sábado, 15 de março de 2008

Vengance, Vingança e Vendeta



Olá pessoal!
Neste fim de semana assisti ao último (não na ordem de lançamento) filme que me faltava da trilogia sobre vingança do diretor coreano Chan-wook Park.
Os filmes são "Sympathy for Mr. Vengeance", "Oldboy" e "Lady Vengeance" nesta ordem, desses o mais conhecido é certamente o "Oldboy" que é simplesmente fantástico.
Boa leitura.

Obs: as notas foram dadas avaliando cada filme em relação aos outros da trilogia, e não separadamente.


Sympathy for Mr. Vengeance

Vejam bem, Mr. Vengeance não é definitivamente o melhor filme da trilogia mas é, na minha opinião, o que melhor retrata o tema, porque, se pararmos para pensar, quando você se vinga de alguém nada mais justo (pelo menos na visão da outra pessoa) que esse alguém se vinge de você, não importando quem agrediu primeiro; e é esse o conceito do filme: uma vingança, que acarreta outra, e mais outra, assim por diante e no final, realmente, já não interessa quem ou porquê tudo começou.
A história é a seguinte: Ha-kyun Shin é um funcionário de uma fábrica, surdo/mudo, cuja irmã precisa urgentemente de um transplante de rim.
Apesar de já ter juntado o dinheiro necessário para o transplante, conseguir um doador compatível está muito dificil.
Desesperado, ele resolve trocar, com um grupo de traficantes de órgãos, um de seus rins por um outro que sirva, mas adivinhem ... ele acaba sendo passado para trás e fica sem o dinheiro e sem o rim! Daí em diante o filme realmente começa a ficar bom.

Lógico que o roteiro é bem mais complexo que isso e cheio de reviravoltas. Os personagens secundários, são otimos! principalmente Kang-ho Song (como o pai vingador), estão excelentes.
Na minha opinião, esse é o filme mais fraco em termos artísticos/visuais da trilogia, a fotografia está boa, mas não no mesmo nível de Lady Vengeance,por exemplo; a trilha sonora está muito fraca, comparada aos outros 2 filmes. O que salva (fora o roteiro e as atuações) é o fantástico
jogo de câmera que Chan-wook usou, explorando muito bem o fato do protagonista ser surdo/mudo (destaque para a primeira cena no rio), isso inicialmente me preocupou pois os persongens criados por Chan normalmente são muito expressivos em palavras e pensamentos e isso poderia se perder sem um personagem que pudesse falar; mas no final acabou sendo um
trunfo nas mãos do diretor.
Resumindo, é um filme bem acima da média, mas perde para os seus sucessores.

NOTA: 7



Oldboy

Nesse filme Chan-wook acertou em cheio! Tudo é brilhante! As atuações estão perfeitas e todos os personagens foram bem desenvolvidos.
A presença de Min-sik Choi (que viria a participar de Lady Vengeance) enriqueceu muito a película (essa parceria tem potencial para render frutos, como a existente entre Akira Kurosawa e Toshiro Mifune). A fotografia ficou EXCELENTE, demarcando todo o crescimento do filme e de seus personagens.
A trilha sonora é, na minha opinião, a melhor da trilogia, a música "The Last Waltz" fica grudada na cabeça por dias.
A história, que é uma adaptação de um mangá também intitulado Oldboy, ficou bem diferente do original (diferente para melhor) tratando muito mais profundamente as consequências do confinamento na mente do personagem.
As cenas de luta e ação são fantásticas, usando na maioria das vezes câmera estática, que dá um dinamismo menos artificial para a violência, que está muito bem tratada no filme sem nunca ser desnecessária, exagerada ou comum; as cenas de "tortura" (imagine martelos e dentes) são terrivelmente reais e realmente prazerosas dentro de seu contexto (assim como foi no final de Dogville).

