Por FiliPêra
E como uma coisa leva a outra...um post sobre o Surplus.
Documentário fenomenal destrinchando a indústria de consumo e o "capetalismo" devorador. Vemos depoimentos de John Zerzan (leia uma entrevista dele, dada ao Centro de Mídia Independente AQUI), um feroz crítico do capitalismo e da sociedade vigente, que viveu durante anos com o dinheiro de venda de esperma e sangue. Passeamos pela indústria do supérfluo, como a fábrica de bonecas de silicone, para homens tarados.
O tom do filme é ácido, criticando (com bons argumentos) todos os envolvidos com a destruição do meio-ambiente, massa trabalhadora e as riquezas do mundo, sem nenhum dó nem piedade. Ao final pousa na ilha de Fidel, e quando você acha que se colocará o socialismo como alternativa para as mazelas do planeta...as críticas continuam.
Mas o grande destaque do documentário (entre tantos outros) é o seu ritmo e trabalho de edição de uma agilidade única. Às vezes a sensação que se tem é de estar assistindo um videoclipe (com qualidade, ouviu MTV?), apesar da coisa chegar a cansar um pouco na parte cubana do documentário, mas nada que comprometa.
Esse vídeo jamais foi lançado oficialmente por aqui, circulando pelos circuitos alternativos, ou universitários. Eu particularmente o conheci durante o meu curso técnico de produção de vídeo, e mais recentemente no meu curso de Jornalismo.
Para sermos democráticos, coloquei aí embaixo, várias opções para assistir a esse vídeo.
Surplus (Suécia)
Diretor: Erik Gandini
Duração: 52 min.
Nota: 9,0
comente primeiro!