sexta-feira, 3 de junho de 2011

Avatar FiliPêra

Pedaços fantásticos de Jornalismo

 

image

Se você pretende ser um grande jornalista tipo Eu, o lance é ler artigos jornalísticos pra cacete. Não só o jornalzinho da sua cidade ou estado, mas as publicações top de linha - revistas, na minha humilde opinião. E boa parte dessas reportagens estão em inglês, nas revistas americanas e inglesas.

O editor-associado da revista The Atlantic, Conor Friedersdorf, fez uma lista com 100 matéria que ele considera fantásticas,  e todas as que Eu li se enquadram nessa classificação. A listagem está dividida por seções, então tem matéria de esportes, crimes, ciência e vários outros assuntos. Clique AQUI para ler a lista.

 

E já que estamos falando de textos jornalísticos longos e bem feitos, aí vai mais algumas dicas. O site Longform reúne um apanhado de textos de fôlego escrito nas melhores publicações mundiais. Também é tudo dividido por assunto e ainda é possível fazer um login e organizar de forma eficiente os textos já lidos e os para ler posteriormente. Recomendo!

O Longreads segue pelo mesmo caminho e indica uma série de textos com mais de 1500 palavras que podem ser lidos online, e ainda divide tudo por autores preferidos e publicações (o Longform também tem arquivos por publicações). É perfeito para guardar textos para aqueles momentos offline.

Pra fechar, dê uma olhada numa lista que o KK.org fez uma lista chamada delicadamente de The Best Magazine Articles Ever, com 25 textos jornalísticos clássicos. É só clicar AQUI e ser feliz.

 

Como vocês repararam, todos os textos acima estão em inglês. Com o lançamento da MobGround, em agosto, se nada der errado, pretendo tocar um projeto similar, mas com indicações de textos somente em português, seja de jornais, revistas, blogs ou qualquer outro lugar, o importante é que seja foda, jornalístico e não tenha somente dois ou três parágrafos. Para isso, precisarei de dois ou três curadores além de um integrante da nossa equipe fixa que me ajudarão nas indicações e nos comentários.

Não precisa ser jornalista, somente conhecer as técnicas da profissão e gostar de ler. Quem se habilitar, é só mandar um email. Talvez Eu não responda agora, mas com certeza responderei quando o lançamento estiver mais próximo.

Outra: pra quem gosta de Jornalismo, criei agora uma tag com posts aqui no blog sobre o tema. Em breve vou revirar nossos arquivos e acrescentar outras matérias.

5 Comentaram...

Gilmarzinho disse...

MobGround em agosto? uhúúú!

Tomara que dê tudo certo. Estamos torcendo.

Sucesso!

Esta sexta tá tudo tão parado aqui no trabalho, que vou lá ler alguma coisa boa nestes links indicados.

Valeu!
Té.

Anônimo disse...

Quando vai aparecer por aqui algo sobre as manifestações estudantis daqui de vitória? Estamos precisando de uma mídia que fale no mínimo a verdade.

FiliPêra disse...

@sanngusmao...

Estou escrevendo uma cobertura completa pra revista Vice que deve ir ao ar no máximo segunda-feira. Pra não escrever dois textos, devo linkar aqui quando sair lá, ou escrevo alguma complementação aqui, sei lá. Mas não vai passar em branco, tenha certeza, daqui a pouco tô rumando pra Ufes.

Abraços

spider reclamão disse...

E como tudo tá em inglês, perde-se muito se colocar tudo no google translate? Porque ler em inglês não é meu forte, alguma dica? Bom saber que a Mob Ground ainda vive \o/.

Rafael disse...

Caramba, é coisa pra caramba para ler! Vai tudo pro "read it later" que depois se transforma no "read it never" hehehehe

Valeu!

Essa idéia de fazer uma coletânia em portugês será otima!

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo