domingo, 2 de setembro de 2007

Avatar FiliPêra

3º REC - Festival Nacional de Vídeos Universitários

Por Leandro Sherman
Introdução: FiliPêra



Quarta-feira passada Leandro me liga e pergunta se vou ao REC, na Faesa Campus II. Eu disse que não iria, tava um pouco cansado. Mas pedi um texto com um geralzão do Festival. Ele infelizmente só poderia ir no primeiro dia, mas já dá pra se ter uma idéia do bom nível que já alcança o 3º Festival Nacional de Vídeos Universitários (eu e uns amigos inscrevemos um vídeo, que infelizmente não foi selecionado, mas isso já é outra história). No outro dia ele me entregou o
texto, que teve até um vídeo de um professor meu...



Olá pessoal! O que eu tenho para falar do 3º Festival Nacional de Vídeos Universitários: é aquilos que eles sempre falam; da primeira vez é inesquecível!
Esse foi o meu primeiro festival de cinema!
Totalizando, assisti 22 filmes, entre publicitários, animações e curtas.
Eram em sua maioria vídeos muito bons, mas teve uns três que realmente nem é bom comentar...Mas vamos comentar! Um filme pernambucano, meu Deus, que filme chato. Parecia uma sátira de "O Auto da Compadecida", que é ótimo, mas o "Cordel de Serenata Miúda" (o nome desse troço) era muito bobo e fazia tudo à moda antiga, no estilo cinema mudo.
O publicitário "A Gente faz TV pensando por Você" (N. do Editor: o filme do meu professor), já no título mostra como a TV domina as pessoas. O vídeo mostra vários âncoras apresentando a mesma notícia, e quando um telespectador vai trocar o canal é ele que é trocado por outra pessoa, com outro controle remoto.



O tal meu professor...

Mas o pior filme da noite (na minha opinião) é o curta "Escunha", em que um professor fica dando um tipo de entrevista e o tempo todo fica um barulho de papel sendo rasgado. Duas palavras: agoniante e chatíssimo.
Também teve um vídeo publicitário legal, apesar de ter ficado exagerado. Ele foi feito pelo aluno
da Faesa William Kefer e é sobre uma nova marca de skate.
Curiosamente o mesmo William dirije o vídeo mais engraçado da noite: "Le Parkour". Uma sátira
dele e de seus amigos praticando (bem mais ou menos) a modalidade.
Falando em vídeos bons...são eles: o videoclip "Super Pop Kampala", o documentário "Dinheiro
Fácil", que fala de duas pessoas que sustentam a família com o dinheiro do "bico", de entrega de
papelzinho nas grandes metrópoles.



Mas o melhor vídeo da noite (de novo, na minha opinião) e que tem o meu voto, é o filme de Ian S. B. Fernandes "O Lobinho nunca Mente". Gente, não sou um expert em edição de vídeo como o meu amigo que é um dos Editores desse Blog (N. do Editor: eu...), e o que sei é por causa dos filmes que assisto, mas a edição, e não é só ela, e o roteiro com o estilo dos filmes de Quentin
Tarantino, da qual eu sou fã. Talvez por isso eu gostei tanto.
Bom, pra encerrar, quero dizer que gostei muito do REC e espero que cada vez mais tenha esses
eventos culturais aqui o nosso estado.



Premiação

Agora deixe-me ir e terminar minha leitura. Estou lendo a obra-prima de Frank Miller "Batman - O Cavaleiro das Trevas" e é fantástico e olha que eu li somente o primeiro capítulo, por enquanto.
Ano que vem tem o filme de Christopher Nolan com outro nome, mas isso já é assunto pra uma outra oportunidade...

comente primeiro!


Layout UsuárioCompulsivo