quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Avatar Dolphin

Enciclopédia de Mitologia

 

enciclopédia de mitologia

Quem vem acompanhando a coluna Alma Mater já reparou que tenho uma predileção pela Antiguidade. Na verdade sou apaixonada por dois períodos distintos da História: Antiga e Medieval, com ênfase no estudo de Mitologias, e em especial em Religiões Comparadas.

Como pesquisadora, sei da importância de me cercar das mais variadas fontes. Como já disse em um comentário aqui no blog, o trabalho de pesquisa é árduo, porém, em nenhum momento enfadonho. Portanto, todo livro sério que venha a facilitar a minha vida é muito bem vindo, como por exemplo os escritos pelo falecido professor Junito de Souza Brandão, especialista em mitologia greco-romana. Todavia, as fontes que encontro, muitas vezes não suprem a minha necessidade já que não há tantas opções de literatura traduzida fora do eixo das Mitologias mais conhecidas: grega, romana e egípcia.

Por isso, quando o escritor e amigo Marcelo Del Debbio lançou sua Enciclopédia de Mitologia, na Bienal do Livro do ano passado, fiquei ávida para tê-la em minhas mãos e ver de perto o trabalho que tanto tempo consumiu o autor. E para minha felicidade, e de todos os interessados pelo estudo de mitos e lendas, Del Debbio não decepciona. Ao contrário, nos presenteia com uma obra completa e vital para a pesquisa dos mais variados povos e culturas.

A Enciclopédia conta com mais de 7.000 verbetes e nela o leitor e/ou pesquisador encontra conforme as próprias palavras do autor:

 

“640 páginas com informações dos principais deuses, anjos, demônios, monstros, personagens, heróis, criaturas, objetos mágicos, locais sagrados e rituais das mitologias grega, romana, hindu, celta, nórdica, assírio-babilônica, persa, africana, eslava, fenícia, etrusca, goética, asteca, maia, inca, nativo-americana, sul-americana, brasileira, japonesa, chinesa, medieval, bíblica, aborígene e muitas outras.”

Os verbetes são de facílima compreensão, escritos em uma linguagem acessível a todos e neles encontra-se realmente de tudo. De citações que preenchem duas páginas como é o caso do verbete dedicado ao Deus Hindu Ganesha, a pequeninas menções como o verbete sobre Lia Fail, um objeto mágico da mitologia Celta.

Ricamente ilustrada, são 994 imagens em preto e branco caprichosamente dispostas, complementando os textos. Com uma diagramação impecável e um acabamento belíssimo, a Enciclopédia de Mitologia é verdadeiramente um presente dos Deuses para quem como eu aprecia muito o estudo das civilizações do passado.

Caso queira baixar um preview das 10 primeiras páginas, clique AQUI.

 

Enciclopédia de Mitologia

Autor: Marcelo Del Debbio

Editora: Daemon

6 Comentaram...

Murilo Andrade disse...

Obrigado pela dica, Dolphin. Eu só queria saber direito o preço.

Ms. K disse...

Valeu pela dica, será de grande auxilio, principalmente em estudos históricos.

Joelma Alves disse...

Preciso!!Adoro td que tenha a ver com Mitologia e História... ^^
Murilo,achei no ML por R$ 96.

murilo disse...

R$ 96! O Del Debbio quer enricar com esse livro aí?

Akira Mistika disse...

Adoro os posts da "Alma Mater", assim como ela eu tb sou apaixonada por historia antiga e medieval e sendo historiadora não me vejo estudoando, lendo ou pesquisando outra coisa senão sobre isso. Espero que vc mande mais posts recomendando mais livros como esse, mas principalmente sobre o Egito, do qual tenho mais predileção.
OBS: Realmente assim como a grande maioria dos livros de Historia, seu preço não poderia ficar atrás.Será que tem em algum sebo?
Vou dar uma procurada em exemplares mais baratos....
Um abraço fraterno...

Anônimo disse...

eu adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii adik, o livro me parece fascinante,prinsipalmente para quem gosta de historia mitologia como eu. BJS *_*

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo