "Grande Irmão" se apossa de nossas vidas (virtuais).
Um bom final de semana a todos.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo