terça-feira, 25 de março de 2008

Avatar FiliPêra

O BlogCampES sob a ótica Nerd...(UPDATE)

Por FiliPêra

 

anuncio copy

 

Parte I - Chegando lá 

Um bando de nerds se reunindo para comentar o mundo ao seu redor (principalmente a Blogosfera brasileira), se divertir e cair na farra. É assim que se pode resumir rapidamente o que foi (e é) o (um) BlogCamp...

O BlogCampES ocorreu nos dias 22 e 23 de março, no Centro Técnico IX, na UFES. Perdeu? Leia o texto abaixo e tenha embasamento para até dizer que você foi.

Mas primeiro vamos à odisséia do NSN nesse, que foi o primeiro BlogCamp em terras capixabas...

Achei um link não sei aonde que direcionava para o Blog do Blogcamp (não é avareza de links não, é falta de memória mesmo). Não perdi tempo e tratei de me inscrever. No outro dia recebi um convite para integrar o Googlegroup do Blogcampes. Recebia os benditos e-mails todos os dias e me autualizava sobre os preparativos do evento.

Alguns dias depois avisei aos outros autores do Blog do evento e recebi uma positiva como resposta. Sim, todos iríamos!!! Combinamos de fazermos camisas para melhor representar o Blog no evento, e fiquei de ver o preço para fazermos transfers (falta de verba é uma verdade por aqui também!) para nossa camisas. O Nêra posteriormente deu a idéia de usarmos spray para tecido como forma de substituir os transfers. Resolvemos que usaríamos o metódo mais barato (no caso o spray)...

Mas a semanas foram passando e na quinta-feira passada passei na casa do Nêra e do Têra (o QG do NSN), para confirmar o lance das camisas e qual não foi minha surpresa ao ver que as três camisas estavam compradas (o Voz do Além não conta! mas breve tomaremos providências quanto à isso...), mas nada de spray. Eu fui imediatamente acusado de negligência por não ter arrumado o bendito e recebi a missão de conseguir um spray para camisas em plena sexta-feira santa!

 

             blogcamp1copy

    Fonte: http://www.oblog.blog.br/

Como esperado não consegui. Decidimos ir com camisas brancas mesmo, fazer o que? Na verdade cheguei a levar uma tinta de tecido que tinha aqui em casa, mas que não resolveu e foi imediatamente descartada pelo Nêra, responsável pela parte artística do processo.

Acabamos por marcar de sair às 10:00h do sábado para o Blogcamp, o que foi logo desmarcado por eles, que disseram que só iriam à tarde, argumentando que estava muito cansados (Eu mereço!).

 

Parte II - Primeiro Dia

Então resolvi chegar na hora, e tratei de acorda às 7:30h, para chegar pontualmente às 9:00. E assim foi, em plena nove horas estava Eu lá, em frente a UFES. Aí veio o problema: a propriedade é maior que bairros inteiros e como cargas d'água Eu ia achar um mísero prédio que atendia pelo mísero nome de Centro Técnológico IX? Mas como quem tem boca vai a Roma, logo apareceu uma generosa senhora para me guiar dentro da propriedade (fui descobrir depois que ela etava procurando um curso de informárica grátis na UFES). Chegando no minúsculo prédio, encontro quase que somente a equipe do Blogcamp responsável por armar a rede wireles que seria responsável por tornar vários blogueiros pessoas completamente anti-sociais. Essa equipe, que era composta por alunos de Ciência da Computação da UFES, na verdade havia terminado seu trabalho e, assim como Eu estava jogando conversa fora. Um dos únicos blogueiros que estava por lá era o Jonny Ken do Infoblog (o festival de links vai começar!).

 

                    blogcamp2 copy

Fonte: http://www.oblog.blog.br/

O jeito era proveitar o tempo livre para fazer um coffe break (já que só tinha levado R$ 0,80 além da passagem e não tinha dinheiro para almoçar) mais que generoso. A bagaça só foi começar "oficialmente" lá pelas 11:00, já contando com a presença de Haeckel, do Mente Insana; Ivo Neuman, do Treta; DJ Raphael Fernandes (erro nosso) Mendes, do Bobagento; Rafa, do Futilidade Pública; entre outros cujo a minha memória não permite lembrar agora (mas não se preocupe, ao final da postagem colocarei o nome de todos os participantes).

O esquema geral de um BlogCamp, para quem não sabe é a total desconferência; ou seja, nada de pautas ou assuntos programados, quem decide o que vai ser discutido ou colocado em voga são os próprios blogueiros que lá estão.

Na minha opinião esse formato tem suas vantagens e desvantagens. Como vantagem se destaca o fato de as pessoas fazerem o BlogCamp, assim como ocorre em seus Blogs, além de poder ter inúmeras dúvidas respondidas por pessoas como você mesmo...

Mas como nem tudo é perfeito. Há muita dispersão, o que pode ser uma desvantagem para quem quer realmente falar sobre blogs e tecnologia (uma boa parcela, que não saía do notebook).

O mais legal de tudo é conhecer gente nova (e que você provavelmente já conhece o Blog). Falei com um bocado de pessoas no sábado mesmo. Além de participar de conversas sobre monetização, twitter, novas mídias, podcasts (ainda estou tentando aprender a fazer direito para realizar um aqui), além de ouvir o Ivo Neuman falar de como evitar processos por causa de conteúdo. Outro fato interessante foi a quantidade de aperitivos degustados, que me salvaram de passar fome no almoço.

Após o almoço fiquei conversando com vários outros Blogueiros (já deu pra ver que minha memória não estava lá essas coisas). E assim o dia se encerrou para mim, lá pelas seis, já com o dia escurecendo e com um podcast rolando.

Link do Podcast

Ao chegar no QG do NSN (a casa do Têra e do Nêra, não vou repetir nunca mais, já está batizado, rsrs), marcamos de ir no outro dia, por volta das 11:00h (não antes de receber elogios do tipo: Seu mané, você não disse que ia ligar...entre outros).

 

Parte III - Segundo Dia

Chegamos por lá já provando os aperitivos e bebendo suco. De cara deu pra perceber que estava menos fervilhante, porém com mais contatos humanos rolando. Primeiramente o número de notebooks diminuiu e a conversa (dos mais variados assuntos) rolava solta. Eu e os outros Nerds ficamos junto ao notebook do Armando, do Blog do Solteirão, e tascamos a assistir vídeos no Youtube (em ordem: Chaves - Terror na Vila, System of Vila - Chaves Suey e Cadeirada. Obrigatórios!!!) .

 

 

Depois o André Metzen, do iMasters, sugeriu da galera ir para fora das salas e conversar.

E foi assim que fizemos, o que cá entre nós é muito melhor. Depois rolou um BlogCampo (um jogo de futebol entre blogueiros) e os Nerds (nós inclusive) não fizemos a mínima questão de ir.

Após comer mais um pouco (já percebeu que Nerd come bastante), resolvemos ir embora, para empregar nosso fim de semana em outras atividades.

 

                     galera-gde copy

 

Link da foto (da galeria do Jonny Ken): http://www.flickr.com/photos/jonnyken/2355303036/

 

Balanço Nerd do Evento: Nós, sem dúvida, gostamos bastante do evento, que mostra o alto nível em que está os blogueiros brasileiros. Além disso conhecer pessoas que você lê diariamente em Blogs, o que é bem legal. Mas o formato precisa de retoques, como a criação de uma pauta, mesmo que bem geral; o que com certeza não tiraria o caráter desconferencista do evento. Mas provavelmente no próximo, com certeza iremos!!!

 

Outros blogueiros que conhecemos:

Marcelo Malta, do Risadas

Juliano, do Imperador

Felipe Neto, do IsFreeTV e Controle Remoto

Saulo, do Dias Normais

Yuri, do FreakLink

Mateus, do 30 Segundos

 

Se esquecemos do seu blog, desculpa a gente. Esse post foi escrito em plena madrugada!!!

Aguarde mais fotos!!!

 

UPDATE

 

Mais fotos do BlogCamp

 

                    nerds4 

Até parece que o Nêra é mais alto, que Eu e o Têra!

 

nerds3

Ressaca (só se for de suco de uva) do BlogCampES.

Nêra, Têra, Breno (Pokoloko) e Eu

 

blgocamp 004

Blogueiros dialogando...

blgocamp 006

Acredite esse é o prédio de Engenharia Civil da Ufes, e essa porta às vezes fica aberta...

É NOZES!!!

Obs: Esse post foi caótico propositadamente...

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo