segunda-feira, 11 de abril de 2011

Avatar FiliPêra

E a segurança dos arquivos RAW pode ter sido passada pra trás

 

image

Uma coisa básica que quem saca um pouco mais de fotografia conhece é o arquivo RAW. Apesar da pretensa segurança, o arquivo é pouco usado graças ao seu tamanho imenso e a dificuldade de manipulação. Mas, por via de regra, o arquivo é difundido pela sua segurança, sendo inclusive usado como prova jurídica. É como um negativo digital, que de quebra ainda possui muito mais qualidade visual. Pois bem, parece que o fator segurança já não pode ser considerado… ou ao menos deve-se manter um pé atrás quando se cita isso.

Aparentemente, a empresa russa ElcomSoft descobriu uma maneira de passar por cima da segurança dos arquivos RAW dos aparelhos Canon. O resultado disso é manipular arquivos RAW que podem se passar por originais, como as duas acima, interessantes e contraditórias.

Até agora a ousadia da ElcomSoft não abalou o mundo da forma que se esperava, já que uma série de coisas dependem da autenticidade do RAW, desde concursos de fotografia a julgamentos. Mesmo com mudanças na codificação RAW da Canon, uma série de modelos passados ficam com sua segurança comprometida, dependendo de uma obrigatória troca de firmware, creio Eu, ainda mais se levarmos em conta que o Canon Original Data Security Kit é vendido como o pacote de segurança mais seguro do mundo das máquinas fotográficas. Se levarmos em conta a teoria evolucionária dos Campos Morfogenéticos de Rupert Sheldrake (que a história da ciência corrobora, vide os montes de Prêmios Nobel conjuntos, ganho por cientistas que trabalharam a milhares de quilômetros um do outro), logo veremos outras empresas quebrando outros códigos RAW.

Também pudera, a ElcomSoft é uma empresa especializada em quebrar sistemas, decifrar criptografias e todas essas coisas divertidas que tomam um tempo dos infernos para serem completadas.

 

[Via MeioBit]

1 comentário

Oficial de Ciências disse...

Em teoria todo arquivo pode ser manipulado. Quando, em fotografa, se fala sobre a segurança do arquivo RAW, especialmente em processo judicial, esta se dá em relação a comprovar a autoria de uma foto. Por exemplo, uma determinada fotografia "x" aparece por ai, ganha algum espaço na mídia e renda algum dinheiro. Então duas pessoas aparecem dizendo ser o fotógrafo responsável pela foto. É meio complicado pegar um jpeg e depois transfomá-lo em RAW, já li que é possível mas seria para poucos e o resultado poderia ser identificado por técnicos. Agora, a pessoa que realmente tem o arquivo RAW (que é apenas a imagem sem passar pelo pós-processamento da máquina e sem perder informação) tem uma chance maior de atestar que aquela foto famosa do exemplo, é de autoria dele.

Esta matéria é meio obscura uma vez que fotografia montada ou manípulada não tem relação direta com o RAW. Ou seja pode-se manipular a fotografia, em ambos os exemplos acima, fotografar a manipulação em RAW e dizer que o RAW foi manipulado.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo