segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Avatar Felipe

Atividade Paranormal

 

atividade-paranormal1

Em 1999, o filme A Bruxa de Blair conquistou fãs no mundo inteiro com seu jeito novo de fazer terror: câmera nas mãos dos atores e uma historinha pra boi dormir, que dizia que tudo que aparecia na tela tinha acontecido de verdade. Quanto mais gente assistia o filme, mais gente acreditava que era tudo verdade e assim, uma produção que custou apenas 35 mil dólares arrecadou milhões em bilheteria. O tempo passou, todos perceberam que nada daquilo era real e tudo voltou ao normal. Até que, em 2009, apareceram outros dois filmes nesses moldes: o bom REC e o detestável Atividade Paranormal.

Logo no começo do filme é utilizada a mesma estratégia que foi usada no filme da bruxa, com uma mensagem dizendo que todas aquelas imagens são reais, além de um agradecimento à polícia e às famílias das vítimas por cederem as imagens. Sem contar que aqui também os personagens têm os mesmos nomes dos atores. Será que os produtores acharam que alguém realmente iria cair nessa? Mas mesmo que alguém acreditasse, tudo cai por terra quando o filme começa.

O personagem Micah compra uma câmera para tentar registrar qualquer coisa estranha na casa, já que a esposa dele, Katie, tem sentido coisas estranhas acontecendo de noite. O problema é que o filme ficaria muito chato se mostrasse apenas cenas do quarto do casal de noite (local onde ocorrem as atividades paranormais), então Micah simplesmente não pára de gravar. Em Bruxa de Blair, os personagens gravavam o tempo todo pois tinham a desculpa de estar fazendo um documentário, mas em Atividade Paranormal a primeira coisa que o casal faz quando acorda é pegar a câmera. O pior são as cenas em que Micah vai mostrar alguma gravação para Katie, ele simplesmente fica filmando a tela do computador. Isso, além de deixar o filme ainda mais inverossímil, o deixa também repetitivo, uma vez que o público já tinha visto essas imagens que Micah está mostrando para a esposa.

E, como não existe nada tão ruim que não possa piorar, até a edição do filme é péssima. Em certo momento, Katie está gritando e Micah corre para socorrê-la (sempre com a câmera na mão), aí a cena sofre cortes rápidos para não mostrar todo o caminho que o protagonista faz da sala até o quarto, mas o som de Katie gritando é contínuo. Como os produtores esperam que a gente acredite que aquelas imagens são reais fazendo coisas desse tipo? E aquele trailer que mostrava pessoas assistindo o filme e levando vários sustos é pura mentira, na verdade chega a dar sono já que não acontece praticamente nada de interessante, com exceção de uma cena ou outra. Pra não dizer que o filme não tem nada de bom, até que Atividade Paranormal serve pra dar umas risadas com algumas forçadas de barra. É impressionante como os personagens, por mais assustados que estejam, fazem de tudo antes de acender as luzes, provavelmente para deixar a platéia com mais "medo".

 

Paranormal Activity (1)

Paranormal Activity

Para os fãs de Bruxa de Blair, que estejam procurando um bom filme com câmera na mão, esqueçam Atividade Paranormal. Procurem por REC, que é muito mais divertido, despretensioso e rende alguns bons sustos.

 

Paranormal Activity (EUA, 2009)

Diretor: Oren Peli

Duração: 86 min

Nota: 2

20 Comentaram...

j. noronha disse...

Pensei a mesma coisa quando assisti. O Filme é um dos maiores embustes de todos os tempos.

Dizem que o final foi alterado por sugestão do Steven Spielberg, mas é tão ruim quanto o final original =) .

Unknown disse...

Concordo com boa parte do que você disse. O filme, de fato, é muito chato, os atores são péssimos, não convencem ninguém. Agora, dizer que Bruxa de Blair é inovador é um pouco de exagero. No gênero do horror, o primeiro grande mockumentarie (esses falsos documentários) foi o Cannibal Holocaust em 1980 e, claramente, o Blair Witch Project foi baseado naquela idéia. O CH foi até muito mais polêmico, o diretor Deodato foi acusado de matar os atores na época e o filme foi proibido em diversos lugares pela extrema violência apresentada.

Akira Mistika disse...

Bom, eu ainda não assisti, mas a critica e alguns bons amigos tem dito o contrário.
Agora só me resta conferir....

Anônimo disse...

Ah eu vi o filme e gostei.
Tem falhas sim e passagens chatas,mas em geral eu gostei.Assistei tb o bruxa de Blair e achei um porre de chato e sem graça mas confesso que na época achei a ideia do filme inovadora.Recomendo o filme atividade paranormal,afinal não se tem bons filmes como antigamente.

Paulo disse...

A única coisa que fiz ao assistir esse filme foi morrer de rir. O que me deixa mais furioso é de não ter podido pedir o dinheiro do ingresso de volta, pois aí eu voltaria para minha casa e assitiria mais uma vez (dentre as milhões de vezes) os episódios de Yu Yu Hakusho que seria muito mais divertido.

Parabéns pela resenha do filme, mas todos do NSN nem precisam de elogios.

Abraço.

VALMIR ANDRADE disse...

... FILME CHATO DOS INFERNOS ESSE 'ATIVIDADE PARANORMAL', O PIOR E VER QUE AINDA TEM PUBLICO QUE GOSTA DESSE LIXO, CARA E OBVIO QUE O FÃ DE CINEMA TEM QUE SER CRITICO QUANTO ALGUMAS COISAS, ESSA E UMA DELAS, APOS O FILME 'REC' SE ESPERAVA NO MINIMO ALGUM FILME QUE RESGATA-SE O GENERO, SIM 'BRUXA DE BLAIR' FOI INOVADOR PELA DIVULVAÇÃO E PELA (VERACIDADE). POSSO DIZER QUE REVI O FILME E SENTI NOVAMENTE AS MESMAS COISAS COMO DA PRIMEIRA VEZ QUE O VI.
iNFELIZMENTE AINDA EXISTE VIDA INTELIGENTE NO RAMO TERROR, QUER UM CONSELHO, COMO JÁ CITARAM ANTES VEJA REC (E LEVE O FILME DEIXE ELA ENTRAR DE GOSJETA), GARANTO QUE VAI SER UMA NOITE NO MINIMO ASSUSTADORA.
FILME MERDA NÃO VALE O DINHEIRO, A NÃO SER QUE CASO NÃO ENCONTRE REMEDIO PARA A INSONIA ESSE DAQUI VAI BEM.

Luke disse...

Assisti à noite, em casa, com a namorada, a versão original. Não sei se tem tantas modificações, pq ainda não vi a versão que passou no cinema, mas fiquei tenso.

Acho que filmes de terror tendem a assustar mais quando tu te predispõe ao susto. Tu fica na expectativa, olhando com o canto do olho, esperando acontecer alguma coisa.

A história é interessante, embora eu ache que o Micah é um bom de um retardado XP

Enfim... Paguei uma mídia de DVD, só, pra assistir o filme, e alguns minutos de internet. XP Então to satisfeito.

Teste disse...

Por falar em filme ruim, eu assisti à um chamado A Cela 2(não vi o 1), quase no final tem uma cena que o assassino mata um mané do FBI com um machado, e cara, dá pra ver o machado de borracha dobrado nas costas do defunto.., fora a maquiagem da mão do assassino que foi perfurada e mostra um risco feito de pincel atômico com guache vermelha em cima..
putz, o cinema está ficando cheio de filmes ruins e mal feitos..

Anônimo disse...

PQP erraram feio na nota seus nbs

42 disse...

Conversas contínuas com cortes e mais cortes... sem noção. Não gostei. Não dá susto =p

Joelma Alves disse...

Até q enfim posso concordar com vc,Felipe!!
Esse filme é a pior merda q eu assisti nos últimos tempos.Olha q eu sou super medrosa pra filmes de terror,e nem tive medo nesse.O q eu senti foi mais um tipo de 'vergonha alheia' pelos diálogos trágicos dos personagens...

Dalisson disse...

O que ninguém se deu ao trabalho de fazer é ver os créditos do filme onde os produtores clamam que os eventos são mera ficção e qualquer semelhança com pessoas reais é mera coincidência, diferentemente de a bruxa esse não é para enganar ninguém, tenham um pouco de inteligencia e vejam por si mesmos o site oficial com informações sobre a equipe o set de filmagem e tudo o mais.

Um ponto para mim.

Dalisson disse...

Outra coisa, rec foi realmente incrível, quanto a refilmagem americana eu não sei, mas duvido que ficou tão boa.

Bruno Mattos disse...

O conceito de handycam nos filmes de terror ao contrário do que muitos pensam não começou com The Blair Witch Project, mas com The Last Broadcast um ano antes em 1998.

Anônimo disse...

Eu achei o filme muito foda! O filme é tenso...

Anônimo disse...

o FINAL é tenso*

Anônimo disse...

vcs q criticam esse filme são pessoas completamente idiotas é um bom filme te terror

se fazem matrix dizem q tem muitos efeitos especiais....se fazem paranormal dizem q o filme é chato e com falhas

agora me digam uma coisa algum de vcs já fizeram
algum filme ...quando tiverem capacidade para fazer um me diz o nome ai eu assisto ....

e eu achei o filme ótimo sendo ele real ou não

Anônimo disse...

o melhor filme de terror que eu ja vi, muito bom mesmo vale a pena e não assista sozinho , falo!!!

Unknown disse...

eu durmir tres dias com painho e mainha e passei um mês durmindo na sala que fica de frente pro quarto de painho O-O, é tudo mentira mesmo? o-o esse filme tira meu sono ate hoje T.T

Unknown disse...

o filme e muito sinistro adorei. parece tao real.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo