sexta-feira, 14 de março de 2008

Avatar FiliPêra

Okami

banner games

 

 

                                  okami

 Por FiliPêra

Continuando nossos posts sobre game...

Logo na primeira animação percebemos o porquê de Okami ter levado o título de game mais bonito de todos os tempos. Tudo é muito bem feito, com gráficos todos feitos em cel-shadding (claro que The Legend of Zelda: Wind Waker começou essa moda um pouco antes, mas isso fica pra outro dia). O visual parece uma pintura, se movimentando ao seu comendo, o que, diga-se de passagem, é extremamente recompensante. Mas além do aspecto visual o game traz diversas qualides, para fãs e não-tão-fãs assim de RPG.

A história do game gira em torno de uma encarnação da Deusa-Sol Amaterasu em um lobo (como o título diz. Okami em japonês quer dizer lobo) branco, que vem ao mundo combater espíritos malignos e restaurar a natureza, usando as 13 técnicas celestiais de pintura. Cada técnica de pintura ajuda serve para mexer em um aspecto do jogo, como fazer bombas, reconstrução de objetos destruídos e ressucitar árvores.

Um dos pontos negativos do jogo (e outra similaridade com Zelda) é que o lobo é acompanhado de um ser chamado Issun (em Zelda era a fada Navi). Essa pequena criatura solta spoilers a todo o momento sobre o que fazer a seguir no jogo (o que pode afastar os jogadores hardcore). Mas com o tempo acabei por me acostumar (e até simpatizar) com o bichinho.

O jogo não chega a ser gigante como um Final Fantasy (que pode chegar até a 150 horas, de sucção da vida de um nerd), mas deve consumir umas boas 30 horas de jogo (o que é razoável, e torna o jogo mais atrativo para os menos fanáticos). Outro ponto positivo é o modo de batalha. Nada de longas batalhas por turnos, ou irritantes batalhas aleatórias; as batalhas de Okami são no estilo Zelda e da série Tales, envolvendo muita ação e combos rápidos.

 

                 okami-002

 

É claro que devido a essa menor complexidade o sistema de itens e de magias de Okami é menos desenvolvido que o de um Final Fantasy, por exemplo, mas agrada em cheio; com armas muito legais e, é claro, o uso das técnicas de pintura (primordiais contra certos inimigos) durante as batalhas.

Apesar de ser no quesito técnico (principalmente gráfico) que Okami se destaca, o game tem força suficiente para ser considerado um excelente RPG, principalmente pra quem não tem tempo de empenhar mais de 50 horas para completar um!

 

Gênero: RPG

Plataforma: Playstation 2

 

Nota: 8,5

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo