terça-feira, 31 de maio de 2011

Avatar FiliPêra

A Saga de um Cliente de Banda Larga Brasileiro

 

image

Sexta-feira, 30 de abril

Depois de meses sem problemas aparentes na minha conexão, se inicia um momento que denomino montanha-russa: uma sucessão de quedas repentinas de tirar qualquer pessoa do sério. De cinco em cinco minutos minha conexão com a internet cai, e como estamos numa sexta-feira a noite, minhas chances de detectar e resolver - que estou certo que são com a minha operadora - são quase nulos por dois motivos: a) tenho certeza que os atendentes que ficam no fim de semana são os mais incompetentes possíveis, b) reiniciei o modem três vezes e não deu em nada.

A saída foi buscar todas as reservas disponíveis da minha paciência e lembrar que o serviço da Oi/Velox é muito bom aqui no Estado, apesar do seu péssimo atendimento, com profissionais que não sabem pisar fora do roteiro que mandam pra eles. Apesar do cai-levanta, tudo transcorreu normalmente. Eu imaginava que não passava de uma manutenção de rotina, que tudo se normalizaria no máximo domingo, no mais tardar, segunda-feira.

Ledo engano…

No dia seguinte o problema se agravou, as quedas ficaram mais frequentes e os momentos de conexão mais raros, o que começou a descartar a possibilidade de uma simples manutenção de rotina. Mais uma vez, a paciência foi o remédio para a parada, porque dependia da internet pra fazer uma série de coisas atrasadas.

**Dias com a internet caindo a cada cinco minutos depois**

 

Quarta-feira, 4 de maio

Talvez vocês não saibam, mas infelizmente tenho mais dependência da internet do que gostaria. Namoro a distância e trabalho em casa, o que significa que passo boa parte do meu dia na frente do meu notebook. E ter que ficar me preparando pra quedas constantes não é divertido. Na segunda-feira meu irmão tinha me informado que havia ligado pra Oi pedindo a presença de um técnico pra descobrir que merda tava rolando, e justamente na quarta descubro que ele não ligou merda nenhuma.

No fim das contas, ligo Eu mesmo e me prometem um técnico “no prazo padrão de 48 horas”. Mas um mal entendido, misturado com uma preguiça extrema do povo da Oi põe tudo a perder. Relato meu problema e caio na besteira de acrescentar que minha linha telefônica tá numa chiadeira infernal…  e o povo da Velox me transfere pra galera da Oi, e afirma que se a linha tá com ruídos, o problema é na linha e não na conexão, e passam a régua no problema. Depois desse pingue-pongue irritante, finalmente desligo. E a coisa piora…

Os dois dias se transformam em quatro, e o cara só aparece domingo. Como não estou em casa, não fiz testes na conexão, mas ao voltar, na segunda, recebo uma boa e uma má notícia. A boa é que o técnico veio e o chiado na linha foi resolvido… a má é que a conexão foi junto com o chiado e agora nem mesmo montanha-russa minha internet é. Caiu de vez. Morreu, tipo tesão de velho!

Olho pro modem que, triste, só tem duas linhas acesas e já penso na maratona de ligações que terei de enfrentar novamente.

 

Sexta-feira, 6 de maio

Meu irmão liga e solicita uma visita técnica. A atendente fala algo que considero absurdo: se constatado o erro no procedimento do outro técnico, seriam acrescentados 70 reais na nossa próxima conta telefônica. Quando me contam a jogada, não tem como não gargalhar. O argumento é que a Oi e a Velox são duas empresas distintas, e… bom, nem procurei saber do resto.

Mesmo assim ele confirma o técnico, que deverá chegar nas “próximas 48 horas”.

 

Quarta-feira, 11 de maio

Nada de técnico, nem em 120 horas. Revejo toda a minha paciência e aproveito as tardes com o clássico The Legend of Zelda: The Wind Waker e trabalho a noite, na casa do honorável sr. Humbertêra. Ligo pra um amigo pra falar do problema, e ele informa que a Oi inventou de mexer nas instalações dela e no processo vários clientes Velox entraram pelo cano. É o caso dele, que tá até com o telefone mudo.

 

Quinta-feira, 12 de maio

Ligo realmente nervoso e falo que se um técnico não aparecer nas próximas 24 horas, vou ao Procon. Eles insistem que tentam o máximo possível cumprir os prazos e pedem desculpas pela demora. No dia seguinte acabo por arrumar algo pra fazer e termino por não saber de técnico, que não foi fazer a visita. No sábado (14) me ligam e informam que tiveram problemas com os técnicos e realizariam o reparo no domingo (15).

 

Terça-feira, 17 de maio

No meio da jogatina, o telefone toca. São confirmados meus dados e perguntam sobre a situação da internet. O técnico pergunta se a minha conexão foi retomada. Eu digo um sonoro “NÃO”, e ele insiste e pergunta se tinha conferido o status dela HOJE. Vou até a escada, olho o modem… só as mesmas duas luzes solitárias dos últimos dias. Falo a situação e ele pede pra aguardar.

Cinco minutos depois diz pra olhar novamente e… PLIN, a porra da conexão foi restabelecida e o verme do técnico nem chegou a fazer uma visita, no sentido mais correto da palavra. A saga se encerra com meus pais que dizem que “a vida é assim mesmo” e não pensam em mudar de de operadora.

 

Enquanto isso, os clientes que sustentam as operadoras são tratados com escárnio…

9 Comentaram...

Paulo Roberto [Em Paralello] disse...

O mais engraçado (para não dizer trágico) disso tudo é que o governo ainda quer levar a banda larga a toda população brasileira. Se eles não conseguem fazer com que as operadoras forneçam um serviço a contento para nós brasileiros que pagamos mais caro por acesso a banda larga no mundo, pergunto: Como eles irão fornecer um serviço decente para a "grande massa"?

Em um país que se diz estar em "largo crescimento" quando presenciamos casos como o seu meu caro, constatamos que ainda há muito a ser feito. Ainda somos arcaicos e subdesenvolvidos no que concerne a internet, antes de ficar querendo retirar os impostos dos Tablets (o que acho muito louvável, que fique claro) o governo deveria primeiro arregaçar as mangas e começar a EXIGIR um serviço de internet com qualidade para o consumidor brasileiro.

O que nos resta agora é desejar sorte é rezar muito para que a conexão não caia novamente e sua epopéia reenicie.

Abraço.

Alfredo disse...

Muito a calhar seu post, estou com um problema parecido, só q meu provedor é a NET.
Passei também por toda a ladainha de falar com o tele-atendimento e marcaram para vir em casa, para minha surpresa e sorte eu, irrirado como estava, alias, puto é mais preciso, reclamei no site reclameaqui, adivinha se o primeiro técnico não desmarcou sem mesmo me avisar, o segundo técnico que veio foi de uma extrema má vontade e já chegou na minha casa dizendo que o problema era do meu servidor dedicado nos EUA, e o terceiro por sorte foi mais inteligente e está tentando resolver o problema.
Fica a dica, reclame também do reclameaqui, além da reclamação ter ido direto para a ouvidoria, eles tem um índice de resposta superior ao Procon.

Wilson disse...

A Oi é uma merda! Aqui sempre dá problema também, e essa coisa de empresas distintas também me tira do sério. Parece até piada. Que nem o Walmart e a empresa de entrega deles, se tem atraso eles já jogam a culpa pra empresa de transporte, que por sinal não tem nenhum telefone pra contato, pois todos os contatos com a empresa devem ser feitos pelo própio Walmart e não pelo cliente que tá pagando pelos serviços e quer ver quando aqueles malditos vão aparecer com o maldito produto. Brasil é muito atrasado gente, tem jeito não, a grandes empresas fazem o que querem por aqui.

outro caso é o da Companhia de tranporte público da minha cidade a Circullare, que tá cobrando 2,50 por passagem, seria normal se eu não morasse em Poços de Caldas, e o serviço de transporte não fosse um lixo. Enquanto isso nas cidades grandes, 2,50 você dá a volta na cidade toda. Pra ter noção tem lugar que o povo tem que pagar 4 reais pra ir.

Brasil começou na merda e vai continuar assim por muuuuuuuuuuito tempo. País vendido da PORRA.

Danielle disse...

Poderia ser pior
Voce poderia estar em Belém...

¬¢Créos¢¬ disse...

eu moro em Curitiba-PR aqui temos a GVT que está prestando um serviço muito melhor que a Oi, realmente ocorreram problemas na minha conecxao no começo, mas o tecnico veio em um domingo de chuva e verificou toda a instalação e vonstatou que o problema era nos meus cabos de rede.
troquei e n deu mais nenhum problema
quanto ao tranporte, pago 2,50, ando por toda a cidade e algumas cidades visinhas, e a qualidade do tranporte é boa, tem sempre algum ponto ruim, mas no geral está bom. e segundo alguns Outdoors será amplificado até ano que vem.

boa sorte pra vcs

Panthro disse...

A GVT é fantástica. Aqui em Salvador também tem, nunca tive problemas e é muito mais barata.

Franks disse...

A oi é realmente horrível e ainda tem a cara de pau de colocar mais e mais propagandas na internet falando de como são incríveis, a oi é ótima pra te vender alguma coisa, no entanto, tente receber atendimento, que seja por telefone, quando pedi milha linha telefônica e internet(INFELIZMENTE a GVT não opera na minha área ainda) tive de esperar mais de um mês pra ter meu telefone e internet em casa, ainda por cima, eles me venderam 10mb sendo que havia disponibilidade de 2mb, cada vez que eu ligava lá, uma atendente me dava um prazo para instalação e quando eu dizia que outra já tinha me dado um prazo já expirado a resposta era: "Senhor, não posso me responsabilizar pelo que a outra atentende disse", por acaso a primeira coisa que dizem quando você liga é: "Para sua segurança esta ligação será gravada.". Eu tive de ligar pagando o maior sapo e dizendo que iria cancelar o meu pedido caso não fossem instalar no dia seguinte e, SURPRESA, no dia seguinte meu telefone estava lá intacto, embora quando foram configurar minha conexão com a internet sabe DEUS como o meu número de telefone havia mudado, o que me fez perder mais uma semana de ligações e reclamações até que, do nada, tudo voltou a funcionar.
O fato é que no Brasil as empresas fazem o que querem do jeito que querem e ninguém faz nada.
A anatel é um orgão inútil, um apêndice do sistema que não serve pra nada. Será que todo mundo sabe que, de acordo com a regra da Aneel, quando uma operadora te vende conexão com a internet, só é obrigada a te oferecer 10% da largura de banda contratada? Ou seja, quem contrata 1mb pode acabar com 100kb e nem sequer poder reclamar.

Zara disse...

Por motivos como estes é que estou migrando para a GVT. Chega de sofrer na mão da Oi e da Net!!!

SANDRO DO AMARAL disse...

A oi está se superando, conseguindo ser pior a cada dia que passa. aqui em Paranaguá - Pr pago por 10 mega e faz dias que faço dowload a 10kb, normalmente faço a 40kb. infelizmente no meu bairro a GVT não tem sinal. minha unica opção seria via radio, 2 mega por 90, mas pelo menos o sinal nunca cai e a velocidade é real.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo