segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Avatar FiliPêra

Folha de São Paulo mostra como preza a liberdade… atacando blogueiro

  mente_limpa2

Em um dos semestres passados do meu curso de jornalismo, minha professora insistiu que a Folha de São Paulo era o melhor veículo impresso do Brasil. Discordei veementemente e perguntei o por quê dela achar uma coisa dessas. Ela se limitou a dizer que era porque as provas de seleção deles eram as mais difíceis e pelo fato dos que trabalham lá receberem melhor. Eu ri, e perguntei se jornalismo era um vestibular, e se era compensado unicamente por salário. Antes que ela continuasse, completei dizendo que o jornal da faculdade nunca ia ser bom, pois não pagava ninguém, e não tinha exame de admissão. Ela terminou nervosa, dizendo que quando Eu entrasse no mercado de trabalho, ia rever meus conceitos - depois Eu ainda disse pelo canto da boca que a faculdade precisava rever as professoras.

Lembrei do fato acima envolvendo o jornal quando a Dolphin me relatou por MSN um lance absurdo que rolou com o estudante de História e blogueiro Antonio Arles, do Arlesophia. Ele estava na direção da campanha Cancele a assinatura da Folha (*) e do UOL, e foi notificado extra-judicialmente pelos advogados da Folha por uso indevido da marca (imagem original da campanha AQUI) nos banners da campanha; notificação essa, já com uma deixa para um processo judicial.

Mesmo não tendo ocorrido “nada” (notificação extra-judicial é um aviso, não tendo registro ou valor legal), o fato já mostra a postura da Folha (e do UOL, os dois são coligados) com relação a gente que não é muito fã dela, achando “brechas” para intimidação. Isso apenas 10 dias depois do início da campanha, o que mostra que a coisa estava incomodando o povo do dito “melhor” veículo impresso do Brasil.

Além disso, o caso (que creio que não irá parar por aqui, já que outros blogueiros estão prestes a iniciar nova campanha) entrega aquela sensação de onde há fumaça há fogo, visto a reação do jornal, me lembrando o caso da ameaça ao blog Resenha em 6.

Caso rolem mais repercussões da situação, publicamos aqui! Abaixo está um vídeo com uma entrevista do Arles no Entrevista Record (também não sou fã deles, que fique claro) expondo um dos motivos para a Folha não merecer ser lida!

 

PS: mais sobre o caso no Vi o Mundo, e no Conversa Afiada.

6 Comentaram...

Moret disse...

Devia rolar uma campanha CANCELE SUA ASSINATURA DA VEJA também, não acham?

T. Mileto! disse...

Palmas pra campanha.
VEJA e Globo também é são farsas.

Vinícius disse...

Jornal de papel!!
Serve bem pra limpar a sujeira dos bichanos aqui em casa.
A reação da folha só pode ser a ponta do iceberg do pânico.
Pra que ir até a banca de jornais, com a informação tão mais à mão na net?
Basta saber filtrar.Cruzar dados, saca?

Panthro Samah disse...

A Folha já foi muito bem feita. Eu assinava e tudo. Depois de um tempo foi caindo cada vez mais de qualidade e resolvi cancelar minha assinatura quando da visita do Papa (e das páginas e páginas dedicadas). Não sou o público deles. É preciso concordar com a Folha (ou com a Veja, ou com a Globo) pra ser público do jornalismo deles. Eles não se importam com a investigação da verdade, apenas com a divulgação da sua versão dos fatos.

hedoniste.male disse...

Outros links interessantes:
-http://www.luisnassif.com.br/ - Blog do jornalista Luis Nassif (aproveitem e participem da comunidade);
-http://edu.guim.blog.uol.com.br/ - Cidadania.com, blog do Eduardo Guimarães, presidente do MSM (Movimento dos Sem Mídia);
-http://tijolaco.com/ - Blog do Brizola Neto;
-http://maureliomello.blogspot.com/ - Doladodelá, blog contando os bastidores da Rede Globo, feito por um ex-funcionário da Globo que foi despedido quando discordou com o que acontecia lá dentro.

Anônimo disse...

O Arles estava muito nervoso nesse dia da entrevista ,gaguejou ...não serve para isso não.Ele é muito tímido mas não consegue ficar quieto e ver certas publicações em jornais e revistas.Obrigada pelo apoio estamos sofrendo uma censura econômica e não podemos publicar outro selo no Arlesophia com risco de sermos processados.Algumas pessoas dizem porque não colocar o selo desfigurando a marca.A isso só tenho uma coisa a dizer-Pimenta no dos outros é refresco.Não desejo isso a ninguém.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo