segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Junkies, Nerds e Serial Killers!

  big-bang-theory

Como vocês já sabem (ou ao menos já devem ter percebido), meu forte nunca foi escrever sobre material mainstream. Prefiro mil vezes procurar uma HQs buerosa sobre suicídio em massa, do que escrever sobre algum filme, série, HQ ou livro muito conhecido. Mas, dessa vez abrirei uma exceção, pois estou meio saturado de escrever para "um certo projeto" que dará as caras aqui no NSN em breve (qualquer coisa puxem a orelha do FiliPêra). Sendo assim, vou falar sobre três series excelentes e relativamente conhecidas, que fizeram minha alegria durante as intermináveis horas em cima da malévola esteira ergométrica.

São elas: Californication, protagonizada pelo eterno Fox Mulder, The Big Bang Theory, a primeira série sobre nerds/para nerds, e o conhecidíssimo serial killer de serial killers Dexter, interpretado por Michael C. Hall, que dava ré no quibe na "finada" (sacou o trocadilho?) serie Six Feet Under. Esses três “tv shows” (mais Lost, é claro) resumem praticamente tudo que assisti em relação a séries no ano passado. Por isso, prestem atenção, porque provavelmente não aparecerão mais posts sobre o assunto com meu nome escrito aí em cima.

 


CALIFORNICATION

CALIFORNICATION

Vamos começar pela mais controversa, niilista e sexualmente liberal das três. Não poderia ser outra além de Californication. Devo admitir que, inicialmente eu não dava nada por esse programa. Além de um colega meu com o gosto extremamente duvidoso ter elogiado ela, seu plot também não  ajudou em nada. Trata basicamente de relacionamento humano e “problemas de familia". Eu esperava algo como Brothers and Sister com mais putaria.

Ainda bem que estava errado. Sua história gira em torno de Hank Moody (Fox Mul... David Duchovny), um escritor decadente, bêbado, mulherengo e... romântico, por que não? O cara e tão tosco, sarcástico e cínico, que você acaba gostando dele. Pegue o House, tire a hipocondria, a muleta e você tem Californication. Para se ter uma idéia de como a série se apóia nesse personagem, a história não mudou praticamente nada desde a primeira temporada (a segunda terminou no final do ano passado). Continua o mesmo esquema dele fazendo merda enquanto tenta se entender com sua ex-esposa e com a filha gótica. Lógico que o time de coadjuvantes ajuda bastante, com personagens esquisitos em situações ainda mais esquisitas, mas o que segura a série é o personagem principal.

E, apesar de sua história ser contínua e com os relacionamentos evoluindo,  a cada episódio, a série consegue passar um tipo de "mensagem" diferente. Isso faz com que você não fique entediado com o lento desenrolar da trama. Em resumo: uma série muito cativante que te segura pelos personagens, deixando a história em si meio de lado. Pra quem se interessar, um dica: aproveite que só foram feitas duas temporadas e comece a assistir agora, enquanto a terceira ainda não esta no ar.

 

 

big_bang_theory

THE BIG BANG THEORY

O que falar de Big Bang Theory...? Bom, dizer que ela é a melhor série de humor que eu já vi não serie exagero. Tá certo que ela não é para todo mundo, pois piadas sobre cosplay, MMORPG, 2001: Uma Odisséia no Espaço e o efeito Doppler não são fáceis de se entender. Mas como você está lendo esse texto num blog chamado NERDS SOMOS NOZES creio que essa serie também foi feita para você.

Como a maioria das sitcons, TBBT gira em torno de um grupo de amigos (nesses caso 4 amigos). A diferença aqui é que esses amigos são nerds/geeks! Claro que não podemos esquecer que a vizinha desses caras é uma tremenda gostosa genérica que serve para mostrar o quanto são esquisitas as pessoas não-nerds (rs). Apesar de todos os personagens serem excelentes, o destaque mesmo fica para a dupla Sheldon Cooper e Leonard Leakey, dois "cientistas teóricos" que dividem o apartamento que serve como base para a trupe. Sheldon é extremamente pernóstico, orgulhoso, cínico, irônico e de acordo com seus colegas irá se reproduzir via mitose. Leonard é tímido, prestativo e parece ser o único do grupo que percebe o quão estranhos eles são. Fora eles, temos o "Don Juan" Howard Wolowitz, que ainda mora com a mãe, e Rajesh Koothrappali, um indiano geek que é fisicamente incapaz de falar com uma mulher. Esses quatro, junto com sua vizinha sexualmente atraente Penny, formam o cast de the TBBT. Apesar de eu ainda ter muitas coisas boas para falar da série, vou parar por aqui. Dificilmente eu conseguiria passar neste texto as piadas e citações espalhadas pela série. Então seja um nerd cool e descolado! Baixe agora as duas temporadas e seja feliz!

 

 

dexter_season_2_poster

DEXTER

Agora sim chegamos na minha série do coração. Como não podia deixar de ser ela é um tanto obscura e violenta. Para os desavisados (shame on you!!!): não se trata de um pequeno cientista e seu laboratório fantástico. O protagonista aqui é um, nada mais nada menos, serial killer de serial killers. Fantástico não!? Nada como matar e esquartejar sem dor na consciência. Seu nome é Dexter Morgan e ele é um "analista forense de padrões de sangue do departamento de polícia do Condado de Miami-Dade" (amém Wikipédia), onde trabalha com sua irmã Debra Morgan, que também e policial.

Desde pequeno Dexter já mostrava características que indicavam um comportamento psicótico; como matar (e esquartejar, porque não?) animais, atração por facas, etc. Seu pai, que era um policial honesto, percebeu isso e o ensinou a conviver com seus instintos assassinos em prol da sociedade. Juntos, eles criaram "o código", basicamente uma lista de regras que devem ser seguidas antes do assassinato em si. Delas, a mais importante é de que a vitima tem que ser absolutamente culpada, sem nenhuma margem de duvidas. Depois da morte de seu pai, Dexter e sua irmã se juntaram “a força", o que facilitou bastante seu acesso a dados criminais, e criou um "disfarce" perfeito para suas incursões noturnas. Apesar de só matar criminosos, Dexter é um sociopata como outro qualquer. Sendo assim, ele não sente nada; nem amor, nem ódio, e por isso seu maior desafio é manter as aparências para a sociedade, sem transparecer seu lado sinistro.

Diferente do que pode parecer, Dexter não é uma série banhada a sangue. Lógico que tem muita violência e tudo mais, porém, se a compararmos a um Hostel (o Albergue) ou SAW (Jogos Mortais) veremos que ela é bem "light". Até porque o que realmente cativa não são as mortes e sanguinolência, é o personagem principal. Ele é tão carismático, que mesmo sabendo de seu "probleminha" você não consegue vê-lo como um vilão, e por incrível que pareça, acompanhar suas dificuldades em se relacionar com as pessoas é mais divertido que as mortes e etc. Às vezes você esta vendo alguma cena tocante ou emocionante e ele pensa, "se eu tivesse um coração ele estaria quebrado agora"; são essas tiradas que enriquecem a série e aprofundam o personagem.

Como a serie já esta na terceira temporada eu não vou me extender muito mais que isso para não correr o risco de soltar algum spoiler. Creio que, pelo texto acima vocês já podem ter uma idéia do que os esperam. Então deixem de ser preguiçosos seus nerds e vão logo baixar essa porra!

obs: pra vocês terem uma idéia de como essa serie é boa, eu gosto mais dela que de Lost! Isso deve valer alguma coisa não!?

20 Comentaram...

Unknown disse...

Das séries descritas sou viciada em Dexter e TBBT e, lógico, também recomendo.

Mas tenho uma "correção" a fazer, o Sheldon e o Leonard são Dois físicos, mas o primeiro é um cientista teórico, já o segundo é um cientista prático. Parece detalhe, mas o Sheldon mataria um nerd que confundisse as duas coisas. rsrsrs

Parabéns pelo blog...

Anônimo disse...

Assisto BBT no pc e quando surge uma dúvida, eu pauso, jogo no Google e depois aperto o play. Simprão.

Guten disse...

Se não me engano, o sobrenome do Leonard é Hofstadter, e não Leakey.

Dexter é excelente, e, das três temporadas que saírasm até agora, as duas primeiras são as melhores.

Quanto a Californication, ouvi bons comentários e pensei em baixar, mas como minha net agora é uma maldita 3G com limite de banda, no way.

Anônimo disse...

Hail Dexter!

Ela e Lost estão no meu coração para sempre *-*

Já The Big Bang eu assisto de vez em quando na TV, mas não acho tão legal. É divertido ver os caras jogando Halo 3 e WoW e talz xD... Mas ainda prefiro friends, por exemplo =p

Bruner disse...

Mari

ops! falha nossa... mas obrigado pela dica, abços.

Anonimo

cara, eu faço a mesma coisa rsrsrssr

Guten

na verdade o nome dele é Leonard Leakey Hofstadter, pelo menos é o diz a wikipedia , e em relação ao dexter, a 1ª temp e a melhor disparado, mas entre a 2ª e a 3ª eu fico com a 3ª, boa sorte com californication ai cara! tendo oportunidade baixe que vale a pena.

42

to contigo cara! dexter e lost rulez! mas uma dica, talvez se vc baixar TBBT e assistir em sequencia vc veja mais graça, dê uma chance que vc não vai se arrepender!

Anônimo disse...

Dessas séries, Californication é a que menos sei a respeito. Mas estou curioso em vê-la. Já Dexter e TBBT, tenho que criar vergonha e liberar uns espaços nos meus HDs para poder assistí-las.
Assisti a 1ª temporada de Chuck, achei bem bacana!

Santoja disse...

Po.. faltou Sarah Connor Chronicles, robos do futuro violentos e mulheres bonitas...

Anônimo disse...

Gostei do post, mas uma ressalva deve ser feita.
Das três, a que melhor acompanhei foi TBBT, durante a 1ª temporada - que por sinal é muito engraçada. Mas os episódios da 2ª temporada que tenho visto (e não foram todos) tem deixado muito a desejar... Creio q as férteis idéias iniciais dos criadores estejam perdendo um pouco de brio e de graça.

Parábens pelo blog

Princess by Dawn disse...

Adoro Dexter e já estou vendo a terceira temporada (baixei heh)... acho as duas primeiras bem melhores porque eram centradas mais na realidade 'interna' dele, tipo seus conflitos e o que eu adorava, ele achar que seu jeito de ver e sentir tava ok hehe.... curto ver as coisas por outro ângulo e ele me dava a chance.

Nunca vi Californication mas gosto daquele car então vou tentar qq hora.....quero ver THE BIG BANG THEORY mas queria baixar e ver seguido, achao mias interessante que ver um por semana.

Fica a dica: gostei muito de LIFE....Damian Lewis é muito bom ator, tem um olhar que diz TUDO e a visão do personagem sobre a vida é diferente, tem umas frases bem legais.
E "In Treatment" com Gabriel Byrne foge um pouco ao tema mas ele é bom e curto ver um analista por outro ângulo hehe....

Btw: leio sempre o blog mas é a primeira vez que faço um post...mas tô no orkut de vocês ;)

Bruner disse...

Tes-Hahn
cara, ta na hora de voce deletar um pouco do porno lesbico holandes desse seu HD e assistir TBBT! rsrsrsrs...
quanto a chuck, vou ser sincero, assisti 3 episodios e não me animei... vou da uma segunda olhada pra ver se mudo minha opnião.

Thiago de Melo
bom.. assisti as duas temporadas de TBBT e realmente não notei diferença entre elas, mas sabe como é, gosto e que nem... nariz!?
e obrigado, "a gente faz o que pode"

Princess by Dawn
dexter é realmente foda, mais particulamente eu preferi a 1ª e 3ª temp, achei a segunda meio estranha... achei que o dexter mudou muito seu jeitão weird de ser por conta daquela piromaniaca.
dê uma chace a californication e TBBT, as duas são muito fodas. Obrigado pelas dicas, assimq ue sobrar um tempinho vou dar uma olhada nelas.
espero que agora que vc comentou pela primeira vez não pare mais rsrsrsr.

Anônimo disse...

Fisico teórico e físico experimental, não físico prático!

Anônimo disse...

Para alguém que se julga tão inteligente sua matéria é bem superficial. Seus comentários não trazem nada muito além daquilo que uma pessoa comum diria ao assistir estas séries!

Amanda "Mandy" Beatriz disse...

Até me encorajei agora a ver TBBT,como boa nerd já faz tempo q tem gente me dizendo q essa série é perfeita pra mim...Como dica vou dizer o mesmo q já disseram Chuck,é uma série maravilhosa,a 1ª temporada eu achei fraquinha mas a 2ª ta sendo incrível!

Bruner disse...

Fernando
1º eu não "me julgo" inteligente, eu "sou" inteligente pra caralho!
2º a ideia do post e fazer pessoas QUE NÂO VIRAM as serie citadas passarem a ver, assim cada pessoa poderia dar SUA PROPRIA OPNIÃO (coisa que você não fez), afinal, isso é um POST e não UMA TESE DE MESTRADO.
3º você e bobo, feio, chato e tem cara de pastel! pronto, falei!
abraço pra ti e manda um beijão pra senhora sua mãe! ;)

Anônimo disse...

BruNêra
1º te peço, encarecidamente, um link pra melhor matéria do blog. Aquela que o pessoal da redação morre de orgulho, orgulho do papai!!! Tô procurando uma boa razão pra continuar acompanhando este blog, e até agora tua resposta foi a melhor delas...
2º o que que custa falar sobre as séries (ainda que superficialmente) e fazer um comentariozinho inteligente, aquele com uma sacada única, um humor mais afiado??? Me diz, o que que custa???
3º alguém inteligente pra caralho sabe que TESE é trabalho pra DOUTORADO, no mestrado rola DISSERTAÇÂO ;-o
Abração! Mamãe manda lembranças...

Didi Braguinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Boa tarde!

Cara eu tenho um pouco de problemas para assistir CALIFORNICATION, por já termos um personagem na mesma linha(Gregory House) coisa que vc até comentou. E Sei lá cara, David Duchovny vai ser sempre o FOx Mulder, não adianta.

TBBT e DEXTER, são programas que não podem faltar no hd de ninguem. TBBT da pra ver e rever o mesmo episódio mais de 2 vezes seguidas mole mole.

Uma abraço a todos

Bruner disse...

Fernando...

1º faz o seguinte... escolhe uma palavra a esmo e digita no dispositivo de busca do blog, dai vc clica na primeira materia que ver e pronto, bem na sua frente, a menina dos nossos olhos...
2º tipo... não custa nada.. mas se é tão facil assim... me manda o link do seu blog, que provavelmente tem parceiria com o yahoo e com certeza tem mais de 5000 visitas por dia pra eu aprender como se faz.
3º cara... como eu deixei passar esse terrivel detalhe!!! meu deus!!! acho que deveria parar de escrever, desenhar e trabalhar para virar mendigo...

forte abraço cara! e avisa sua mãe que o filho dela ta precisando de amigos...

Anônimo disse...

Dexter e Californication, são duas das minhas favoritas, você precisa ver The Middleman e It's Always Sunny in Philadelphia. Middleman aparentemente não vai ter segunda temporada, mas é foda nerdisticamente falando, até veio de um gibi. Always Sunny tem humor negro, Danny De Vito e humor negro com o Danny de Vito.

Anônimo disse...

Dexter e Prison Break, na minha opnião, são as melhores séries

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo