quinta-feira, 28 de abril de 2011

Avatar Felipe

Resident Evil 5

 

image

Desde que a Capcom lançou Resident Evil 4 com aquele novo esquema de controle, eu digo que a série se tornou um jogo de ação e não de terror. Então, quando vi que RE 5 teria o retorno de personagens clássicos, como Chris e Wesker, achei que a série voltaria às origens. Nada disso, o quinto jogo descarta o pouco de horror que ainda existia no 4 e foca apenas na ação desenfreada.

Infelizmente, toda essa busca por ação frenética faz com que o jogador não se importe tanto com os personagens e menos ainda com os pobres cidadãos infectados. Nada fica bem explicado durante o game, quem se importa de verdade com a história da série, vai ter que perder algum tempo lendo os textos que ficam na seção Library do menu principal. O jogo se preocupa apenas em jogar hordas de inimigos em cima dos personagens, tela após tela. Infelizmente, às vezes isso é mal executado. No começo do jogo, por exemplo, já aparece um cara com um machado gigante e que é praticamente imortal, sendo quase impossível matar ele com as armas que o jogador tem ali. O mais fácil a se fazer nessa parte é simplesmente ficar correndo em círculos até quem um helicóptero chegue e detone tudo.

A jogabilidade continua a mesma de RE 4, com a câmera por cima do ombro do personagem. Só acho que poderiam ter adicionado certas coisas que aparecem em Dead Space, como o L2 ser o botão de corrida ou o personagem poder se mover mesmo com o menu aberto. Já o sistema de parceria foi uma coisa que me surpreendeu positivamente. Eu nunca gosto quando decidem colocar um parceiro nos games, afinal, você acaba tendo que se preocupar com o seu personagem e com outro que nunca sabe o que faz. Felizmente, a inteligência artificial em RE 5 está muito boa, em diversas partes só percebi que estava prestes a ser atacado porque a Sheva Alomar acertou o monstro antes.

Os gráficos são um show à parte, principalmente os cenários externos que mostram o sol escaldante da África. Os modelos dos personagens estão todos muito bem feitos, com apenas uma exceção: Chris Redfield. Não dá pra entender porque os programadores da Capcom fizeram o personagem principal do jogo com ombros gigantes e cara de macaco.

 

image

image

Uma das maiores diversões da geração atual de consoles é o jogo multiplayer. Em RE 5, além do tradicional modo de história com tela dividida, o jogador também pode ativar uma opção que permite que qualquer outro jogador que esteja online passe a jogar o modo de história com ele. Além disso, o game possui um modo versus para até quatro jogadores, divididos em duplas, que devem se enfrentar e sobreviver às criaturas espalhadas pelo cenário.

Como um jogo de ação, Resident Evil 5 é realmente empolgante. Infelizmente, ele é apenas isso, a história é muito fraca e não faz jus aos melhores momentos da série. A sensação de que falta algo no jogo fica ainda mais evidente depois de jogar o sensacional Dead Space, que possui uma história interessante, sustos e ação na medida certa.

 

(Resident Evil 5, 2009) PlayStation 3 e Xbox 360

Produção/Desenvolvimento: Capcom

Nota: 7,5

6 Comentaram...

Paulo Roberto [Em Paralello] disse...

Resident Evil 5 para mim não convenceu. Realmente os gráficos estão excelentes, mas a história ficou uma bosta.

Vale por alguns sustos e pelo gráfico, mas no todo eu não curti!

Chaves Papel disse...

Esse eu não joguei ainda! Mas pelo que me disseram (agora, confirmado por você) o jogo abandonou o terror de vez e partiu para ação.

Considero-me avisado sobre isso...

Ah, vai sair um novo jogo, Resident Evil: Racoon City. Dizem que o terror retornará ao jogo...

LOSK LOSK LOSK disse...

Nossa esse foi um dos piores RE que eu ja joguei..tirando a experiencia gráfica (acho aquela cut scene em que sai um bixo voador da traseira do caminhão uma das melhores dos video games)o jogo não tem mais nada, ele largou o terror partiu pra ação....mas como jogo de ação é um lixo..
Poxa zumbis fazendo cover?

Joelma Alves disse...

Esse foi meu 1º Resident Evil,então ñ fiz o mimimi que o jogo passou de terror pra ação,achei um jogo ótimo,ainda mais pelo fato dele ser cooperativo e eu pude jogar com meu namorado o jogo inteiro, e ñ só as partes mais difícies,q é qnd ele me passa o controle(mentira).Dpois desse joguei o RE3, q mesmo com os gráficos terríveis pra qm já começou a jogar video game na época do PS2,é assustador.Akele Nemesis maldito ñ morria por nada!!Daí entendi o saudosismo dos jogadores antigos, o foco da série mudou muito de lá pra cá.Alguém aí jogou o RE5 Gold Edition?Tem 2 capítulos extras,e um deles é bem parecido com os jogos antigos,acho q os fãs devem ter adorado.

Felipe Storino disse...

@Joelma Alves

Eu tenho a versão Gold Edition e realmente tem um capítulo que lembra os RE antigos. E se vc achou o RE 3 assustador, sugiro que procure jogar o remake do primeiro RE que saiu pra Gamecube e Nintendo Wii. Os gráficos são excelentes e conseguem deixar o jogo ainda mais assustador do que já era.

Blogger disse...

If you want your ex-girlfriend or ex-boyfriend to come crawling back to you on their knees (even if they're dating somebody else now) you got to watch this video
right away...

(VIDEO) Have your ex CRAWLING back to you...?

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo