terça-feira, 21 de junho de 2011

Avatar FiliPêra

OMS volta atrás e decide que celulares causam câncer

 

image

Depois de anos de estudos globais, reuniões entre cientistas e médicos, a Organização Mundial de Saúde respondeu de forma definitiva (definitiva pra esse ano, só pra deixar claro) uma questão que preocupa a todos: celular causa câncer? Bom, segundo o estudo do órgão ligado a ONU, SIM… a radiação emitida por celulares e similares pode causar câncer, e os aparelhos celulares passaram a ser classificados como portadores de “risco carcinogênico”.

A publicação [PDF] rolou no fim do mês passado e, resultou em informes alarmistas completamente diferentes de estudos anteriores, que foram taxativos em afirmar que ficar pendurado em celulares era uma atividade sem qualquer risco a saúde. O estudo envolveu 31 cientistas de 14 países e as conclusões… não são lá conclusões, e classificam celulares como possivelmente carcinogênica à humanos. Vamos a algumas delas:

“O maior problema que temos hoje é que sabemos que a maioria dos fatores ambientais levam décadas de exposição antes que possamos realmente ver as suas consequências” diz o Dr. Keith Black, chefe de Neurologia do Cedar-Sinai Medical Center em Los Angeles.

“O que a radiação de micro onda faz, em termos bastante simplistas, é similar ao que acontece com a comida no forno de micro-ondas, essencialmente cozinhando o cérebro. Portanto, adicionalmente ao desenvolvimento de cânceres e tumores, pode haver toda uma outra série de efeitos adversos, tais como na função cognitiva da memória, uma vez que é na região do lobos temporais onde seguramos nossos aparelhos celulares”, afirma parte do relatório.

“Quando observamos o desenvolvimento de câncer, especialmente o câncer cerebral, vemos que eles levam um longo período para se desenvolverem. Penso que seja uma boa ideia oferecer ao público algum tipo de alerta sobre os riscos de uma exposição de longo prazo a este tipo de radiação e sobre poderem provocar o câncer”, diz o Dr. Henry Lai, professor-pesquisador de bio-engenharia da Universidade de Washington com mais de 30 anos de estudos sobre a matéria.

O que os excertos acima querem dizer é que ainda não existe certeza, mas fez-se uma suposição baseada em evidências sérias, baseadas em comparações com ondas similares, como as micro-ondas (baixa frequência) e o Raio-X (alta frequência) e considerou-se as ondas de celular perigosas o suficiente para se emitir um alerta para “que se diminuísse o uso de aparelhos móveis de comunicação junto a cabeça”.

Segundo esses estudos, as crianças estariam em perigo maior:

“O crânio e o couro cabeludo das crianças é bem mais fino (que o de adultos). Portanto, a radiação pode penetrar mais profundamente no cérebro de crianças e jovens. As suas células nervosas dividem-se a uma velocidade maior, tornando o impacto da radiação ainda mais extenso”, diz o Dr. Black do Cedars-Sinai Medical Center.

Com a corrida ferrenha de fabricantes e desenvolvedores de sistemas operacionais para smartphones, é notável que esses aspectos arriscados sejam deixados de lado, embora as empresas utilizem seus manuais de instrução como forma de aliviar a própria consciência. A Apple, por exemplo, orienta que os consumidores usem o iPhone a pelo menos 15 mm de distância de qualquer parte do corpo, enquanto a RIM manda que seja a 25 mm. O argumento para não paralisar a venda é  que “ainda não existem estudos conclusivos sobre os efeitos da radiação emitida pelos aparelhos”, embora seja fácil concluir que mesmo extremamente cancerígenos, eles continuariam nas lojas, vide o exemplo dos cigarros.

 

Pode ser puro alarmismo, ou somente uma iniciativa com fundo comercial (o motivo de uns 80% das pesquisas de hoje), mas parece ser sério o bastante pra merecer sua atenção. Ou não!

 

[Via MeioBit]

7 Comentaram...

Wannalle disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wannalle disse...

Na boa cara acho que se devia maneirar nas imagens aqui no site...
Se fosse pra ficar vendo imagem Gore, eu ia em outro site...

Vlws, pelo menos a matéria é informativa.

Chaves Papel disse...

Hahahaha....o que essa imagem tem demais?! É cada uma! hahahaha

Coloca essa imagem na próxima! =PP http://j.mp/kE1vQb

Eu sei que o celular não está próximo ao ouvido, mas e dai!?

Unknown disse...

Amigo Wannalle, aposto que se fosse em um filme você estaria se divertindo horrores, mas em um blog é ofensivo.

É por isso que as pessoas estão cada dia mais frescas e hipócritas...

Aleatório disse...

quanta meninice, a imagem nem é gore xD

Tirando Contra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tirando Contra disse...

Se a radiação de micro-ondas tem comprimento de onda menor q o comprimento de uma célula, ela pode passar pela célula levando elétrons. Daí pra uma mutação bizarra qq é um pulo...

http://www.tirandocontra.com.br/

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo