segunda-feira, 10 de março de 2008

Avatar FiliPêra

Surplus: Terrorized into Being Consumers

     banner filmes  

                                 surplus

 

Por FiliPêra

 

E como uma coisa leva a outra...um post sobre o Surplus.

Documentário fenomenal destrinchando a indústria de consumo e o "capetalismo" devorador. Vemos depoimentos de John Zerzan (leia uma entrevista dele, dada ao Centro de Mídia Independente AQUI), um feroz crítico do capitalismo e da sociedade vigente, que viveu durante anos com o dinheiro de venda de esperma e sangue. Passeamos pela indústria do supérfluo, como a fábrica de bonecas de silicone, para homens tarados.

O tom do filme é ácido, criticando (com bons argumentos) todos os envolvidos com a destruição do meio-ambiente, massa trabalhadora e as riquezas do mundo, sem nenhum dó nem piedade. Ao final pousa na ilha de Fidel, e quando você acha que se colocará o socialismo como alternativa para as mazelas do planeta...as críticas continuam.

Mas o grande destaque do documentário (entre tantos outros) é o seu ritmo e trabalho de edição de uma agilidade única. Às vezes a sensação que se tem é de estar assistindo um videoclipe (com qualidade, ouviu MTV?), apesar da coisa chegar a cansar um pouco na parte cubana do documentário, mas nada que comprometa.

Esse vídeo jamais foi lançado oficialmente por aqui, circulando pelos circuitos alternativos, ou universitários. Eu particularmente o conheci durante o meu curso técnico de produção de vídeo, e mais recentemente no meu curso de Jornalismo.

 

              surplus 2

Para sermos democráticos, coloquei aí embaixo, várias opções para assistir a esse vídeo.

 

Surplus (Suécia) 

Diretor: Erik Gandini

Duração: 52 min.

 

Nota: 9,0

 

Torrent

 

Segunda opção de download

 

Assistir no Google Video (legendado em português)

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo