quarta-feira, 29 de junho de 2011

Avatar FiliPêra

Freud + Jung + Cronenberg = possível filmaço

 

image

Sempre achava que Psicologia se resumia a um paciente sentado num divã e um cara que desenhava manchas estilo Rorschach num caderno para fingir que anotava o que o paciente falava. Aí tive aulas de Psicologia Social e esse estereótipo barato caiu por terra de forma miserável. Nesse um ano que terminei de cursar a matéria, já li todos os livros disponíveis no Brasil de Robert Anton Wilson (de longe, meu psicólogo e filósofo moderno favorito), vários textos e vídeos de Timothy Leary, livros de Jung, Freud… e veio a vontade de um dia me graduar em Psicologia.

Isso tudo só pra dizer que os dois últimos citados aí acima são os personagens centrais do novo filme do mestre David Cronenberg: A Dangerous Method. O filme se baseia na peça The Talking Cure, de Christopher Hampton, e acompanha a relação entre os dois mais proeminentes representantes da Psicanálise - Jung foi um aluno que depois rompeu com parte das idéias de Freud.

Como não poderia deixar de ser, o filme deve ser “psicológico”. Ao menos é o que dá a entender a sinopse divulgada: “Uma bela mulher, elouquecida por seu passado. Um ambicioso médico com uma missão de vencer. Um estimado mentor com uma cura revolucionária. Que os jogos mentais comecem...".

No elenco, nomes como Viggo Mortensen, Michael Fassbender (o elogiado Magneto, de X-Men - Primeira Classe), Keira Knightley e Vincent Cassel. Abaixo o trailer, que passou aquele climão típico dos filmes de Cronenberg.

O filme ainda não tem nome em português, distribuidora, ou data de estréia nacional.

 

image

image

 

3 Comentaram...

Jardelstar disse...

EU , Psicólogo, sinceramente tenho medo de filmes assim. Não conheço a peça, mas vou dar uma olhada e depois volto pra dizer o que deturparam nesta tradução.

pedro sandim disse...

Entrei hj no blog depois de alguns dias e fiquei feliz em ver que ele está voltando a ser o que era a uns tempos atrás. Sempre entrei aqui - mas raramente comento- e encontrei boas resenhas de filmes (agradeço a filipera por me apresentar M.r Nobody e Primer), HQ e mesmo de livros, tanto que o blog chegou a estar entre meus 8 ícones de mais acessados no ano passado. Infelizmente nos meus últimos acessos o blog parece q tinha se preocupado mais com aspectos políticos e de jornalismo do que realmente com os assuntos nerds que são aparentemente o propósito do blog. Seu do interesse que tem por políticos e de jornalismo mas não seria o caso de abrir um outro blog com esta proposta ? Não abandonei o nerdssomosnozes pelo fato de sempre ter resenhas detalhadas e cheias de referências, espero de verdade que voltem a ser o blog que eram. Abraços a Filipera e aos demais

alexandre disse...

Putz, parece ser um filmaço mesmo. Na expectativa.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo