Isso é arte conceitual, antes que digam que é fake…
Lembro que estava na sexta ou sétima série quando comprei uma Aero Magazine, uns dias depois de ver Top Gun - Ases Indomáveis. O motivo foi um quadradinho na capa com a foto de um caça russo com um design bizarro: asas flanqueadas para frente, o que, segundo os engenheiros da Sukhoi, ajuda a melhorar as performances de manobra e ajudava na economia de combustível. Após ler a matéria num fôlego só, soube que o nome do caça era Sukhoi Su-47. O modelo mostrado na revista era o protótipo de um projeto do Ministério da Defesa para criar caças de nova geração.
A aviação de caça russa tem duas empresas como inimigas concorrentes: a MiG e a Sukhoi. Apesar de todas as escaramuças que rolam entre elas, os aviões fabricados pelas duas se diferem em aplicações e estilo. Os MiG são empregados em ataques maciços, com forte apoio em terra e utilizando pesadas estações de radar. Apesar do MiG-29 ter adquirido características um pouco mais diversas que essas, a coisa é bem por aí. Já os Sukhoi são feitos para operarem em vôos solo, em condições mais adversas, têm mais equipamento avançado.
Aí veio o fim da Guerra Fria, a queda da União Soviética e tudo mudou…
Com a falta de dinheiro generalizada entre os russos, as duas empresas formaram joint-ventures para não morrerem, já que, mesmo o bonachão com a cara cheia de vodka, Boris Yeltsin, não tinha planos de privatizar as duas empresas. Fora esse cenário financeiro desfavorável, geopoliticamente o mundo havia mudado, e as estratégias da aviação militar também. Caças pesados eram menos necessários, e deveriam operar nas condições mais adversas possíveis.
A Sukhoi foi mais esperta e vendeu tecnologia para a Índia e outros países dispostos a usarem o poderoso Su-27. Depois disso ainda lançou o embasbacante e assustador - para os inimigos - Su-37, que foi pioneiro numa miríade de tecnologias que se tornariam obrigatórias anos depois em todos os aviões de caça. Coisas como vetoração de empuxo - turbinas controladas de forma independente (como vocês verão no primeiro vídeo lá de baixo) - e radares traseiros. O protótipo do Su-47 foi justamente uma proposta da empresa para um caça russo da quinta geração, e muito dele será incorporado ao projeto final. A MiG mostrou seu MiG-1.44, com uma no formato de um delta.
Aparentemente, o projeto da Sukhoi foi o aprovado - não se sabe se o governo russo tem grana pra tocar dois projetos distintos, como fazia no passado; e o fato é que isso nem é mais necessário - e um nome secreto surgiu nas linhas dos periódicos militares: Sukhoi PAK-FA. Bom, ele é um senhor avião, daqueles de fazer um piloto do badalado F-22 (e do F-35) molhar as calças. Ele será stealth (com um sistema mais baseado em materiais com alto índice de absorção de ondas de rádio, do que com aqueles designs esquizofrênicos como o do F-117 e B-2), possui uma cauda completamente móvel, eliminando a necessidade de lemes e flaps, aumentando as capacidades de manobra, tem velocidade máxima Mach 2.45 (algo em torno de 3.000 Km/h) e velocidade de subida de 360 m/s (1.300 Km/h).
Também vai rolar uma espécie de intranet entre eles, com troca e sincronização de informação sobre localização de alvos, armamentos inimigos e essas coisas importante pra missão deles. Ah, e um detalhezinho exclusivo: ele possuirá um sistema infravermelho que rastreará rastros de calor de aviões stealth - tipo o próprio F-22 - a até 25 quilômetros de distância, coisa que nenhum avião americano da quinta geração tem.
Abaixo, dois vídeos com dois modelos distintos da fera em vôo:
[Via Gizmodo]
8 Comentaram...
Olá.
O Pak não tem nada de secreto, a alguns meses já estão rolando videos e informações sobre ele.
Mas muito mais do que isso, é preciso ter pé no chão, o F22 é um avionico já estabelecido e de uso continuo. Então por mais que o projeto russo seja otimo, nao se deve subertimar o americano.
Outro fator p fazer os russos se borrarem é o F-35, esse sim superior (de longe) ao F-22 (bem similar ao PAK-FA).
Mas no ambito internacional isso é maravilhoso. pois novamente a balança tend a se equilibrar.
Att
Certo, esse PAK-FA da Sukhoi tem tudo para ser um grande caça. Mas isso não significa que já para ficar empolgado pois como disse o camarada aqui de cima o F-35 da um pau no F-22 que se iguala ao PAK-FA. OU seja os americanos ainda terão a supremacia aérea. Mas o que ninguém leva em conta é que não basta ter um super caça, se não tem pilotos bem treinados para pilota-los. Sendo assim, os americano americanófobo (acho que é assim que si escreve) vão ter que tirar o cavalinho da chuva. Mas como os russos são mestres em surpresas acho logo vai aparecer um super caça para combater o F-35.
Eu fielmente acredito que o PAK-FA vai evoluir a um nivel considerável, mas os russos de qqr forma vão precisar evoluir (e MUITO) seu projeto, pois o F-22 por si só já é imbativel no cenario atual (até que se prove o contrario).
Agora, nunca se sabe né, torço p o EUA venderem os F22 p israel e algum pais maluko do oriente medio comprar o novo filhote russo p brincar de dogfight.
Abraços!
sinto muito meus amigos comunista de faculdade de 1,99$R mas ja foi o tempo que em os russinhos de araque podiam ao menos tentar empatar com os EUA, hoje alem de viver de memorias passadas, qualquer coisa nova(seja no politica ou em questões militares)vcs ja saem em polvorosa achando que vão passar os Americaners em alguma coisa kakakakakakakakaka
da até dó viu...Só para completara media de treinos(hrs) dos pilotos estadunienses são muito maiores que os FALIDOS & ATRASADOS Russos
Quando vi a foto, pensei que fosse um F22 Raptor...
Ótimo post para amantes da aviação militar, como eu.
Vamos ver também a aquisição brasileira dos caças estrangeiros, caso a transferencia de tecnologia seja efetivada o Brasil tem tudo para crescer no ramo.
--
Comentário do Sr. "Arsenio" bastante.. peculiar. Pra não dizer outra coisa.
Algumas ressalvas...
No início você não especifica de quais modelos está falando, mas quanto ao SU-27 e o MIG-29 apesar da semelhança no desenho eles foram desenhados desde o início para propósitos bem distintos, justamente para bater os então recentes F-15 e F-16 respectivamente. O projeto inicial era de as empresas trabalhando junto num único caça, mas o governo soviético decidir seguir o caminho americano e separar os caças leves (F-18,F-16 dos pesados F-14 F-15, detalhe o F-18 SuperHornet é uma versão recente BEM maior que o original e destinada a substituir os F-14 que foram aposentados da marinha americana), partindo do projeto original a Sukhoy desenvolveu o SU-27 e a Mikoyan o SU-29.
Eu não acho que o PAK vá usar tanta coisa assim do Berkut, o Berkut tinha bem pouco de 5a. geração, para falar a verdade nem os russos consideravam ele muito stealth (o termo é relativo por que não há stealth absoluto), nada de supercruise, etc.
A detecção em infra vermelho não é novidade, existe há décadas, tanto que é usada inclusive como guia de mísseis, o F-22 e F-35 tem assinatura Infravermelha reduzida também e não só eletromagnética.
A rigor os russos não pretendem fazer um caça melhor que o F-22 eles pretendem fazer um caça de 5a geração barato e ganhar na quantidade (esta é a doustrina russa há décadas).
A intranet que você mencionou já existe em forças aéreas modernas, não é novidade.
ta legal a russia ta falida. mas fala serio o avião tem muito futuro , ninguem pensou que eles podem estar escondendo as verdadeiras abilidades do caça
Postar um comentário
Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!
-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.