O enredo do filme é um caso a parte, além de surpresas e reviravoltas muito bem elaboradas, o resumo dele já é suficiente para deixar qualquer um intrigado.
A história começa com Ho-dae Su, nosso personagem principal, sendo raptado e preso no que parece ser um quarto de hotel. Sem saber o motivo do rapto, ou sem qualquer outra informação, ele é mantido ali, tendo como companhia uma televisão, por 15 anos quando então é libertado no mesmo lugar onde foi raptado e sem qualquer explicação; daí em diante ele fará TUDO para descobrir porque o prenderam, e se vingar.
Bom, acho que já deu para ter uma idéia de como esse filme é bom.
Assistam e tirem suas conclusões.

NOTA: 10



Sympathy for Lady Vengeance

Esse é, na minha opinião, o mais visualmente belo dos três filmes, a começar pela apresentação (coisa que os outros não têm) e pela capa que são fantásticas e dão um toque especial ao filme logo de início.
A fotografia é ótima usando muitas cores quentes (principalmente o vermelho) em contraste
com a paisagem branca da neve, trazendo uma atmosfera soturna e depressiva que combina perfeitamente com a personagem principal.
Em relação a trilha sonora, ela não estraga nem impressiona, deixando a fotografia e a atuação passarem a mensagem.

Yeong-ae Lee está bem no papel de vingadora fria mas não passa a mesma sensação de imersão que Min-sik Choi conseguiu em Oldboy. Os coadjuvantes "cumprem seu papel" (desculpem-me o trocadilho) mais não marcam tanto como os de "Mr.Vengeance", o único que realmente se destaca é o já citado Yeong-ae Lee que aqui faz uma ponta (talvez não tão "ponta") como ex-cúmplice e ex-marido da personagem principal.
Mas é o roteiro que dá brilho à película, muito mais pesado que seus antecessores, ele nos leva numa expiral de tensão até culminar num tremendo ato de vingança envolvendo facas, machados, adagas e sacos plásticos.
A história é mais ou menos assim: Geum-ja nossa "heroína" é injustamente presa por assassinar uma criança; esse crime foi cometido por seu marido que escapa impunimente; durante seu tempo na prisão Geum-ja também conhecida como "a bruxa" ou "Geum-ja a bondosa" faz várias amizades que lhe serão muito úteis para por em prática sua terrivelmente nefasta e dolorosa vingança, apesar de parecer muito simples e moralmente aceitável, posso garantir que você irá se surpreender com o rumo das coisas.
Não me entendam mal, esse filme não tem um baita "plot twist" como Oldboy, a surpresa aqui é a crueldade dos acontecimentos e suas conseqüências.
Em resumo, é o filme mais linear e de fácil compreensão (dos sentimentos e motivações) da trilogia, mas nele o diretor põe em prática todo a experiência que adiquiriu nos dois primeiros filmes, e o resultado é lindo de se ver.

NOTA 8.5



A Trilogia

Apesar da enxurrada de trilogias que surgiu nos últimos anos, a "trilogia da vingança" é algo novo, tanto em relação ao tema, pois na maioria das vezes o foco das atenções é numa pessoa e não num "sentimento", quanto na forma como isso foi feito, pois cada filme pode ser assistido separadamente sem influenciar na qualidade e no entendimento dos mesmos (só havia visto isso antes na trilogia das côres de Krzysztof Kieslowski, e na trilogia dos dólares de Segio Leone, apesar dos filmes de Leone não terem conexões entre si além dos nomes e do ator principal),
e além disso tudo, se assistida na ordem, todos os aspectos do tema são abordados: a vingança que acarreta a vingança, o vingador solitário e a vingança que é um prato que se come frio; está tudo lá para quem quizer se aprofundar, mas também é um prato cheio para o expectador casual que só quer um ótimo filme de ação, suspense ou "drama".
Assistam, vale muito a pena!
Até a próxima pessoal!




TRAILER MISTER VENGEANCE



TRAILER OLD BOY



TRAILER LADY VENGEANCE

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo