quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Avatar FiliPêra

HyperEspaço nº 3

Vivendo as diferenças no ES






Por FiliPêra


Parte I
Fundir para evoluir

Quando a Coca Cola ( e a MTV, é claro) lançou a sua idéia de juntar artistas de diferentes estilos e coloca-los para tocar juntos,tudo me pareceu estapafúrdio. Coisa que só daria certo na cabeça de executivos de empresa de refrigerante. O lançamento dos primeiros resultados serviu para afugentar um pouco esse (pré)conceito, com boas duplas, principalmente Lenine e D2. As outras fusões não ficaram longe disso em qualidade e geraram coisas como o hip-rock de Negra Li e Pitty, ou o axé-core do CPM 22 e Babado Novo (alguns execram, mas o resultado não chegou a ser ruim). Claro que existem as excessões, ou você acha que Armandinho ficaria bem em alguma dupla?
Mas deixei tudo mais ou menos de lado, até que em um dia...



Parte II
Táticas de Guerrilha (e sorte...)



Abri o MSN e lá estava uma mensagem em off do Têra com o link do site do show do Estúdio Coca Cola no Espírito Santo. Outra vez de lado (na verdade não abri o link, fui abrir depois). Mas tive outra oportunidade: numa segunda-feira, na escola, depois do circuito do torneio de skate da Qix no Tartarugão, um amigo meu (que vamos chamar de Cambista) apareceu com quatro pulseiras amarelas no braço e explicou do show da Coca Cola Estúdio. Mas aí veio o lance: pra conseguir ingresso tinha que se conseguir uma pulseira amarela (do Dead Fish) e uma vermelha (do Marcelo D2). Imediatamente peguei uma das que ele tinha no braço.
À noite fui à casa do Têra e Nêra pra contar a notícia e explicar o esquema. O Têra logo falou do link que ele havia deixado pra mim. Eu respondi que havia esquecido de abrir. No outro dia começou a corrida pra conseguirmos um ingresso pra cada um.



Mas passou-se o tempo e chegou o dia de trocar as pulseiras pelos ingressos...e eu só tinha a minha do Dead Fish (o resto da galera do Blog não tina conseguido nada!). A coisa foi ficando mais desesperadora, não queríamos perder esse show de jeito nenhum. Alguns dias depois estava eu perguntando por quanto Cambista venderia o ingresso dele e vejo que ele tem uma pulseira vermelha no braço que ele provavelmente não ia usar e, sem pensar duas vezes, pego a pulseira do braço dele (ele já possuía uns 5 ingrssos, então não faria falta uma mísera pulseira).
Mas a data do show estava se aproximando (era segunda e o show seria no domingo) e não tinha ingresso em lugar algum. Já estava passando pela minha cabeça desenbolsar pra conseguir ir ao show.
Mas o uma mistura de Caos e sorte tratou de colocar tudo nos eixos...
O pessaol da minha classe tinha marcado de ir ao cinema na quinta à tarde. Na terça eu avisei pro meu patrão que trabalharia o expediente inteiro (eu só trabalho à tarde) na quarta-feira.
Na quarta fui eu pronto pra trabalhar o dia todo, mas quando chegou deu mas 14:00h (e eu não tinha almoçado ainda) o patrão perguntou se eu já tinha terminado um serviço que ele tinha pedido. Como a resposta afirmativa ele falou: -Tira o resto da tarde de folga!
Fui embora apressado, antes que ele mudasse de idéia.
Chegando em casa, tomei banho e almocei. Ainda, na esperança de conseguir um ingresso liguei pro Clube Libanes pra ver se eles tinham algum ingresso sobrando. NADA!!! A atendente disse que só a Rádio Cidade possuía ingressos e era necessário ligar pra lá, pra poder CONCORRER a um ingresso.
No desespero pedi duas músicas na Rádio Cidade, mas sem muita esperança.
Mas às 16:20h eu ouço o locutor falando que às 16:30h ia ter uma blitz na Praça Central de Vila Velha pra trocar pulseiras por ingressos.
Arregalei as orelhas pra confirmar a notícia, enquanto colocava um tênis e o computador pra hibernar.



Fui correndo até a Praça (cheguei lá em cinco minutos, mais rápido do que de ônibus) e dois minutos depois chega o bendito carro da Rádio Cidade. Com um sorriso de orelha a orelha troco minhas pulseiras (eu conseguiria outras duas no show) pelo convite.
Mas faltavam os outros Editores do Blog (tirando a Voz do Além que curte pagode e não ia gostar nem de Dead Fish nem de D2). Fui conversar com Cambista e saber o preço que ele queria nos ingressos. Disse R$ 40,00 mas pra mim faria a R$ 30,00. Comuniquei a Nêra e Têra e eles ficaram de conseguir a grana.
No outro dia (quinta) eu levo um ingresso fiado pra um deles, do cambista (felizmente o Têra havia conseguido um, porque foi o designer da camisa do evento!!!), que o Nêra imediatamente abocanhou (não literalmente, embora eu não duvide disso) Depois disso ainda marquei com a Iara, outra amigaça minha pra nos encontrarmos lá.
Enfim tudo certo, era só esperar o domingo...


Parte III
Vamos fazer barulho, PORRA!!!



E chegou o grande dia!!! Acordei às 11:00h (passei boa parte da madrugada escrevendo minha coluna) e tomei banho. As 15:00h estava na casa do Têra e Nêra e as 15:40 saímos. Chegamos as 16:00 e algum tempo depois encontro Cambista, que queria falar com a Iara pra dar o ingresso que ela iria comprar com ele. Alguns refrigerantes depois ela chega e o negócio fica acertado. Nós vamos para a fila e ficamos esperando a hora de entrar, que seria 17:40 (nesse meio tempo todos os Editores e a Iara, gravamos vinhetas pra Rádio Cidade).



Chegamos no espaço em que aconteceria o show e já caímos na pista, que tava sendo animada pelo DJ Negrada, do Rappa. Mas aos poucos estava se formando multidão que assistiria ao show.
Depois de quase uma hora de dance music, trance e tudo o mais, a VJ da MTV, Penélope entra no palco e já seleciona algumas pessoas do público para fazer algumas perguntas...e os que responderam certo ganharam um IPod. Após alguma conversa e explicações Pénelope anuncia: -Vai entrar no palco...DEAD FISH!!!!!



Ainda no início do primeiro solo de guitarra começa a funcionar um liquidificador bem no meio do público, com gente se empurrando e se esmurrando; nada de anormal em qualquer show de Hard Core.
Mas as proporções foram aumentando e acabei me separando do resto da Galera (fiquei sabendo que a Iara foi salva pelo Têra, que a tirou do meio da roda, mas não impediu dela tomar um tabefe na cara) e fui para lá na frente do palco, mais especificamente na segunda fila.
Quanto a apresentação: foi impecável, com a banda mandando bem ao vivo e com uma boa performance do vocalista Rodrigo, com seus berros e pulos no palco. Entre os sucessos cantados se destacam: Sonho Médio, Paz Verde e Mulheres Negras. A patléia em frenesi agradeceu.
Mas tudo mudou mudou com a chegada de Marcelo D2 ao palco (após mais um pouco de trance na pista). Apesar de deixar a platéia quase em transe enquanto se apresentava, tudo foi muito mais tranquilo (a maconha, usada por muitos, deve ter ajudado). Mas ninguém estava preparado para a maior atração da noite: Fernandinho BeatBox. Sério! O cara, com poucos minutos de apresentação conseguiu trafegar genialmente desde uma viagem a là Kraftwerk até o peso do Prodigy, nunca diminuindo o ritmo. Toda a paresentação de D2 seguiu assim, com um som com várias camadas, indo desde o funk (o cara conseguiu fazer com o que o público cantasse Tati Quebra-Barraco) até o samba. Genial!



Quando chegou o tão esperado momento, o da fusão sonora, tudo nos conformes; apesar de algumas suspresas. O som gerado pelos dois artistas não poderia ser melhor (e pensar que a formação original previa Dead Fish e Zezé Di Camargo e Luciano; execrável!) misturando muito bem os dois estilos, e unindo de vez os dois públicos.
Quanto ao set list, uma palavra: impecável! Começando com Ex-Quadrilha da Fumaça, do Planet Hemp (banda original de D2), e passeando por Quero Ver o Oco, do Raimundos, Polícia, do Titãs e Urgência.

Enfim, um showzaço que, sozinho, mostra que a Coca Cola (e a MTV) acertou a mão na mistura.



O que estou ouvindo: Dead Fish e Marcelo D2



Não foi??? Vou deixar uma mostra Youtubeana do evento. Não é a mesma coisa mas...





Video da Música "A Urgência", com Marcelo D2 + Dead Fish





Vídeo da Música "Polícia", com Marcelo D2 + Dead Fish




Vídeo da Música "Eu quero ver o oco", com Marcelo D2 + Dead Fish

Obrigado e até a próxima...



Agradecimentos: http://www.treta.com.br/
http://www.norock.com.br/
http://www.orkut.com/ (todos os seus integrantes que ajudaram ao NSN)

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo